Tópico do DTM

Péssimo resultado hj (ainda não vi a corrida e por isso não posso dizer a que se deveu).

Foi a mesmo a pior conjugação possivel. O companheiro de equipa e figura de proa da Audi em 1.º e o Alb basicamente em lado nenhum.

DTM 2012 (Zandvoort): Saída de pista trai objectivo de Filipe Albuquerque

Depois de ter conseguido, mais uma vez, brilhar na sessão de qualificação ao assegurar o terceiro lugar da grelha para a corrida do DTM que este fim-de-semana teve lugar em Zandvoort, Filipe Albuquerque viu o seu objectivo de chegar aos lugares do pódio, deitado por terra, quando uma saída de pista o fez perder demasiados lugares. Mais tarde, viria a optar pelo abandono.

O arranque correu bem, tendo em conta que Timo Scheider à sua frente, ficou parado na grelha. Filipe Albuquerque manteve a terceira posição. Após as duas paragens nas boxes ocupava o quinto lugar. Quando a chuva decidiu aparecer, o pior estava prestes a acontecer.

Na entrada para a curva após a recta da meta, travei tarde demais, depois defrontei-me com um acidente à minha frente e não consegui evitar a gravilha. Regressei à corrida depois de muitas posições perdidas, mas o meu Audi A5 tinha ficado com a frente bastante danificada e a condução tornou-se complicada, não evitando nova saída. Optei por desistir“, começou por explicar Albuquerque.

A insatisfação marca o semblante do único piloto português no DTM, que tem estado em plano de evidência num campeonato extremamente competitivo.

Estou muito desiludido. Mais uma vez estava na frente, podia ter terminado no pódio, e mais uma vez, as coisas não correram bem. Dois fins-de-semana consecutivos para esquecer. Tenho agora três semanas até à próxima prova para repensar tudo isto e entrar em força e conseguir o resultado que tanto eu como a equipa já merecemos. Temos estado sempre rápidos e não temos conseguido traduzir isso num resultado efectivo. Temos que inverter a situação, é nisso que estou focado“, concluiu Filipe Albuquerque, que apesar de tudo viu a Audi dominar por completo o pódio em Zandvoort.

Resultado da Corrida
* 1º Edoardo Mortara – Audi
* 2º Mike Rockenfeller – Audi
* 3º Mattias Ekstrom – Audi

O DTM volta à competição no fim-de-semana de 14 a 16 de Setembro no traçado alemão de Oschersleben.

F-Albuquerque-Zandvoort.jpg

Foi uma boa corrida, mesmo antes de começar a chover. Muitas lutas por posição entre os 3 construtores. Ali o acidente entre o Tomczyk e o Paffett até pode ter sido realmente um acidente mas até calhou bem à BMW que vê Spengler a ficar a menos de uma vitória de distância de Paffett.

1. Gary Paffett 109
2. Jamie Green 93
3. Bruno Spengler 91
4. Edoardo Mortara 74
5. Martin Tomczyk 69
6. Mike Rockenfeller 67
7. Mattias Ekström 62
8. Christian Vietoris 24
9. Augusto Farfus 19
10. Timo Scheider 18
11. David Coulthard 14
12. Andy Priaulx 14
13. Filipe Albuquerque 12
14. Adrien Tambay 10
15. Ralf Schumacher 8
16. Miguel Molina 8
17. Robert Wickens 8
18. Dirk Werner 5
19. Joey Hand 2
20. Roberto Merhi 0
21. Rahel Frey 0
22. Susie Stoddart 0

Acerca do Albuquerque, arrancou bem. Acho que simplesmente não teve andamento para os adversários. Ele foi caindo na classificação até às saídas de pista. Foi pena mas acho que ele não tem o lugar em perigo. Acho que ele já mostrou que tem talento e acho que tem a confiança da Audi. Claro que o Mortara, devido ao campeonato que está a fazer (e já no ano passado deu nas vistas), está em melhor posição para conseguir um lugar melhor dentro da equipa mas de qualquer forma, esta equipa deles os dois parece estar a funcionar bem. Bem melhor que a suposta melhor equipa de Ekström e Molina. Aliás, não estou lá para saber mas por exemplo, o Tomczyk só foi campeão quando saiu de lá, o Ekström há muitos anos que não é consistente, o Molina nem se fala. Parece-me que há algo naquela equipa que não está a funcionar bem desde há algum tempo. Não me parece que o Molina continue lá, e se esse lugar ficar em aberto até pode ser preenchido pelo Mortara mas se houver realmente algo de errado nessa equipa, o Mortara dá um tiro no pé e o Albuquerque fica em melhor posição que ele, se a Rosberg continuar em boa forma.

Mas finalmente, a Audi teve um resultado de jeito esta temporada. Foi dificil. Dificil foi também a corrida do Scheider, que perdeu uma grande oportunidade de voltar a ser notado por bons motivos.
Já agora, e voltando ao Mortara: arriscou muito e podia ter estragado tudo, por exemplo ao ultrapassar o Rockenfeller. Podiam ter ído os dois para fora naquelas condições. Mas deu-se bem e foi uma vitória bem conseguida.

Última edição:
Filipe Albuquerque já rodou com o Audi A5 DTM em Valência

6º Melhor tempo nos treinos

Lisboa, 28 de Setembro 2012 – Teve lugar hoje a primeira sessão de treinos livres do DTM com vista à jornada deste fim-de-semana que tem lugar no circuito espanhol de Valência. Filipe Albuquerque que o ano passado foi segundo nesta corrida quer voltar a repetir o feito, e os resultados dos treinos livres de hoje
são um bom indicador para o resto do fim-de-semana.

