Tópico do EBAY

Boa tarde

Fiz uma compra de 37€ no DX que chegou de Singapura a Lisboa dia 26 pelos CTT. Agora na pesquisa de objectos aparece que no dia de hoje foi seleccionado para inspecção pela alfandega.

Como se desenrola o processo a partir de agora?
:confused:
Faz mais de 1 ano q nada ia para alfandega ser controlada nas minhas coisas. Agora tudo esta a ser selecionado. Nao sei se ordem dos governos para taxar mais lucros mas esta a ser uma fase em q começa a nao compensar chatices... O que fazem é abrir e se concordarem com factura no interior enviam-te para casas com as taxas devidas a cobrar (no teu caso nem deves pagar nada). Se acharem q valor é falso vao pedir comprovativos. Para mim o stress é se implicam por ser contrafeito ou tempo de demora. Pq fica retido muito tempo.

Pessoal, já aqui vendeu alguma coisa pelo ebay? Como foi com o pagamento?

Eu tinha a minha conta paypal associada e já a usei para fazer algumas compras, sempre sem problemas, o pagamento foi sempre imediato.

Agora fiz uma venda, no ebay aparece que o comprador marcou o item como "payment sent", isto já ontem, mas ainda não me aparece nada no paypal. É normal demorar?

Tem de aparecer no paypal entrada de montante. Ele pode clicar payment sent sem ter enviado, considerando-se por exemplo pagamento trasnf bancaria... Tens de comunicar com ele. Devo alertar-te a taxas e comicoes no ebay. 14% No total mais cambios o que se perde imenso dinheiro . no total retira sempre uns 16% ao total (incluindo comicoes nos portes). PAra vender pontualmente nao uses ebay. Eu uso pq tenho ainda margem para isso, mas compensa cada vez menos.

A alfândega tem sérios problemas de funcionamento.
1º exemplo:
zua.png

2º exemplo:
zfpa.png

3º exemplo:
0gx5.png

Eles dizem q andam a arrumar o armazem dos ctt onde ficam as coisas para desalfandegar, etc... Mas cheira-me q é tudo mentira. Estamos todos com mesmos problemas. Deve haver razoes politicas ou estratégicas de algum modo para haver um inesperado aumento de maus serviços. Possivelmente querem reduzir as importacoes dos pequenso compradores para melhorar balança economica exportacoes/importacoes... Mês passado mandei vir 30 coisas fora da Europa. Todas nem pararam na alfandega. Agora em 5, 3 ficaram retidas para controlo aduaneiro. Ou seja em termos estatisticos é uma diferença colossal. E atencao q sei q vao andar a implicar com tudo q poderem...

Última edição:
Tem de aparecer no paypal entrada de montante. Ele pode clicar payment sent sem ter enviado, considerando-se por exemplo pagamento trasnf bancaria... Tens de comunicar com ele. Devo alertar-te a taxas e comicoes no ebay. 14% No total mais cambios o que se perde imenso dinheiro . no total retira sempre uns 16% ao total (incluindo comicoes nos portes). PAra vender pontualmente nao uses ebay. Eu uso pq tenho ainda margem para isso, mas compensa cada vez menos.

Usei o ebay porque era um artigo que desconfio que o conseguisse vender em Portugal num OLX ou coisa que o valha, por isso coloquei logo no ebay.

Em relação ao pagamento, já me tinha passado essa ideia pela cabeça, de o comprador ter apenas marcado que enviou o pagamento. Vou esperar mais um diazito e depois mando-lhe mensagem.

Em relação às taxas, como é que funciona, temos de pagar ao ebay depois de receber e concluir o negócio como se fazia no antigo miau?

comiçao ebay é por norma automatico. Podes escolher pag CC ou directamente retiram do paypal. No caso da comicao paypal é automatico sempre de 4% .Tem atencao ao formato de portes. E se o comprador esta "esquesito" e item caro tem cuidado... Usa sempre correio registado e em alguns paises aviso recepçao. Nunca deves cobrar baixo valor de portes se és vendedor pontual pq envios ao estrangeiro saiem caros. Se nao tens cuidado no final de fazeres as contas nao recebes lucro algum... Analise bem valores envolvidos e cambios de moedas q eles taxam um valor que é muito de lucro deles (como bancos)

Pessoal, já aqui vendeu alguma coisa pelo ebay? Como foi com o pagamento?

Eu tinha a minha conta paypal associada e já a usei para fazer algumas compras, sempre sem problemas, o pagamento foi sempre imediato.

