Tópico do Detalhe

Nunca tive problemas em remover o grojet , quer em seco quer em molhado.
Normalmente faço um painel e de seguida limpo. Quando tenho pouco tempo , utilizo a técina do Mr. Miagy, wax won , wax of, com o carro molhado.
Também já deixei de um dia para o outro e foi fácil de limpar.

O Grojet penso que pode ser aplicado com o carro ainda molhado para facilitar a remoção.
Já experimentei assim e deu no mesmo. Além de depois a água escorrer junto com o produto e quando seca fica o escorrido branco, custa a sair a passar o pano.
Gosto bastante do grojet2000 para eliminar "coisas" que ficam agarrados a pintura que não saiem facilmente, por exemplo, toques em que fica a pintura do outro veiculo, o grojet tem puder de limpeza forte mas não "estraga".

Para aplicar como proteção não gosto, pelo trabalho que dá não compensa o pouco tempo de proteção.

Para ajudar a remover sem estragar a protecção borrifas agua destilada num pano microfibras e vais removendo, ajuda bastante.
É isso que faço, mas pronto é chato ter que fazê-lo, quero um produto que seja prático. É como dizes não compensa em proteção o trabalho que dá.
Nunca tive problemas em remover o grojet , quer em seco quer em molhado.
Normalmente faço um painel e de seguida limpo. Quando tenho pouco tempo , utilizo a técina do Mr. Miagy, wax won , wax of, com o carro molhado.
Também já deixei de um dia para o outro e foi fácil de limpar.
Estranho porque a minha experiência é exatamente o contrário, será que o meu já passou de prazo?

Boa tarde,
uma dúvida acerca de pinturas não metalizadas: num veículo com 3 anos que tem pintura vermelha não metalizada e com alguns swirls, um detalhe julgo que os faça desaparecer. a minha dúvida é que tratamento se deve dar à pintura para a mesma não queimar com o passar dos anos? algum produto, ou apenas o lavar e aplicar cerca ajuda a manter?
Obgd.

Para proteger eu aplicaria um selante + cera

Depois é só fazeres a manutenção da pintura, fazer as lavagens corretamente.

Olá pessoal! Já a algum tempo que não acompanho este tópico mas está na altura de voltar à carga...
Sou daquelas pessoas que tenho bastante gosto e cuidado com o estado do carro e dou importância aos produtos de limpeza utilizados na manutenção da viatura.

Posto isto, já andei à procura e como não sou expert neste assunto, gostaria de saber se ao longo das 115 páginas deste tópico, houve alguém que trabalhe na área ou que seja entendido na matéria, que tenha feito um post a recomendar produtos para a habitual lavagem do veículo. Pergunto isto pois acredito que haja muita gente como eu que goste de mimar e tratar bem das coisas mas que não tenha bem noção dos produtos indicados para tal tarefa.

Acredito que seria uma forma das pessoas que acompanham o tópico do detalhe automóvel ficarem mais elucidadas e à vontade no que toca à manutenção e cuidados a ter para que o carro se mantenha na melhor forma possível.

No meu caso em particular, costumo lavar o veículo de 2 em 2 ou 3 em 3 semanas e quando o faço é tarefa para demorar umas valentes horas. A parte positiva é que o faço com rigor e após terminar parece que o estou a ver como no 1º dia, a brilhar e limpinho de cima a baixo. Eu por exemplo estou satisfeito com o shampoo, cera, líquido das jantes e líquido de limpeza dos estofos mas por outro lado o líquido dos vidros, spray dos plásticos interiores e produto para as borrachas não me têm deixado 100% satisfeito.

Seria bom haver algumas recomendações de pessoal experiente e que deixasse aqui os produtos utilizados durante a respetiva limpeza e lavagem do automóvel. O ideal até seria haver quem fizesse uma referencia aos preços dos produtos e sites de venda destes artigos, fazendo uma separação entre valores, do género:

KIT de limpeza/lavagem automóvel até 50€
Produto X (Lavagem do carro) - Marca?
Produto Y (Limpeza interior) - Marca?
Produto Z (Vidros) - Marca?
...

KIT de Limpeza/Lavagem automóvel até 100€
Produto X (Lavagem do carro) - Marca?
Produto Y (Limpeza interior) - Marca?
Produto Z (Vidros) - Marca?
...

Talvez seja pedir muito mas julgo que seria uma grande ajuda e certamente muita gente iria seguir esse guia à risca.

