Tópico do DTM

A Audi lá venceu o campeonato de constructores e a BMW ficou com o de pilotos. A Mercedes este ano ficou muito longe de outras épocas. E novas marcas? Nunca mais se ouviu falar disso. Qualquer dia, a Audi abandona o DTM e voltamos a ficar com 2 marcas apenas.

Não vejo a curto prazo inversão do fecho do DTM, localiza-se essencialmente na Alemanha, faz uma corrida na RPC e Rússia.

O GT nipónico a par do EUA fora a questão de regulamento que foi discutida, também aumenta custo de logística, a década de 90 tinha outras características que permitia maior exposição mediática ao DTM.

Por acaso gostava de observar uma pequena investida da Renault Sport ou Citroën Racing no DTM com pequeno motor turbo, a F1 e o WTCC dão maior retorno.

Por acaso gostava de observar uma pequena investida da Renault Sport ou Citroën Racing no DTM com pequeno motor turbo, a F1 e o WTCC dão maior retorno.
Se bem que na minha modesta opinião o DTM ainda consegue ser um misto de reformados e jovens lobos....já o WTCC é quase tudo cotas em fim de carreira...ou que querem descansar mais....

Não sei orçamentos mas acredito que o DTM seja mais dispendioso...mas por outro lado como referes é muito localizado na Alemanha....e para marcas...alemãs....

Pelo que leio o único campeonato de turismo aberto na Europa é o BTCC, a corrida ao aumento de custo operacional e upgrade técnico começou esta época no WTCC, via regulamento.

Se bem que na minha modesta opinião o DTM ainda consegue ser um misto de reformados e jovens lobos....já o WTCC é quase tudo cotas em fim de carreira...ou que querem descansar mais....

Não sei orçamentos mas acredito que o DTM seja mais dispendioso...mas por outro lado como referes é muito localizado na Alemanha....e para marcas...alemãs....

O DTM tem sido um acolhimento de ex-pilotos de F1, e por outro lado, também categoria de acesso à mesma nesta última encarnação. Apesar de não haver até ao momento nenhum piloto bem sucedido.

Quando a BMW regressou ao DTM em 2012, noticiou-se que ia gastar 1/10 do que gastava na F1, ou seja 20 milhões. Mas também se fala por vezes em 50 milhões ou mais. O WTCC não é nada comparado com isso.

O público do DTM é essencialmente alemão, mas sempre são uns milhões de seguidores fiéis. E a Alemanha é o motor da economia europeia.
A mim parece-me que a escassez de contructores não alemães no DTM se deve mesmo aos custos, que apesar de tudo, tem baixado.
Ao longo dos anos, falou-se em Ford, Citröen, Toyota, Hyundai, Renault, Lancia, até Jaguar, regresso da Alfa Romeo, e da MG até houve um esbosso do carro... Se a memória não me falha, a Alfa Romeo foi a única equipa de fábrica não alemã a participar no DTM.

50M de € derretia a Citroën Racing em programa de WRC (óbvio que retirou e retira proveito comercial e/ou mediático a par do desportivo do programa), a VW Motorsport duplicou o orçamento segundo alguma fuga de informação do meio, e a Hyundai Motorsport há número que avança acima de 100M de €.

A marca do Double Chevron inclusive apresentou valor de custo por quilómetro percorrido entre a F1, WRC e WTCC.

O DTM actualmente está estagnado comercialmente que é em última opção o que realmente interessa aos construtores, a Alfa-Romeo foi a única não germânica a fazer parte do pelotão.

Caso avance a fusão com o GT nipónico para expansão de mercado (Pacifico), e circuito visitado a BMW, Audi e Mercedes-Benz tem obrigatoriamente de fazer avançar valor financeiro para a equipas de fábrica, não acredito que as marcas nipónicas não façam disparar o upgrade técnico em carro.

Não vão arriscar a imagem no mercado do EUA.

Ao longo dos anos, falou-se em Ford, Citröen, Toyota, Hyundai, Renault, Lancia, até Jaguar, regresso da Alfa Romeo, e da MG até houve um esbosso do carro... Se a memória não me falha, a Alfa Romeo foi a única equipa de fábrica não alemã a participar no DTM.

Vamos lá então as profundezas dos DTM:

1985 - Campeão do DTM -> Volvo 240 Turbo
1986 - Campeão do DTM -> Rover Vitesse
1988 - Campeão do DTM -> Ford Sierra RS Cosworth 500
1993 - Campeão do DTM -> Alfa Romeo 155

No entanto houve outros outsiders:

- Chevrolet Camaro;
- Ford Mustang;
- Toyota Supra

Algumas fotos:

Vamos lá então as profundezas dos DTM:

1985 - Campeão do DTM -> Volvo 240 Turbo
1986 - Campeão do DTM -> Rover Vitesse
1988 - Campeão do DTM -> Ford Sierra RS Cosworth 500
1993 - Campeão do DTM -> Alfa Romeo 155

No entanto houve outros outsiders:

- Chevrolet Camaro;
- Ford Mustang;
- Toyota Supra

Esses carros não alemães participaram mas foi nas mãos de privados. Nessa altura, era uma salada de marcas e até de modelos da mesma marca. Hoje em dia, o DTM está muito diferente.

Os americanos gostam é lá das coisas deles.

O DTM encontra-se numa posição em que terá de optar pela perda de protagonismo de mercado interno para potenciar o campeonato, na Europa não há capacidade para igualar um GT nipónico, resistência norte-americana, V8 australiano, a própria F1, WTCC exportaram corrida para captar audiência, capital e novas marcas automóveis presentes.

Talvez o BTCC e o STCC a par do Rallycross sejam os melhores exemplos a nível europeu.

A Volvo podia dar novo fôlego competitivo e impacto mediático na RPC via accionista e no importante mercado escandinavo e da América do Norte, a questão é que esta vai avançar para o WTCC no imediato com novo projecto e mantém presença nos V8 australianos no pacifico.

Voltar
Superior