Tópico do Detalhe

Se não tens paciência, ou não tens tempo, não gastes dinheiro em polidoras. Aproveita e mete os carros nas mãos de um detailer. Envio-te por PM um site onde podes procurar alguém que faça na tua zona, preços, etc. Depois, vês o resultado. Se o trabalho for bem feito, até te vais benzer com o resultado!
Abraço[;)]

Obrigado pela disponibilidade mas eu conheço (apenas daqui) um: o user Jetboy. Já pensei em entrar em contacto com ele mas olha... falta de lembrança.
Agradecia era que me mandasses por PM os preços que se costumam praticar por um detalhe exterior.

Obrigado pela disponibilidade mas eu conheço (apenas daqui) um: o user Jetboy. Já pensei em entrar em contacto com ele mas olha... falta de lembrança.
Agradecia era que me mandasses por PM os preços que se costumam praticar por um detalhe exterior.

Fala com o Jetboy que ele dá-te uns conselhos como deve ser, e se quiseres, um tratamento ao bólide a condizer. Ficas desde já a saber que a cor mais gratificante de se detalhar é o vermelho. Fica pura e simplesmente estrondoso um carro vermelho detalhado[br:)]

Fala com o Jetboy que ele dá-te uns conselhos como deve ser, e se quiseres, um tratamento ao bólide a condizer. Ficas desde já a saber que a cor mais gratificante de se detalhar é o vermelho. Fica pura e simplesmente estrondoso um carro vermelho detalhado[br:)]

Acredito que sim. Já sem estar detalhado e cheio de swirls demarca-se dos outros. Praticamente o carro reflecte tudo. Imagino com um detalhe...
Depois dos exames, e quando for para Coimbra no 2º semestre, a ver se dou uma palavrinha ao Jetboy.

Sim, isso para jantes e pneus é o suficiente.

O Zell tem razão no que disse quanto à pintura, esta se for muito recente convém nao selar nem encerar já, a não ser que saibas à quanto tempo o carro foi pintado (fabricado). Compraste-o já este estava em stock em PT? Ou mandaste vir por encomenda?

Para lavares, selares e encerares o carro tira na boa umas 4 ou 5 horas (mais ou menos, depende do teu ritmo) para o fazeres como deve ser.
Salvad0r e/ou Zell, não se importam de aprofundar esta matéria?

É que estou farto de pesquisar sobre detalhe (incluso estou registado no .net) mas nunca me lembro de ter visto referências a isto, nem nos "manuais"...

É que lá para Maio, em princípio, recebo o meu carrinho novo (encomenda à fábrica) e queria dar-lhe um tratamento mais cuidado logo desde o início. Que vai implicar, quase de certeza e ainda no 1º mês, uma viagem do Porto para Lisboa, onde deverá permanecer alguns meses sem grandes chances de ser lavado como deve ser (situação que se repetirá ao longo dos próximos anos)... :(

Sempre pensei que encerar e selar fosse uma muito boa protecção extra logo desde o início...

Salvad0r e/ou Zell, não se importam de aprofundar esta matéria?

É que estou farto de pesquisar sobre detalhe (incluso estou registado no .net) mas nunca me lembro de ter visto referências a isto, nem nos "manuais"...

É que lá para Maio, em princípio, recebo o meu carrinho novo (encomenda à fábrica) e queria dar-lhe um tratamento mais cuidado logo desde o início. Que vai implicar, quase de certeza e ainda no 1º mês, uma viagem do Porto para Lisboa, onde deverá permanecer alguns meses sem grandes chances de ser lavado como deve ser (situação que se repetirá ao longo dos próximos anos)... :(

Sempre pensei que encerar e selar fosse uma muito boa protecção extra logo desde o início...

Não se deve lançar em carros que foram pintados recentemente. Ou seja, carros usados que voltaram a ser pintados.

No caso dos carros novos, o método de pintura é muito mais avançado e a pintura fica logo curada. Além disso, desde que o carro é pintado até te ser entregue, passam algumas semanas. Portanto, podes encerar.

Não se deve lançar em carros que foram pintados recentemente. Ou seja, carros usados que voltaram a ser pintados.

No caso dos carros novos, o método de pintura é muito mais avançado e a pintura fica logo curada. Além disso, desde que o carro é pintado até te ser entregue, passam algumas semanas. Portanto, podes encerar.

Confirmo a questão dos carros novos, mas não concordo com os repintados, como tive oportunidade de explicar num fórum de detalhe.