Last edited:
Eu uso para o interior Einszett Cockpit Premium 6.50€,
plásticos exteriores Nextzett Activ AutoBalsam 9.95€,
shampoo Nextzett Glanz Shampoo 1Litro 7.95€,
borrachas Einszett/Nextzett Gummy 5.95€,
deposito do limpa vidros Einszett/Nextzett KristalKlar 250ml 6.95€,
APC Einszett Blitz 1000ml 8.95€,
limpa vidros Nextzett Windscreen Clear 500ml 6.50€ e cera uso a Finish Kare 1000P Hi-Temp Paste Wax 22.50€, se bem que a Nextzett Glanz wax também é uma excelente cera.
Não dispenso uma luva microfibra e claro toalha de secagem e panos de qualidade.
Isto é material que dura imenso, sendo que é uma gama profissional acessível e com resultados excelentes.
Lavo os carros mensalmente e estão sempre impecáveis.[;)]

Ora, tudo depende do tipo de lavagem, vamos assumir lavagem com foam gun:

- pre-lavagem: Labocosmetica Neve
- lavagem - sonax car shampoo concentrado, bastante bom

- lava jantes: valetpro bilberry, excelente cheiro e a versão de 1L da para diluir e dura para bastante (1.5 consegui limpar 12 jantes), limpa bem e cheira muito bem.

- luva para lavagem: eu uso o Microfiber Madness Incredipad, não é uma luva mas é de excelente qualidade e barato.

- limpa vidros: uso o Stoner Invisible Glass. Como toalha para vidros uso panos simples para vidros que comprei no Lidl e funciona bastante bem. Depois de limpar, para tirar qualquer vestígio, a toalha Zephyr da Workstuff.

- repelência para vidros: Anglewax H2GO, barato, fácil de aplicar e funciona bem. Ou então, pelo preço idêntico, o famoso Grojet.

- plásticos exteriores: Labocosmetica Hydra. Do melhor que já testei.

- condicionador de pneus: Auto Finesse Satin (também da para condicionar plásticos exteriores). Uso o aplicador da Workstuff.

- Interior -

APC: uso ou o Nextzett Blitz, que arranjas na Norauto, mas tens de diluir. Se não queres diluir, tens o 361 Sisbrill, que também uso para limpar pneus, motor, etc.

Condicionador: Poorboys NaturalLook Dressing.

Pincéis: tudo da workstuff.

Acho que já tens uma base sólida para limpar como deve ser do carro. Tudo o que mencionei é o que uso, geralmente, não é necessário ser que disse.

Podes comprar tudo na "Loja do detalhe", só o APC 361 da Sisbrill é que compro no site da Sisbrill.

@rafsantos e @Carmaniaco90 era exatamente algo desse género que andava à procura...obrigado pelas vossas sugestões!
Acredito que assim como eu, vários users aproveitarão as vossas opiniões quanto à escolha de produtos para a limpeza e lavagem das viaturas.
Acho que o que falta no início do tópico são posts como os vossos onde recomendam artigos que utilizam na manutenção dos carros.

Como seria de esperar e havendo tanta oferta no que toca a produtos de detalhe automóvel seria de esperar que existisse uma grande disparidade nas vossas 2 sugestões no que toca à gama e marcas de artigos mas acredito que sejam ambas boas recomendações. Por isso, mencionei no meu post anterior que seria bom que aparecesse alguém com créditos firmados na área e com conhecimentos que falasse da sua experiência no ramo.

No entanto, já é ótimo aparecer logo 2 users dispostos a ajudar e a deixar a sua opinião. Irei analisar e pesquisar sobre os produtos e artigos mencionados e optarei pelo que me satisfizer mais e corresponda ás minhas necessidades.

Pré lavagem. Labocosmetica neve
Lavagem CarChem 1900.1 luva gyeon q2m
Toalha gyeon microfiber ou madness dry me crazy
Jantes. Autofinesse iron ou valetpro bilberry

Vidros. Stoner invisible
Vidros exterior carpro flyby ou soft99 glaco

Plásticos. Mothers back to Black ou carpro pearl
Cera collinite 476 ou selante cupido labocosmetica
Quick detail perfecta labocosmetica
Pneus meguiars tire gel

Interior
Apc nextzett blitz
Condicionar poorboys natural look, carpro pearl

Motor
Apc e carpro Pearl

Entre muitos outros, sempre a experimentar coisas novas...

Por falar em ceras, comprei a pouco tempo a Colinite 845 Insulator Wax, e fiquei surpreendido.

Já sabia que tinha bom feedback mas a experiência foi melhor que pensava, fácil de aplicar, não se gasta quase nada para aplicar num carro, e fácil de retirar com pano de pêlo longo MF.

Apliquei só 1 camada, da próxima, vão ser 2. E se calhar pela temperatura, não "transpirou" e veio ao de cima óleos como já tinha lido que acontecia. Vamos ver a próxima lavagem a facilidade que a mesma proporciona.

