Tópico do Detalhe

Então, quais as melhores ceras em pasta, para automóvel preto?

Andei a pesquisar nas lojas e reviews na net, e cheguei a 3 ou 4:

Poorboys Nattys Paste Wax Black
Soft99 Fusso Coat 12 Months Wax Dark (Esta surpreendeu pela longevidade "anunciada")
Meguiar’s – Ultimate Paste Wax

Lojas fisicas em Lisboa com bons preços, o que recomendam?

Então, quais as melhores ceras em pasta, para automóvel preto?

Andei a pesquisar nas lojas e reviews na net, e cheguei a 3 ou 4:

Poorboys Nattys Paste Wax Black
Soft99 Fusso Coat 12 Months Wax Dark (Esta surpreendeu pela longevidade "anunciada")
Meguiar’s – Ultimate Paste Wax

Lojas fisicas em Lisboa com bons preços, o que recomendam?
Vai para a fusso, tenho no meu carro e é espectacular. Ja usei essa da meguiars, não tem nada a ver e é mais cara.

E nas lavagens intermédias, qual aplicas? A da mesma marca?

Soft99 Luxury Gloss
Essa cera só aplicas uma vez por ano/6 em 6 meses.

O que chamas de lavagens intermédias?

Podes usar uma cera rápida depois de lavares o carro, mas 90% das vezes não compensa quando tens uma boa cera base.

Essa cera só aplicas uma vez por ano/6 em 6 meses.

O que chamas de lavagens intermédias?

Podes usar uma cera rápida depois de lavares o carro, mas 90% das vezes não compensa quando tens uma boa cera base.

Sim, seria isso mesmo.

Depois da aplicação da cera base, de 6/6 ou 12/12 meses, ir aplicando em todas as lavagens intermédias a cera líquida para manutenção e/ou melhorar o aspeto final. Será demasiado?

Last edited:
Sim, seria isso mesmo.

Depois da aplicação da cera base, de 6/6 ou 12/12 meses, ir aplicando em todas as lavagens intermédias a cera líquida para manutenção e/ou melhorar o aspeto final. Será demasiado?
É um bocado deitar dinheiro ao lixo. Se usas cera líquida sempre que lavas o carro (e são intervalos pequenos entre lavagens), isso vai fazer o trabalho de uma cera mais duradoura.
Estas a entender o que quero dizer?

É um bocado deitar dinheiro ao lixo. Se usas cera líquida sempre que lavas o carro (e são intervalos pequenos entre lavagens), isso vai fazer o trabalho de uma cera mais duradoura.
Estas a entender o que quero dizer?

Lavo as máquinas uma vez por mês, talvez, mais coisa menos coisa. Mas percebo onde queres chegar, faz sentido.

Fizeste algum tipo de descontaminação antes de aplicar?

Não sei, nem tenho paciência para tanto, e penso que nenhum dos meus carros justifica, vou só passar um daqueles shampoos especiais de preparação pré ceras/polish´s e afins, e siga.

Os shampoos utilizados nas lavagens automáticas removem as proteções existentes, por isso depois de encerar esquece isso.
Recomendo também a cera FK1000 que tem uma alta resistência à água e a alta temperatura do sol.
Uma aplicação dura 6 meses e custa cerca de 25€ mas a lata tem 400gr, dobro da quantidade da fusso.
É a que utilizo atualmente, é mesmo muito boa e de fácil aplicação.

Os shampoos utilizados nas lavagens automáticas removem as proteções existentes, por isso depois de encerar esquece isso.
Recomendo também a cera FK1000 que tem uma alta resistência à água e a alta temperatura do sol.
Uma aplicação dura 6 meses e custa cerca de 25€ mas a lata tem 400gr, dobro da quantidade da fusso.
É a que utilizo atualmente, é mesmo muito boa e de fácil aplicação.
Eu uso essa nas jantes, mas sim, também tem bona resultados na pintura.

Lavo as máquinas uma vez por mês, talvez, mais coisa menos coisa. Mas percebo onde queres chegar, faz sentido.

Fizeste algum tipo de descontaminação antes de aplicar?

Não sei, nem tenho paciência para tanto, e penso que nenhum dos meus carros justifica, vou só passar um daqueles shampoos especiais de preparação pré ceras/polish´s e afins, e siga.
Se não descontaminas não fica bem aplicada.
Eu descontaminei antes de aplicar e os resultados são muito bons, mas percebo que demore muito tempo (eu demorei 1 dia lavar a fundo, descontaminar com claybar e remover marcas de água num série 3). Da uma trabalheira enorme, para a próxima divido o trabalho por painéis e numa lavagem descontamino o capot, noutra lavagem passado 2 semanas o tejadilho etc...

Moral da história, se não queres descontaminar, usa a cera líquida.

Tópico do Detalhe

Não percebi

Esquece. Estava a responder e tu publicaste a tua resposta entretanto.

