Tópico do DTM

Restante grelha.

11.gif

11. Mike Rockenfeller
14.gif

12. Susie Stoddart
5.gif

13. Jamie Green
9.gif

14. Gary Paffett
16.gif

15. Christian Abt
18.gif

16. Mathias Lauda
20.gif

17. Adam Carroll
17.gif

18. Alexandre Premat
12.gif

19. Lucas Luhr
21.gif

20. Vanina Ickx

É agora no MotorsTV

É agora no MotorsTV

No MotorsTV?

Isso é interessante [kiss].

Vai recomeçar agora[;)].

Cpts e Viagens Seguras[;)].

1º Ekström (Audi), 2º Tomczyk (Audi), 3º Spengler (Mercedes)

1º Ekström (Audi), 2º Tomczyk (Audi), 3º Spengler (Mercedes)

Final da primeira corrida do DTM e surpresa da Audi

que conseguiu uma dobradinha no pódio.

Eis como ficou o pódio:

3.gif

1. Mattias Ekström

4.gif

2. Martin Tomczyk

2.gif

3. Bruno Spengler

Ocorreu um acidente entre dois pilotos da Audi (salvo erro),

o que originou o recomeço da corrida. No final Spengler estava

com problemas em manter o carro em pista e acabou por

dar um toque a outro Audi retirando-lhe (ao piloto da Audi) o

terceiro lugar do pódio :eek:.

Cpts e Viagens Seguras[;)].

O Kristensen atravessou-se na pista e levou com dois ou três carros mas foi mais de raspão. De qualquer modo foi grave.

O Spengler na entrevista disse que nas últimas 5 voltas estava com problemas em segurar o carro mas não me convenceu... estava com uma cara de consciência pesada... então na curva conseguiu segurá-lo e depois quando o Scheider já estava com meio carro à frente e já estavam praticamente em recta é que lhe dá um toque porque perdeu o controlo? Pois, sim... Perdeu o 1º lugar, cometeu um erro e perdeu o 2º, não ficar no pódio já era demais, toma lá um toquezito como quem não quer a coisa...

A Mercedes esteve mal. Tinha a pole position, durante grande parte da corrida teve dois carros nos 2 primeiros lugares, mas depois das paragens (lentas, diga-se de passagem), primeiro foi o di Resta que deixou o carro ir abaixo e perdeu a hipótese de um bom resultado, depois foi o Spengler que não conseguiu manter o primeiro lugar e levou àquela carambola no final. O Schneider (campeão em título e várias vezes vencedor em Hockenheim) e o Hakkinen não se viram. O Ekström é que fez uma táctica muito boa e passou para a frente. Ainda bem que ganhou a Audi. Já fartava ver a Mercedes vencer sempre naquela pista.

Agora vamos ver se o Kristensen não sofreu nada.

Last edited:
Surpreendeu-me o Spengler não ser penalizado por aquele «chega para lá» ostensivo em Scheider.

A Audi conseguiu surpreender a Mercedes no final da corrida.

Os carros estão com um aspecto soberbo: são de facto os F1 dos turismos.

Eis algumas fotoigrafias da corrida de Hockenheim:

Estava a ver que não: Spengler perde o 3º lugar com penalização de 50s...

«Stewards’ decision: time penalty for Spengler

Because of the collision with Timo Scheider on the final lap of the race, Bruno Spengler has been given a time penalty of 50 seconds. The stewards decided that there was an infringement of Article 1 of the DTM sporting regulations combined with an infringement of Article 21e of the event regulations. In the explanation, it reads that after getting off the track, Spengler had obstructed Scheider, preventing him from completing an overtaking manoeuvre. Allegedly, this manoeuvre had already been half completed. Contrarily to Spengler’s view that he hadn’t been able to do anything, the stewards thought otherwise. Thus, Spengler loses his third place and drops back to 14th in the classification

Lamento este campeonato ter só duas marcas em disputa. Com mais uma, como quando a Opel participava, ou de preferência com mais duas ou três seria mais animado. Porque é que a BMW não se mete nisto, pá? Deixem lá o WTCC.