Agora fiz uma venda, no ebay aparece que o comprador marcou o item como "payment sent", isto já ontem, mas ainda não me aparece nada no paypal. É normal demorar?

Só recebes uns bons dias depois da venda. É a segurança do ebay para vendas fraudulentas.

Tenho comprado pouca coisa no Ebay mas sempre tem corrido bem mas numa das últimas compras que fiz, nem por isso..

Comprei uma fan para um portátil e apesar de ser muito parecida, o modelo era ligeiramente diferente, pelo que abri um caso no ebay. A especificação da ventoinha não correspondia ao anunciado e eu referi mesmo depois por mensagem ao vendedor que teria de ser aquela referencia exacta.

O vendedor respondeu para lhe enviar a fan que me reembolsava o valor.

É este o procedimento "normal"? Envio-lhe o artigo e depois o mesmo reembolsa-me? Ou depois estou sujeito a nunca mais receber nada?

Para cá não paguei portes, foram "oferecidos" mas para lá vou ficar a arder com os portes. Não deve ser muito mas sempre é qualquer coisa

Tenho comprado pouca coisa no Ebay mas sempre tem corrido bem mas numa das últimas compras que fiz, nem por isso..

Comprei uma fan para um portátil e apesar de ser muito parecida, o modelo era ligeiramente diferente, pelo que abri um caso no ebay. A especificação da ventoinha não correspondia ao anunciado e eu referi mesmo depois por mensagem ao vendedor que teria de ser aquela referencia exacta.

O vendedor respondeu para lhe enviar a fan que me reembolsava o valor.

É este o procedimento "normal"? Envio-lhe o artigo e depois o mesmo reembolsa-me? Ou depois estou sujeito a nunca mais receber nada?

Para cá não paguei portes, foram "oferecidos" mas para lá vou ficar a arder com os portes. Não deve ser muito mas sempre é qualquer coisa

geralmente o processo é esse. o "catch" da coisa é que para garantirmos que não somos ingrupidos é enviar o material com registo. o que muitas vezes torna a despesa de envio muito superior ao valor do material.

podes tentar falar com o vendedor, se recusar a enviar o artigo como deve ser ou aguentas com o que te enviou, ou tentas entrar com o ebay em como o artigo anunciado é diferente do enviado

(BTW, essa de enviar a especificação errada de alguma coisa muitas vezes é manha dos vendedores para escoar stock de algo que não tenha assim tanta procura como isso... como a situação depois encarece para o comprador, como no teu caso para enviar a fan de volta, este acaba por ter de ser contentar com o produto ligeiramente diferente)

____

Por outro lado também já apanhei uma manha para contrariar isso. Se vier o produto errado, mando mail ao vendedor a dizer que chegou com defeito. Ele pede para enviar o artigo e pode-se simplesmente responder que não vais estar a gastar € no envio de um artigo defeituoso e pode ou enviar outro ou (eu prefiro) reembolso.

Claro que que isto não é bonito de fazer e fica ao critério e moral de cada um. Mas se os vendedores tentam passar gato por lebre, um gajo também não pode ser parvo

Eles dizem q andam a arrumar o armazem dos ctt onde ficam as coisas para desalfandegar, etc... Mas cheira-me q é tudo mentira. Estamos todos com mesmos problemas. Deve haver razoes politicas ou estratégicas de algum modo para haver um inesperado aumento de maus serviços. Possivelmente querem reduzir as importacoes dos pequenso compradores para melhorar balança economica exportacoes/importacoes... Mês passado mandei vir 30 coisas fora da Europa. Todas nem pararam na alfandega. Agora em 5, 3 ficaram retidas para controlo aduaneiro. Ou seja em termos estatisticos é uma diferença colossal. E atencao q sei q vao andar a implicar com tudo q poderem...

A Alfandega e os CTT nunca funcionaram bem em relação a encomendas Internacionais fora do espaço Schengen, tenho tido tantos problemas ao longo dos anos que já lhes perdi a conta, quando andei a restaurar um veiculo antigo à uns 5 anos, 1 livro pagou direitos alfandegários e demorou 1,5mês na Alfandega, livros estão isentos, nos mesmos meses chegou-me um macaco de tesoura de levantar a viatura e respectivo roquete, embalagem pesada e não pagou nada passou directo, à poucos meses um simples botão de buzina numa caixa 10cm por 10cm passou na Alfandega em 3dias com verificação, uma embalagem pequeníssima de um canhão de fechadura e duas chaves, demorou 4 meses, tudo proveniente da mesma origem com espaço de um dia. Se vos colocasse aqui as respostas dos CTT Internacional, é uma anedota pegada, perguntam qual o despachante em Portugal pois o mercado foi liberalizado, nem sabem que proveniente da USPS são eles, a seguir dizem que nunca deu entrada em Portugal, quando hà registos que tinha entrado, enfim um departamento de reclamações dos CTT Internacional que só serve para dar desculpas esfarrapadas.