Quando o meu civic foi repintado, eu segui escrupulosamente este princípio, e não selei nem encerei o carro em função disso.
Acontece que nesse período o carro levou com uma "bomba" de pássaro no capôt que seria impossível de tirar (nem com polish saiu).

Não posso dizer que se o carro estivesse selado e encerado isto não aconteceria, mas protecção nunca fez mal a pintura nenhuma e alguma ajuda daria certamente.

O conceito de deixar uma pintura novinha sem qualquer protecção durante 1 mês ou mais não me faz muito sentido, até pela experiência que tive.

Claro que não estou a dizer algo como tirar o carro da estufa e encera-lo de seguida, mas um mês sem protecção não me convence.

Aliás, seria interessante ter acesso aos documentos das análises técnicas que demonstrem esse processo de cura de pintura com duração de um mês.

Caros amigos , Encomendei a semana passada uma Renault megane sport tourer preta nacarada!!

E estou com bastante receio no que toca à limpeza da mesma!! tenho um carro bastante antigo e sempre foi lavado " às três pancadas " e tenho mesmo que mudar esses hábitos.

Gostava que me aconselhassem principalmente algo para lavagem exterior e limpeza das jantes. Que acho que é o mais importante para um carro novo!!

Como é uma carrinha preta quero ter muito cuidado para a manter limpa e a brilhar cheio de detalhe.

Vi o Kit de Lavado Básico Car Care Europe :: Detailing Kits :: Kit de Lavado Básico

Mas este kit não me trás produto para as jantes. Que me aconselham?!
E esta esgotado ao que parece.. Infelizmente :S

Obrigada

Mas qual é o mal de encerar um carro repintado?

Tenho andado com esta duvida porque quando comprei o meu carro, passado 5 dias foi todo detalhado, mas como tive um acidente e teve de levar uma pintura na lateral, tinha ideias de fazer novamente o enceramento.

Quais os inconvenientes?

Tenho andado com esta duvida porque quando comprei o meu carro, passado 5 dias foi todo detalhado, mas como tive um acidente e teve de levar uma pintura na lateral, tinha ideias de fazer novamente o enceramento.

Quais os inconvenientes?

O mal é que um carro repintado tem que "respirar" durante algum tempo, para que alguns solventes da própria tinta evaporem correctamente. Ao se selar e encerar um carro pode fazer com que essa evaporação de solventes não aconteça, devido à impermeabilização que esses produtos conferem.
Isto é o que li e re-li em vários fóruns, nacionais e estrangeiros. Sei também, que isto era mais importante antigamente, em que as tintas usadas não eram à base de água como hoje são. Por isso, é da opinião de alguns que hoje em dia não se aplica este tempo de espera.

Eu também devo estar a receber uma Passat novinha em folha, e vai sair do stand directamente para a garagem para levar tratamento completo antes sequer de ir a outro sítio qualquer...

Caros amigos , Encomendei a semana passada uma Renault megane sport tourer preta nacarada!!

E estou com bastante receio no que toca à limpeza da mesma!! tenho um carro bastante antigo e sempre foi lavado " às três pancadas " e tenho mesmo que mudar esses hábitos.

Gostava que me aconselhassem principalmente algo para lavagem exterior e limpeza das jantes. Que acho que é o mais importante para um carro novo!!

Como é uma carrinha preta quero ter muito cuidado para a manter limpa e a brilhar cheio de detalhe.

Vi o Kit de Lavado Básico Car Care Europe :: Detailing Kits :: Kit de Lavado Básico

Mas este kit não me trás produto para as jantes. Que me aconselham?!
E esta esgotado ao que parece.. Infelizmente :S

Obrigada

Utilizando a mesma loja ... posso-te indicar alguns produtos para começares.

Car Care Europe :: Lavado y Secado :: Laquer Guante de Lana de Cordero 100% Natural Profesional

Luva Profissional de Pelo de Ovelha ! Essencial !

Car Care Europe :: Lavado y Secado :: Duragloss Car Wash Concentrate

Shampoo para lavagem ... Eu uso esse num carro preto e tenho bons resultados ... há muito melhores mas custam muito €€ . Para mim nao justificam.

Car Care Europe :: Lavado y Secado :: Mothers Toalla de Secado WW Ultra (T19)

Tolha para Secagem do carro . Vale bem o investimento.

Car Care Europe :: Llantas y neumáticos :: Einszett Wheel Cleaner 500 ml
ou
Car Care Europe :: Llantas y neumáticos :: Einszett Wheel Cleaner USA

Para limpeza de jantes.

