TÓPICO do "GABANÇO"... (rir, rir e rir)

Mas porquê? Gostas de estragar dinheiro? O ambiente?:confused:

Trata mas é bem do teu carro, vai estando em cima dos niveis e pronto!

Não companheiro, acho 30 mil km's muito para um óleo lá estar, não prejudica em nada muito pelo contrário, o óleo é o mais importante na manutenção do motor e trocar em cada 15k só faz bem

Também depende do tempo que demoras a fazer esses 30 mil kms. Mas o meu conselho é que não faças tantos kms. com o mesmo óleo...pode haver problemas a certos componentes internos - árvores de cames desgastadas e óleos a desenvolver fungos vai-se vendo [;)]

Vendo que o carro com oleo saturado (e filtros claro), começa a deitar mais cheiro a Gasoleo (presumo, poluir mais) e em casos mais fumo, fazer de 15 em 15.000km so ajuda o ambiente. E a maior parte das oficinas recicla o oleo usado [;)]

Ca em casa é de 20 em 20.000km, o que da certa de 1 ano por revisao.

Essas vossas conversas de fazer mais cedo porque blá blá é negar a evolução da industria automóvel e dos lubrificantes.

Há 20/30 anos ninguém acreditava que um óleo fazia 15k km.

Se formos a ver bem está mal referir os genéricos 30k km ou 2 anos. Os serviços longlife consistem em intervalos VARIÁVEIS.

Igorando detalhes técnicos (porque pelo menos eu não os domino), os motores que fazem longlife tem no carter um sensor que através de vários parametros avalia a qualidade do óleo e quando necessário, o cb avisa.

Um carro em longlife que faça muita cidade e para arranca, quase de certeza que aos 15/20k km já o cb está a pedir mudança de óleo. O dinheiro e o carro são vossos e fazem com eles o que bem entenderem, mas penso que a opinião mais sensata é seguir o que o cb manda.

Essas vossas conversas de fazer mais cedo porque blá blá é negar a evolução da industria automóvel e dos lubrificantes.

Há 20/30 anos ninguém acreditava que um óleo fazia 15k km.

Se formos a ver bem está mal referir os genéricos 30k km ou 2 anos. Os serviços longlife consistem em intervalos VARIÁVEIS.

Igorando detalhes técnicos (porque pelo menos eu não os domino), os motores que fazem longlife tem no carter um sensor que através de vários parametros avalia a qualidade do óleo e quando necessário, o cb avisa.

Um carro em longlife que faça muita cidade e para arranca, quase de certeza que aos 15/20k km já o cb está a pedir mudança de óleo. O dinheiro e o carro são vossos e fazem com eles o que bem entenderem, mas penso que a opinião mais sensata é seguir o que o cb manda.
Não vejo nisso uma negação da evolução da industria automóvel e dos lubrificantes.
O que vejo é uma opção pessoal, uma prerrogativa... que não tem mais nada de negativo a não ser factor económico, mas também... quem optar por encurtar os intervalos de mudança do óleo, é porque o pode fazer.
pontos negativos? Não vejo... só faz bem. Com isto não digo que as marcas estão erradas ao determinar as trocas de x em x quilómetros.

Não vejo nisso uma negação da evolução da industria automóvel e dos lubrificantes.
O que vejo é uma opção pessoal, uma prerrogativa... que não tem mais nada de negativo a não ser factor económico, mas também... quem optar por encurtar os intervalos de mudança do óleo, é porque o pode fazer.
pontos negativos? Não vejo... só faz bem. Com isto não digo que as marcas estão erradas ao determinar as trocas de x em x quilómetros.
Na minha opinião (e não quero ofender ninguém), quando se argumenta que 30k km é muito para um óleo, esta-se a negar que os óleos não evoluiram em muitas direcções como a durabilidade por exemplo.

Há 20/30 anos ninguém acreditava que um óleo fazia 15k km. Já se aceitou isso. Porque não aceitar que um óleo actual pode fazer ATÉ 30k km?

Na minha opinião (e não quero ofender ninguém), quando se argumenta que 30k km é muito para um óleo, esta-se a negar que os óleos não evoluiram em muitas direcções como a durabilidade por exemplo.

Há 20/30 anos ninguém acreditava que um óleo fazia 15k km. Já se aceitou isso. Porque não aceitar que um óleo actual pode fazer ATÉ 30k km?
Eu não nego isso... e não me parece que a maioria o faça...
Mas agora diz lá... tens o óleo há 15K ou 20k quilómetros no carro. Tu a um amigo... tu mantens o óleo, o teu amigo decide trocar... quem anda com óleo em melhores condições? Isto, com o mesmo motor e mesmo óleo... tu ou o teu amigo?
Se se pode trocar mais cedo... melhor. Não é a negação a que te referes... é prevenção e opção pessoal.

