Tópico do Detalhe

Boas pessoal! Aproveito para dizer que os produtos sugeridos anteriormente para a lavagem/limpeza do carro são top...é verdade que ainda apenas fiz 2 lavagens/limpezas a fundo mas acreditem que se nota a diferença.

A minha questão agora é outra e solicito novamente os vossos conhecimentos. Aproveitei e mandei vir uma daquelas canetas de retoque da marca Motip para a pintura do carro e gostava de saber quais devem ser os cuidados a adotar antes e após a colocação do verniz. Será para aplicar em coisas mínimas como ligeiros riscos e zonas pequenas onde a tinta saiu devido àquela gravilha que quando acerta no carro deixa logo marca.

rupbTYw.jpg

QCKHHMD.jpg

Cêra líquida da Sonax, mandei vir daqui: https://www.autopecasonline24.pt/sonax/8587533

Extrema facilidade de sair o excesso, mas se esperar mais de 30s, já custa.

Também tenho esta cera, mas ainda não a usei; usa-se a seco ou molhado?

Caros detalhistas :)

Para jantes usam Valet pro Bilberry whell cleaner ou o Valer pro Blue Gel whell cleaner?
Tenho o Bilberry.

Comprei 1L para diluir. 1.5L diluído em 1:10 consigo limpar 8 jantes.

Tem bom poder de limpeza, cheira bem (longe do cheio a químico do Nextzett Colortec e de Iron Removers).

Aconselho é logo a comprar 1L para diluir, sai bem mais barato.

Tenho o Bilberry.

Comprei 1L para diluir. 1.5L diluído em 1:10 consigo limpar 8 jantes.

Tem bom poder de limpeza, cheira bem (longe do cheio a químico do Nextzett Colortec e de Iron Removers).

Aconselho é logo a comprar 1L para diluir, sai bem mais barato.

É exactamente isso que vou fazer, comprar um 1L. Estava meio indeciso qual seria o melhor, mas vou optar pelo Bilberry.

Obrigado pela dica [;)]

Também tenho esta cera, mas ainda não a usei; usa-se a seco ou molhado?

Com o carro seco, 1 pano para espalhar, 4 borrifadelas por painel é suficiente e 6 nos maiores, depois de se trabalhar com o pano de espalhar, mal se note a começar a querer secar, utilizas o outro pano para tirar o excesso, dá logo brilho.

qAgN4TH.jpg

Esta já gasta mais cêra, 8 borrifadelas por painel e 10 nos maiores, estou a gostar desta Sonax, a carrinha precisava de um bom polimento, tem muitos swirls e nota-se a pintura contaminada nos painéis horizontais, mas tão cedo não gasto dinheiro nisso, apenas vou cuidando como ela se apresenta.

Concorri a um concurso feito por uma oficina da minha zona que começou a apostar em lavagens de detalhe. Acabei por ser o vencedor e oferecem lavagem e enceramento e aspiração e limpeza interior. Pedem um dia para realizar o processo, pelo que acredito que seja algo feito com algum cuidado. Vou entregar o carro amanhã. Depois vemos os resultados. Pena mesmo que, apesar de ter os interiores em muito bom estado, o forro do tecto esteja descolado. :sh)
Quanto à lavagem, o carro foi pintado no ano passado e nunca mais tive oportunidade de uma lavagem a sério. Uns jet-wash e só o pude lavar manualmente 1 vez.

Concorri a um concurso feito por uma oficina da minha zona que começou a apostar em lavagens de detalhe. Acabei por ser o vencedor e oferecem lavagem e enceramento e aspiração e limpeza interior. Pedem um dia para realizar o processo, pelo que acredito que seja algo feito com algum cuidado. Vou entregar o carro amanhã. Depois vemos os resultados. Pena mesmo que, apesar de ter os interiores em muito bom estado, o forro do tecto esteja descolado. :sh)
Quanto à lavagem, o carro foi pintado no ano passado e nunca mais tive oportunidade de uma lavagem a sério. Uns jet-wash e só o pude lavar manualmente 1 vez.

Parabéns, isso é trabalho para 2 horas no máximo, dependendo como se encontra o carro em termos de sujidade interior. Se o teto se encontra a descolar, regra é nem lhe tocarem e depois avisarem o dono, para não piorar ainda mais, 60€ e metes o teto como novo.

Alguém daqui que faça ou conheça alguém que me recupere umas ópticas queimadas, na zona de Aveiro?

Prefiro pagar e ficar uma coisa decente.

Com o carro seco, 1 pano para espalhar, 4 borrifadelas por painel é suficiente e 6 nos maiores, depois de se trabalhar com o pano de espalhar, mal se note a começar a querer secar, utilizas o outro pano para tirar o excesso, dá logo brilho.

Hoje foi dia de aplicar a Sonax.
Depois de uma lavadela como mandam as regras (2 baldes + shampoo Sonax e secagem com micro-fibras), lá fui aplicando painel a painel.
Primeira coisa a observar, é a "travagem" que o pano micro-fibras faz nas zonas em que a cera não foi aplicada, enquanto nas que foi aplicada o deslizamento que o mesmo tem. Demorei ~1 hora a fazer o trabalho.
O brilho fica logo diferente, mas só amanhã é que vejo o resultado final, já que apliquei o produto na garagem mas só amanhã é que saio com a carrinha.