É a pergunta que faço a mim mesmo desde há uns anos: porque é que a BMW não alinha no DTM que é a F1 dos turismos, preferindo lutar com a SEAT na 2ª divisão dos turismos?...

Depois admira-se de a Mercedes ter uma imagem muito mais forte no mundo do desporto: ainda há poucos anos a Mercedes alinhava em simultâneo na F1, no CART, no FIA GT, no DTM...

E a BMW restrita à F1 e aos turismos 2.0, para lá de uma passagem episódica por Le Mans...

É a pergunta que faço a mim mesmo desde há uns anos: porque é que a BMW não alinha no DTM que é a F1 dos turismos, preferindo lutar com a SEAT na 2ª divisão dos turismos?...

Depois admira-se de a Mercedes ter uma imagem muito mais forte no mundo do desporto: ainda há poucos anos a Mercedes alinhava em simultâneo na F1, no CART, no FIA GT, no DTM...

E a BMW restrita à F1 e aos turismos 2.0, para lá de uma passagem episódica por Le Mans...

Será que a Mercedes tem assim tanto historial no desporto automóvel?

Será que a BMW está no WTCC porque para esse campeonato usam-se carros baseados nos de série em vez de protótipos?

Pessoalmente tb gostava que estivesse no DTM. Mas este campeonato de turismo só mesmo o aspecto.

Eu acho que o DTM tem mais prestígio que o WTCC ou outro campeonato de turismo, é um campeonato que já não vem de ontem, já teve muitas marcas envolvidas e teve sempre muita competição e é originária de um país importante no mundo automóvel, tanto no fabrico como na competição e pistas famosas. Mas parece-me que tem perdido algum carisma. Talvez por não haver mais marcas envolvidas, talvez por as pistas agora serem muito certinhas, até dá para usar escapatórias sem perder quase tempo nenhum, talvez por os carros serem demasiadamente aerodinâmicos, ou o conjunto de tudo, não sei mas gosto mais do tempo dos 190, dos M3, dos Audi V8, mesmo do tempo dos Calibra...
A BMW teve sucesso neste campeonato, depois andou envolvida juntamente com a Mclaren no FIA-GT... A BMW participa nas 24h de Nurburgring com um M3 GTR, no DTM esse carro ali em luta com os classe C e os A4 acho que era um espectáculo.
Há dois anos falou-se na MG, havia um carro em desenvolvimento mas depois a marca foi à falência...
Fala-se sempre em rumores de construtores japoneses mas depois não passa disso.
A Alfa também já esteve bem neste campeonato e bem que podia voltar, acho que não está envolvida em nenhuma competição a nivel oficial.
A Opel, presente desde o inicio, se voltar não há-de ser tão cedo...
Apenas a Mercedes se manteve sempre neste campeonato, os outros vão e vêm. Acho que se a Mercedes desiste, o campeonato acaba, como aconteceu em 96, por falta de marcas interessadas.

O DTM não é só aspecto, mas concordo que o facto de serem quase uns F1 carroçados é perigoso para a sua própria sobrevivência. Foi isso que já o matou uma vez, em conjunto com a FIA. Gostam de transformar campeonatos competitivos, espectaculares e próximos do público em espectáculos caros, com carros cheios de tecnologia... Depois nem interessados em participar nem para ir ver aos circuitos.

Last edited:
Quando o DTM regressou, tentaram impor regras para manter custos, mas mesmo assim são carros muito caros uma vez que são especiais!
E notou-se com a saída da Opel, que não vencendo, saiu!

Outro problema, se não estou em erro, é que quem definiu as regras do jogo foi a Opel e Mercedes.

Penso que o M3 GTR não daria hipótese aos actuais DTM, que são limitados a 450cv.
O DTM é espectacular!
Mas, por exemplo, se a Toyota entrasse, não poderia perder mais do que ganha como está?
O WTCC são apenas carros de 2.0litros... Mas a custa disso, há várias empresas privadas a evoluir carros e com jeito, mais tarde, passam a ser oficiais.
No DTM isso é impensável!
É o preço a pagar pela qualidade...