A minha pintura parece estar em bom estado, dai entender que não necessitaria de descontaminar com Clay Bar, e que apenas um paint cleaner poderia ser suficiente.

Mas assim surge outra questão? Optando pela descontaminacão com clay bar, não deveria polir e/ou selar também?

Isto assim não tem fim!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Esquece. Estava a responder e tu publicaste a tua resposta entretanto.

A minha pintura parece estar em bom estado, dai entender que não necessitaria de descontaminar com Clay Bar, e que apenas um paint cleaner poderia ser suficiente.

Mas assim surge outra questão? Optando pela descontaminacão com clay bar, não deveria polir e/ou selar também?

Isto assim não tem fim!

Eu descontaminei sem polir, mas sim, descontaminar induz alguns riscos. Eu considerei que a pintura estava boa para não precisar de polimento.

Selar é o que fazes com a fusso. Selar de selante, encerar de cera. Vai tudo dar ao mesmo, o que difere são as durabilidades, que em ceras são à partida menores do que selantes.

Eu descontaminei sem polir, mas sim, descontaminar induz alguns riscos. Eu considerei que a pintura estava boa para não precisar de polimento.

Selar é o que fazes com a fusso. Selar de selante, encerar de cera. Vai tudo dar ao mesmo, o que difere são as durabilidades, que em ceras são à partida menores do que selantes.

Mas depois esbarras em produtos tipo isto:

https://www.encontravantagem.com/product/soft99-fusso-coat-speed-barrier-cera-liquida/

E agora pergunto eu, com este produto, já não será necessário descontaminar? O princípio deveria ser o mesmo.

“Garante” 180 dias de protecção. Para mim está óptimo, sem ter o trabalho/risco de descontaminar, polir e encerar a esponja. Mesmo que dure dois/três meses continua a ser óptimo, mediante os resultados claro está !

Mas depois esbarras em produtos tipo isto:

https://www.encontravantagem.com/product/soft99-fusso-coat-speed-barrier-cera-liquida/

E agora pergunto eu, com este produto, já não será necessário descontaminar? O princípio deveria ser o mesmo.

“Garante” 180 dias de protecção. Para mim está óptimo, sem ter o trabalho/risco de descontaminar, polir e encerar a esponja. Mesmo que dure dois/três meses continua a ser óptimo, mediante os resultados claro está !

Pronto, compra uma e vê para quanto tempo te dá. Se dinheiro não é problema, essa é sem dúvida a parte mais fácil e prática.
Mas teres uma pintura com repelencia não quer dizer que não esteja cheia de m*rda, está só menos suja. Esse selante não vai agarrar tanto à pintura por ter contaminantes nela. Agora, se te serve o propósito? Se calhar sim, depende das tuas expectativas.

Se não descontaminas não fica bem aplicada.
Eu descontaminei antes de aplicar e os resultados são muito bons, mas percebo que demore muito tempo (eu demorei 1 dia lavar a fundo, descontaminar com claybar e remover marcas de água num série 3). Da uma trabalheira enorme, para a próxima divido o trabalho por painéis e numa lavagem descontamino o capot, noutra lavagem passado 2 semanas o tejadilho etc...

Moral da história, se não queres descontaminar, usa a cera líquida.

E ceras líquidas, o que recomendam?
Tenho usado a Duragloss Aquawax, mas não tenho outras como termo de comparação.

Pronto, compra uma e vê para quanto tempo te dá. Se dinheiro não é problema, essa é sem dúvida a parte mais fácil e prática.
Mas teres uma pintura com repelencia não quer dizer que não esteja cheia de m*rda, está só menos suja. Esse selante não vai agarrar tanto à pintura por ter contaminantes nela. Agora, se te serve o propósito? Se calhar sim, depende das tuas expectativas.

Deixa lá ver se eu me faço entender ..

Não me estou a ver de seis em seis meses, refém do carro, a perder um dia inteiro a descontaminar, e a passar ceras e selantes, e daqui uns anos uma polidela para eliminar swirls e riscos. Cada um é como cada qual.

Mas confesso que me continua a fazer alguma espécie, a "facilidade" com que se mexe na pintura e no verniz a cada 6 meses/1 ano, mesmo em carros novos, com descontaminações com Clay Bar e Polimento ..

Estas mexidas todas no verniz e na pintura, a longo prazo, não poderão ser prejudiciais, à custa da protecção e/ou aspecto da máquina ?

E pergunto isto como um leigo que quer tratar bem as suas máquinas, e está a tentar perceber até que ponto todo este trabalho poderá ou não ser compensador, face a uma pessoa que apenas lave bem o seu carro com luvas e bons produtos de limpeza associados luvas e panos, e passe uma cerazita liquida em todas as lavagens, e seja uma viatura de garagem ... No fundo, se os meios justificam os fins, por assim dizer.

Last edited:
Back