Já agora, sou o único que quando vaia entrevistas repara que são empresas de recursos humanos que só depois de uma pessoa ter entrevista com elas mandam curriculos para empresas finais, obrigando-nos a ter uma 2ª entrevista com a suposta empresa onde uma pessoa vai trabalhar?
Pode ser uma boa medida para evitar a criação de um departamento de recursos humanos na empresa, mas não é um pouco moroso o processo e repetitivo?
Existe alguma forma de "contornar" a situação, ou seja, saber como ir directamente à empresa final?
Essas empresas de recursos humanos prestam, normalmente, o serviço de
outsourcing, isto é, são contratadas pela Cliente (empresa interessada em recrutar) para tratar de todo o processo de selecção de candidatos, ficando ainda, na maioria dos casos, responsáveis pela formação e contratação.
As vantagens para a empresa cliente são mais que muitas: evita ter que ter um departamento de recursos humanos e - mais importante - não tem de integrar ninguém nos seus quadros. Assim, quando se quiser desfazer de alguém, é fácil - basta dar o toque à empresa de outsourcing e esta que se desenrasque, já que a batata quente é dela (ou seja, é para isso que é paga).
Triste, mas é a realidade. Eu próprio já fui "vítima" deste esquema e posso dizer que é mesmo muito complicado ter dois patrões. E também não é fácil trabalhar num ambiente em que existem funcionários "de 1ª" (com direito a todas as regalias em vigor na empresa) e "de 2ª" (sem regalias porque, apesar de trabalharem para a mesma empresa, o patrão não é legalmente o mesmo, já para não falar nas diferenças de vencimento).
Mas é uma forma de começar, e não será, apesar de tudo, das piores. Sempre tens um contrato e isso confere-te os direitos previstos na lei.
Sucintamente, é assim que se passa. Posto isto, acho que já deves ter percebido aqui a resposta à tua questão.
Este "negócio" do outsourcing há muito que se encontra em franca expansão e tudo aponta para que assim continue...