Na semana passada comprei o limpador de interiores da Kenotek em spray. Tem um bom poder de limpeza. Fiz uma limpeza do interior não muito a fundo porque o tempo era pouco, mas no dia seguinte verifiquei que os plásticos estão manchados, tanto os cinzas como os pretos. Não sei se com algum produto para plásticos acaba por voltar ao aspecto normal. Que aquilo limpa, sim, sem dúvida. Mas pareceu-me que foi um pouco de mais.

Na semana passada comprei o limpador de interiores da Kenotek em spray. Tem um bom poder de limpeza. Fiz uma limpeza do interior não muito a fundo porque o tempo era pouco, mas no dia seguinte verifiquei que os plásticos estão manchados, tanto os cinzas como os pretos. Não sei se com algum produto para plásticos acaba por voltar ao aspecto normal. Que aquilo limpa, sim, sem dúvida. Mas pareceu-me que foi um pouco de mais.

Quando se limpa os interiores com um APC é natural isso acontecer num carro que tenha sido acondicionado com produtos à base de silicone e depois não ter sido devidamente bem acondicionado.
Limpa novamente e por fim condiciona com um bom condicionador que vais ver que isso desaparece.

Quando se limpa os interiores com um APC é natural isso acontecer num carro que tenha sido acondicionado com produtos à base de silicone e depois não ter sido devidamente bem acondicionado.
Limpa novamente e por fim condiciona com um bom condicionador que vais ver que isso desaparece.

Aconselhas algo? Estava a pensar num da Meguiars semi-brilho. Não sei se encontro em lojas físicas perto de mim. Onde comprei o APC da Kenotek tem lá um que diz para Vinil. Não sei se será o adequado. Até porque tem outro para peles, exterior, pneus e borrachas, mas plástico, propriamente, não tem nenhum.

Eu não gosto de brilho e por isso uso o Nextzet Cockpit Premium, mas se gostas de um pouco mais de brilho esse, o mothers protectant ou mesmo o Nextzett activ autobalsam proporcionam resultados excelentes. O Nextzett encontras em loja física da Norauto e é o mais barato.[;)]

Fiz uma pesquisa rápida em relação à limpeza sem água no cofre do motor.

Vi um testemunho de quem tivesse limpo o motor com um waterless cleaner.

Embora ficasse satisfeito com o resultado, achou que ficou muito rapidamente com o pano muito sujo.

Assim, faz sentido que se faça uma pré-limpeza com água. Antes de aplicar os produtos desengordurantes.

Uma hipótese que me pareceu credível, passava por cobrir todos os elementos eléctricos sensíveis presentes no motor (alternador, centralina, caixa de relés e fusíveis, sensores...).

E borrifar posteriormente o compartimento com um pulverizador de mão. Secando em seguida o excedente com um pano.

ImageHandler.ashx

Por fim, aplicar o produto waterless e fazer uma limpeza normal.

Uma alternativa que também me pareceu interessante.

É a utilização de limpeza a vapor, claro que com as devidas precauções.

Que no vídeo de exemplo, nem me pareceram que tivessem sido aplicadas. [:D]

Bem pessoal, após analisar e pesquisar acabei por optar pelo kit que o rafsantos sugeriu...já conhecia a gama de produtos da Einszett/Nextzett mas não tinha ideia que tivesse tantos "adeptos"! Por coincidência, 2 dos produtos que já utilizo e que gosto são precisamente dessa marca, por isso, porque não experimentar outros? O que acabou por pesar também na decisão foi que dos kits sugeridos acaba por ser o que fica mais em conta e sobretudo porque consigo encomendar tudo de uma loja que fica perto do meu local de residência.

Obrigado a todos pelas dicas e sugestões (rafsantos , AfscA , Carmaniaco90) e espero que este tópico se mantenha ativo pois é sem dúvida uma temática em que as pessoas se deviam preocupar mais. A maioria do pessoal só quando começa a ver riscos, pintura danificada, entre outros problemas é que começa a questionar-se e a tentar solucioná-los mas esquece-se que nessa altura já é um pouco tarde e que os custos possivelmente serão maiores do que se tivessem tido, logo de início, um maior cuidado. Uma boa manutenção, limpeza e lavagem do automóvel é essencial, tenha o carro 5, 10 ou 15 anos.

Depois deixarei aqui o meu feedback em relação aos produtos pois para além de sermos ajudados também devemos ter vontade de ajudar os outros que terão as dúvidas e questões pelas quais nós já passamos.

Que produto recomendam para limpar os plásticos interiores? Algo barato e que cheire bem e que se encontre facilmente à venda nos hipermercados.

O carro é velho, é só para manter as coisas em condições

Back