Quando o DTM regressou, tentaram impor regras para manter custos, mas mesmo assim são carros muito caros uma vez que são especiais!
E notou-se com a saída da Opel, que não vencendo, saiu!

Ouvi dizer que sim, mas à parte os motores menos potentes não sei onde é que cortaram mais. A aerodinâmica está cada vez mais evoluída, excepto este ano, tinha ouvido dizer o ano passado que os carros em 2007 iam ser "iguais", mas temos um classe C novo, o A4 também não é o mesmo do ano passado, não sei bem em que é que são iguais...
Eu acho que a Opel teria saído de qualquer forma...

Outro problema, se não estou em erro, é que quem definiu as regras do jogo foi a Opel e Mercedes.

Quem definiu as regras do jogo não sei. Mas foi mau em que medida? Onde é que foste buscar essa informação? Do facto de no reinicio em 2000 terem sido só essas duas a nivel oficial?

Penso que o M3 GTR não daria hipótese aos actuais DTM, que são limitados a 450cv.
O WTCC são apenas carros de 2.0litros... Mas a custa disso, há várias empresas privadas a evoluir carros e com jeito, mais tarde, passam a ser oficiais.

Sim, o M3 GTR tal como é não, teria que ser uma versão mais fraquinha.
Isso é o que acho que falta ao DTM actual. Vemos por exemplo o BTCC e há equipas privadas com poucos recursos mas onde se descobrem por vezes grandes pilotos que mais tarde vêm a ser campeões. O DTM também tenho a ideia que era assim até ao inicio de 90's, depois parece que houve um boom de tecnologia e/ou regulamentos que o transformou no que foi até à sua morte e no que ainda não deixou de ser depois do reinicio.

1 - Ouvi dizer que sim, mas à parte os motores menos potentes não sei onde é que cortaram mais. A aerodinâmica está cada vez mais evoluída, excepto este ano, tinha ouvido dizer o ano passado que os carros em 2007 iam ser "iguais", mas temos um classe C novo, o A4 também não é o mesmo do ano passado, não sei bem em que é que são iguais...
Eu acho que a Opel teria saído de qualquer forma...

2 - Quem definiu as regras do jogo não sei. Mas foi mau em que medida? Onde é que foste buscar essa informação? Do facto de no reinicio em 2000 terem sido só essas duas a nivel oficial?

3 - Sim, o M3 GTR tal como é não, teria que ser uma versão mais fraquinha.
Isso é o que acho que falta ao DTM actual. Vemos por exemplo o BTCC e há equipas privadas com poucos recursos mas onde se descobrem por vezes grandes pilotos que mais tarde vêm a ser campeões. O DTM também tenho a ideia que era assim até ao inicio de 90's, depois parece que houve um boom de tecnologia e/ou regulamentos que o transformou no que foi até à sua morte e no que ainda não deixou de ser depois do reinicio.

1 - A asa traseira também é igual para todos e possivelmente outras coisas também são limitadas. Ah, é obrigatório serem carros de 4 portas.
Mas aquilo que torna o DTM espectacular pode também prejudicá-lo no longo prazo: potência -> velocidade = todos os pormenores contam, todas as brechas no regulamento provocam diferença para a concorrência, todo o investimento é pouco.

2 - Tenho ideia que ler/ouvir isso. Até porque no 1º ano essas duas tiveram grande discussão. A Audi apareceu "de empurrão" em cima da hora.

3 - Penso que o DTM sempre foi O campeonato.
Lá está, carros 2.0 litros identicos aos de fábrica são mt mais fáceis de preparar e torna-los minimamente competitivos.

WTCC, BTCC, ETCC são os mais importantes. Por ex. o campeonato nacional tb usa estes carros

Mas o que interessa é que o DTM por enquanto não está em crise[:cool:]

A Opel simplesmente saiu do DTM por falta de resultados [;)]

A aposta da GM nos turismos agora está na Chevrolet no WTCC. Na altura em que a Opel abandonou o DTM falou-se na possibilidade de entrar a Alfa para se mantarem 3 construtores no campeonato. A MG penso que também teve um projecto bastante adiantado, mas entretanto com a falência e isso tudo também não foi para a frente.

Back