Car Care Europe :: Llantas y neumáticos :: Viking Cepillo Doble para Limpieza de Llantas

Escova para limpar

Isto é o essencial para manteres o carro limpo por fora sem grande dificuldade ou experiência a baixo custo.

Compra 2 baldes na loja dos chineses tambem.

Tem MUITOOOO cuidado a usar o Grojet ... le bem os tutoriais antes.
Porquê?:confused: É necessário algum cuidado especial?

Eu estava a pensar fazer assim: (texto retirado de um fórum de detalhe):

"Esse tipo de produtos são misturas de polímeros (o acrílico é um tipo de polímero) num determinado solvente líquido. Basicamente o que se pretende com o Grojet é por um lado, remover por acção química os contaminantes da superfície (onde o solvente tem uma acção preponderante) e por outro lado deixar sobre a pintura uma camada protectora formada por uma cadeia de polímeros.

Ora para que esta cadeia se possa formar é necessário dar tempo ao solvente para que este evapore e fique sobre a superfície essa camada protectora (quando isto acontece nota-se na pintura uma espécie de névoa branca).

Se não deixarmos o solvente evaporar estamos apenas a fazer uma limpeza química (devido à acção do solvente que tem a capacidade de dissolver os contaminantes da pintura) e não tanto uma selagem, porque quando passamos o pano, como existe ainda solvente na chapa os polímeros ainda estão dissolvidos e por isso muito poucos ficarão na chapa. Obtemos assim uma protecção reduzida.

Portanto os chamados líquidos de limpeza química com capacidade de selagem acrílica devem ser aplicado da seguinte forma ( dá mais trabalho, mas os resultados ao nível da protecção serão muito superiores):

Aplicar com um aplicador de poli-espuma (pois os panos MF absorvem o produto) de forma a que toda a superfície fique com o aspecto húmido (nesse momento estão a ocorrer duas coisas, o solvente dissolve os contaminantes e ocorre a evaporação simultânea do solvente).

Após formação de uma névoa branca, retirar o resíduo sólido que se formou com um pano de MF (esse resíduo sólido será constituído por contaminantes que estavam na pintura e pelo excesso de polímeros). Verão que os resultados de protecção a médio prazo serão muito superiores."

Quais os inconvenientes?
Eu já li que selar não é de facto nada recomendado.
No entanto encerar (desde que a cera não contenha produtos como silicone) não é prejudicial pois a pintura pode na mesma "respirar" e evaporar desse modo os solventes...

Eu este verão vou mandar fazer um full detail ao meu, depois vou-me iniciar nesta arte, a melhor maneira de começar é comprar o kit básico de detalhe (luva pele de ovelha + shampoo Einzzqualquerocisa + pano de secagem auto) e começar a estudar o manual de detalhe [;)]

Porquê?:confused: É necessário algum cuidado especial?
(...)

Aplicar com um aplicador de poli-espuma (pois os panos MF absorvem o produto) de forma a que toda a superfície fique com o aspecto húmido (nesse momento estão a ocorrer duas coisas, o solvente dissolve os contaminantes e ocorre a evaporação simultânea do solvente).

Após formação de uma névoa branca, retirar o resíduo sólido que se formou com um pano de MF (esse resíduo sólido será constituído por contaminantes que estavam na pintura e pelo excesso de polímeros). Verão que os resultados de protecção a médio prazo serão muito superiores."

Eu tenho um tópico aberto num fórum de detalhe por causa do conceito selante + cera que não me parece tão linear como se "pinta" (ou melhor, escreve).

O que te posso dizer por experiência própria é que se deixas o grojet ficar na pintura até ficar essa névoa branca, vais suar para o tirar, e se o carro for escuro, mesmo com pano microfibras podes deixar uns pequenos swirls (aconteceu-me).

Aliás, eu estou convicto que aplicar selante + cera é um processo redundante (no mínimo), na perspectiva da protecção.

Mas vou fazer um teste que se inicia este fds (se não chover). [:D]

A cera que tenho é esta: Car Care Europe :: Sellado y Encerado :: Ceras :: Dodo Juice Supernatural Wax.

Estava no entanto a pensar em fazer um polimento mal o carro saia da oficina.

Eu não faria isso.

Não te esqueças que um polimento é um "desgaste controlado" da pintura, ou seja, se tu medires a espessura da pintura antes e depois do polimento, vês que tens menos tinta/verniz.

Eu preferia dar-lhe logo uma boa protecção (uma boa cera) e dar o polimento numa fase mais tardia da vida do carro, quando inclusivamente se notará mais a diferença.

Voltar
Superior