Nunca deixei de dar feedback nem nunca dei nenhum que não fosse positivo a mais de 40 compras que fiz. Agora tenho (ou não) de dar feedback a um negocio que correu mal porque veio um item errado mas que entretanto já foi resolvido porque fui ressarcido do valor que paguei. E agora? A minha intenção é dar nota positiva, mas quando aparece "item as described" eu não posso dar as 5 estrelas. O que fariam?

Já me aconteceu muitas vezes!

Pois... depende...

Também é a experiência que tenho!
Em ~10 anos de Ebay e >1000 compras fora da EU!

Mas qual conversa?!:confused::sh)

Se queres ser rigoroso, podias colocar tudo:
"Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro)."

Site da DGAIEC - Descrição Encomendas Postais e Contrafacção

Não vamos lançar confusão!

O que existe agora na lei nº64-A/2008, de 31/12 é isto

1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão isentas as importações de mercadorias que sejam objecto de remessas cujo valor global não exceda (euro) 22.

2 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder o montante mencionado no número anterior, o IVA não é aplicável quando o valor a cobrar seja igual ou inferior a (euro) 10.
APLICAÇÃO
- Redacção da Lei n.º 64-A/2008, de 31/12
CIVA - REGIMES ESPECIAIS - DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO - ARTIGO 22.º

O que existia previamente e que consta ainda no site do DGAIEC é isto

1 - Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão isentas as importações de mercadorias que sejam objecto de remessas cujo valor global não exceda 10 ecus.
2 - Não beneficiam da isenção a que se refere o número anterior as mercadorias objecto de venda por correspondência.
3 - Quando o valor das mercadorias contidas numa remessa exceder os montantes mencionados no n.º 1, o imposto sobre o valor acrescentado e os impostos especiais sobre o consumo não serão aplicados quando o montante global a cobrar for igual ou inferior a 3 ecus.

CIVA - REGIMES ESPECIAIS - DECRETO-LEI N.º 31/89 DE 25 DE JANEIRO - REDACÇÕES ANTERIORES - ARTIGO 22.º

Esta nova lei que entrou em vigor em 2008 creio que seja igual para toda a União Europeia e veio substituir a de 1989. Pelo que não haja dúvidas do que está em vigor nos dias de hoje.

(Eu no passado já tinha feito um post a esclarecer isto se não me engano mesmo neste tópico)

Nunca deixei de dar feedback nem nunca dei nenhum que não fosse positivo a mais de 40 compras que fiz. Agora tenho (ou não) de dar feedback a um negocio que correu mal porque veio um item errado mas que entretanto já foi resolvido porque fui ressarcido do valor que paguei. E agora? A minha intenção é dar nota positiva, mas quando aparece "item as described" eu não posso dar as 5 estrelas. O que fariam?
Se o item veio errado, o feedback não deve ser positivo. Só estás a induzir em erro futuros utilizadores. Eu não tenho qualquer problema em dar feedback real, que é negativo algumas vezes.

uma ajuda se faz favor....

uma encomenda veio errada, ja comuniquei ao vendedor e ele diz que me envia um "prepaid label to return them" (suponho que seja um envelope).

o vendedor é do UK.

a minha duvida é se isso é aceite pelos ctt ou vou ter que pagar eu o envelope na hora???

obrigado

uma ajuda se faz favor....

uma encomenda veio errada, ja comuniquei ao vendedor e ele diz que me envia um "prepaid label to return them" (suponho que seja um envelope).

o vendedor é do UK.

a minha duvida é se isso é aceite pelos ctt ou vou ter que pagar eu o envelope na hora???

obrigado

Mais vale tarde do que nunca. Dizes a ele para mandar na mesma e vais aos ctt com ele, se tiveres que pagar os portes na mesma voltas para casa e informas o vendedor de quanto custam.

Malta

Numa encomenda vinda da China com tracking number (China Post) o tracking diz quando o item é entregue ?

Eu tenho ideia que sim, mas encomendas da China com tracking para mim foram muito poucas

Dia 17 comprei uma consola e ainda não veio. Estranho que as encomendas que fiz no dia anterior chegaram todas esta segunda feira. O Vendedor diz que vai a caminho. Não acho normal uma encomenda de Inglasterra chegar mais que 7 dias.

Voltar
Superior