Os treinos foram feitos à chuva e Albuquerque esteve sempre entre os lugares da frente para vir a terminar o dia com o sexto melhor crono: "Foi uma boa sessão. Estivemos sempre bastante rápidos mesmo com a chuva. No final, a pista já estava a secar mas optámos por não colocar 'slics' e daí termos caído para o sexto lugar. Estou bastante satisfeito e com um 'feeling' muito bom em relação à pista. Amanhã temos ainda mais um treino para trabalhar no carro antes da qualificação que vai ser determinante para o resultado da corrida", explicou Filipe confiante no seu trabalho e de toda a estrutura da Audi.

A sessão de qualificação terá lugar pelas 12.40h com transmissão em direto na Sporttv 2.

Resultados dos Treinos Livres:
1º Miguel Molina - Audi com 1.37.547
2º Timo Scheider - Audi com 1.37.596
3º Augusto Farfus - BMW com 1.37.727
(...)
6º Filipe Albuquerque - Audi com 1.38.908

576270_344166995677975_1874037787_n.jpg

DTM | VALÊNCIA
Filipe Albuquerque parte do terceiro lugar

Publicado ontem às 15:42

ng2142081.jpg

Filipe Albuquerque (esquerda), com Augusto Farfus (centro) e Edoardo Mortara, os três mais rápidos na qualificação do DTM em Valência
Piloto português da Audi conseguiu um brilhante terceiro lugar na qualificação e estará na discussão da vitória no circuito espanhol.

Filipe Albuquerque teve hoje um desempenho brilhante na qualificação para a corrida do DTM a disputar este domingo no circuito espanhol de Valência, ao conseguir o terceiro lugar na grelha de partida, discutindo a conquista da "pole position" até ao fim.

"Estou muito feliz por ter voltado aos lugares da frente. O Audi A5 DTM esteve sempre bastante competitivo desde o primeiro treino livre, depois de a equipa ter feito um trabvalho fantástico", disse o jovem piloto português que pela terceira vez esta temporada chegou à quarta qualificação, a que define os primeiros lugares da grelha.

Apesar de ter acabado como o terceiro mais rápido, Albuquerque considera que poderia ter feito ainda melhor:

"Na qualificação 3 fiz mais uma volta do que era necessário, porque cometi um erro na [volta] anterior e isso levou a que os pneus não estivessem tão bem para o último confronto. Mesmo assim, com este resultado sei que estou em posição de lutar pelo pódio e espero que desta vez não me escape. Tanto eu como a equipa estamos bastante motivados e confiantes que vai correr tudo bem", concluiu Filipe Albuquerque.

Qualificação

1º Augusto Farfus (BMW) 1m26,446s

2º Edoardo Mortara (Audi) 1.26,756

3º Filipe Albuquerque (Audi) 1.26,756

Filipe Albuquerque parte do terceiro lugar - O Jogo

Ora bolas Filipe! Mais uma vez partes dos primeiros lugares e afundaste com o decorrer da corrida, sempre com um andamento inferior ao dos colegas mais próximos e com uma primeira paragem nas boxes "fraquinha". Valeu depois alguns abandonos (Mortara, Sheider) à frente para acabar em quarto lugar.

Grande prova do Farfus e da BMW, a ganhar de fio a pavio, com uma corrida quase imperial.

Depois registar a emoção da corrida do Spengler que teve de tudo. Toques no início, penalização por jump start, ultrapassagens, etc, etc, a culminar naquela manobra BMW entre ele, o Priaulx e a rapariga da Audi[:cool:]. À conta da desistência do Paffet vamos para a última corrida com 3 pontos de diferença. Vai ser espectacular!

Filipe Albuquerque com melhor resultado da época em Valência
Piloto português ficou à beira do pódio com o quarto lugar

Lisboa, 30 de Setembro 2012 – A penúltima ronda do DTM em Valência viu Filipe Albuquerque conseguir o seu melhor resultado do ano ao cruzar a linha de meta no quarto lugar depois de uma corrida muito disputada e intensa. Já em 2011 foi neste Circuito espanhol que o piloto português teve o seu melhor desempenho com o segundo lugar. Somou 12 pontos e ocupa agora a 10ª posição da classificação geral.

Filipe largou da terceira posição da grelha protagonizou uma excelente arranque, manteve o terceiro lugar até á primeira paragem nas boxes: "O meu objetivo era o pódio mas há medida que a corrida decorria percebi que não tinha andamento para tal. O primeiro 'pit-stop' não foi brilhante e fez-me perder o contacto com o grupo da frente. A partir daí foi uma corrida de sofrimento para conseguir aguentar os meus adversários devido a um problema de travões. Fiz a prova praticamente na sua totalidade a olhar pelos espelhos, sempre a fazer travagens nos limites. Foi uma pena, porque ficar à beira do pódio deixa sempre um sabor amargo na boca", referiu o piloto português.

No entanto para Filipe fica a satisfação de ter somado pontos importantes para as contas do Campeonato: "O aspeto positivo é que este quarto lugar permitiu-me subir 5 posições nas contas do Campeonato e ainda me resta Hockenheim para conseguir o meu objetivo de subir ao pódio esta época. Vamos analisar tudo o que aconteceu nesta corrida para estarmos ainda mais competitivos na derradeira jornada dentro de 3 semanas", rematou o piloto da Audi.

O circuito alemão de Hockenheim recebe de 19 a 21 de Outubro pela segunda vez este ano o DTM naquela que será a última prova da temporada.

Resultados da Corrida:
1º Augusto Farfus - BMW
2º Adrien Tambay - Audi
3º Mattias Ekstrom - Audi
4ºFilipe Albuquerque - Audi

150124_344893368938671_603348243_n.jpg

Voltar
Superior