Tenho de arranjar um produto só para plásticos, agora. A minha ideia é o Nextzett Kuntstoff.
Como vou comprar aquele produto na Detail Store, comprarei também o Einszett Proline Nº2, para tirar uns pequenos riscos superficiais que me fizeram na pintura[8b]:sh)

Hoje foi dia de aplicar a Sonax.
Depois de uma lavadela como mandam as regras (2 baldes + shampoo Sonax e secagem com micro-fibras), lá fui aplicando painel a painel.
Primeira coisa a observar, é a "travagem" que o pano micro-fibras faz nas zonas em que a cera não foi aplicada, enquanto nas que foi aplicada o deslizamento que o mesmo tem. Demorei ~1 hora a fazer o trabalho.
O brilho fica logo diferente, mas só amanhã é que vejo o resultado final, já que apliquei o produto na garagem mas só amanhã é que saio com a carrinha.

Tenho de arranjar um produto só para plásticos, agora. A minha ideia é o Nextzett Kuntstoff.
Como vou comprar aquele produto na Detail Store, comprarei também o Einszett Proline Nº2, para tirar uns pequenos riscos superficiais que me fizeram na pintura[8b]:sh)

Se os plásticos estão excelentes, podes sempre passar a cêra neles, foi o que fiz, ao dar cêra, os plásticos e óticas também levaram com ela.

Tenho uns plásticos exteriores (pretos) um pouco baços.

Existe algum produto que recomendam para os recuperar?

Há a facilidade de remover a peça em questão do automóvel.

Frisos? O melhor é retirares e pintares, se utilizares algo tipo Back-to-Black (que é muito bom), mas não é duradouro.

Hã sprays que são baratos: https://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/tinta-e-esmaltes-decorativos/sprays.aspx

Obrigado. Era isso que eu queria, algo desse tipo mas já não me recordava do nome.

Não, é aquela peça que protege o motor do limpa-vidros (windshield cowl cover).

Ainda não está num estado lastimável, mas queria lhe dar um mimo. Por isso, esse produto é aquilo que procuro.

Só uma curiosidade.

Lembro-me em miúdo ver os produtos da Turtle Wax.

https://www.turtlewax.com/en-gb/our-products/essentials/turtle-wax-black-in-a-flash-trim-tyre-wax/

Last edited:
Hã sim, esses plásticos ainda sofrem mais, por causa do sol.

O ideal é lixar a superfície, coisa mínima, só para ter melhor aderência, desengordurar e depois pintar, mas vai dar ao mesmo se limpares e pintares e siga, segue as intruções do fabricante da tinta, dá várias de mãos, talvez 3, depois de secar é montar.

Turtle Wax hã à venda no Jumbo, esses produtos começam a sair após algumas lavagens e se o carro apanhar sol todos os dias, também vai encurtando o produto lá aplicado, se não queres ter trabalho, podes começar por ai.

Em casa tenho este: https://www.alojadodetalhe.pt/plast...-back-to-black-trim-and-plastic-restorer.html

É excelente, mas não cura a doença, mas também demora a sair quando aplicado, evita aplicar sem luvas, se o produto vai para as mãos, depois custa a sair.

Hã sim, esses plásticos ainda sofrem mais, por causa do sol.

O ideal é lixar a superfície, coisa mínima, só para ter melhor aderência, desengordurar e depois pintar, mas vai dar ao mesmo se limpares e pintares e siga, segue as intruções do fabricante da tinta, dá várias de mãos, talvez 3, depois de secar é montar.

Turtle Wax hã à venda no Jumbo, esses produtos começam a sair após algumas lavagens e se o carro apanhar sol todos os dias, também vai encurtando o produto lá aplicado, se não queres ter trabalho, podes começar por ai.

Em casa tenho este: https://www.alojadodetalhe.pt/plast...-back-to-black-trim-and-plastic-restorer.html

É excelente, mas não cura a doença, mas também demora a sair quando aplicado, evita aplicar sem luvas, se o produto vai para as mãos, depois custa a sair.

Ok, obrigado.

Sim, vou começar por aí. O automóvel também apanha pouco sol, nesse aspecto não é preocupante.

Tens algum produto que aconselhes utilizar antes de aplicar o recuperador?

Ok, obrigado.

Sim, vou começar por aí. O automóvel também apanha pouco sol, nesse aspecto não é preocupante.

Tens algum produto que aconselhes utilizar antes de aplicar o recuperador?

Não, lavas e secas a superfície a tratar e aplicas o produto com uma esponja, até pode ser uma esponja daquelas de lavar a louça, no meu caso, para aplicar isso, ou brilho dos pneus, comprei uma esponja grande de lavar os carros e cortei-a em pedaços, funciona como aplicador.

Pedir aqui ajuda aos gurus do detalhe.

O meu Wrangler tem aqueles guarda lama de plastico e com o passar dos anos começam a ficar feios. Um pouco queimados do sol e a sujidade vai-se entranhando.

Queria dar um ar melhor à coisa, mas não pretendo nada de muito profissional, dado que eu uso o meu Jeep para o que ele foi pensado.

Os plásticos não está nenhuma desgraça, e a minha duvida é se com os produtos tipo mothers back to black me safo, ou mais vale estar quieto e pintar?

A minha ideia seria lavar tudo muito bem, usar mother back to black e no fim, tratamento com 303 aerospace... Agora digam-me, vale a pena?

EDIT - Vi agora que o ja havia essa duvida acima, penso que a receita será a mesma certo?

Back