Eu não nego isso... e não me parece que a maioria o faça...
Mas agora diz lá... tens o óleo há 15K ou 20k quilómetros no carro. Tu a um amigo... tu mantens o óleo, o teu amigo decide trocar... quem anda com óleo em melhores condições? Isto, com o mesmo motor e mesmo óleo... tu ou o teu amigo?
Se se pode trocar mais cedo... melhor. Não é a negação a que te referes... é prevenção e opção pessoal.

E se se trocar todos os 1000km ainda se anda com óleo melhor. :)
Mas na verdade não há nada que justifique isso. Eu entendo que parece "esquisito" ter o mesmo óleo durante tantos Km mas se é assim que dizem para fazer eu acredito que não vai ser mau para o motor.

Turbaça a dar o berro, segmentos e bielas com desgaste prematuro.

Mas devido a revisões com intervalos elevados, é isso?

E voltando ao tema do "gabanço", ontem o meu sogro abriu um espumante caseiro, eu provei e disse:
"elá, este é BRUTO!"

E vai ele gabou-se:
"Não, não! É caseiro!"
[:D]

Última edição:
Mas devido a revisões com intervalos elevados, é isso?

Sim. Encurtando os intervalos de revisão, verificou-se que os problemas nessas peças diminuíram drasticamente. Conheço quem tenha uma Laguna 1.9 DCI e que faz as revisões de 5 em 5 mil km (anda mesmo muito pouco, umas voltas ao sábado e ao domingo apenas) e 0 problemas até hoje.

Claro que o intervalo de 5 mil km é exagerado, mas o óleo está lá mais do que um ano. É um carro que nunca fico dentro da garagem, apanha chuva, sol, geada, etc. O óleo vai ganhando humidade e ao fim de um ano, mesmo com poucos km ele degrada-se, ainda por cima com as voltas curtas que a carrinha dá, em que nem chega a aquecer.

Bem sei que é uma estupidez ter um carro a gasóleo para aquelas condições de utilização, mas pronto cada um escolhe o que quer com o dinheiro que tem.

Com isto tudo só para dizer que aquela unidade problemática, com problemas crónicos conhecidos, ao fazer revisões com intervalos muito curtos nunca deu problema algum. Já não se pode dizer o mesmo dos que fazem revisões com intervalos maiores. (basta ir ao fórum da respectiva marca).

Portanto o intervalo de revisões não é assim tão irrelevante como se diz.

Há pessoas que logo que o carro ligue e não acenda nenhuma luz está tudo bem. Andar com um óleo 30 ou 40 mil km é assassinar o motor. Nem é pôr em causa a qualidade do óleo, porque um óleo 100% sintético 0W30 aguenta bem esses km, mas filtros (o de ar principalmente) ficam completamente sujos e muitas vezes obstruídos.

Depois esses óleos são bons em condições ideias, do género arrancar com o carro da garagem, fazer uma viagem de 50 ou 100 ou 200 km e parar o carro.

Com condições severas como ficar o carro toda a noite ao frio, ligá-lo e passados uns km desligar, passado 5 minutos ligar, andar 2 km e desligar outra vez. Andar no para-arranca com o óleo a atingir temperaturas elevadíssimas.

Por muita tecnologia que se empregue, é impossível contrariar (apenas é possível atenuar) as reacções químicas que vão degradando o óleo.

Revisões de 30 em 30 mil km concordo para quem faça muitos km. Noutras situações esse intervalo é um autêntico assassinar do motor, porque para muitas pessoas significa andar com o mesmo óleo 2 ou 3 anos (e muitas pessoas não sabem que o óleo se estraga com os anos, pensam que só se troca quando atingir determinados km).

Mas Maraki, acho que há uma coisa que tu ainda não percebeste. Regra geral diz-se que os óleos longlife fazem 30k km ou 2 anos.

Quanto ao intervalo de tempo, tens razão que há muitas pessoas que deixam o óleo no motor anos e anos, mas isso é irresponsabilidade/ignorância delas.

Quanto aos kms, mais uma vez digo que os motores para longlife trazem um sensor no carter que através de determinados paramatros determina a qualidade do óleo e no caso das propriedades deste já não forem as ideais avisa para mudar o óleo.

Um motor com longlife que faça muito para arranca ou trajectos muito curtos, o mais certo é pedir para mudar o óleo aos 15/20k km.

EDIT: Peço desculpa por prolongar o offtopic, mas penso que se está a ter uma discussão interessante.

Quanto aos filtros, estes também tem intervalos definidos. No 1.9 TDI de 110cv, o filtro de ar é para mudar a cada 60k km ou 2 anos.

Na minha opinião, em vez de termos a maioria dos condutores a cumprir o plano dos fabricantes, generalizando um pouco, estes dividem-se em 2. Uns são cuidadosos em demasia, outros são uns desleixados de primeira.

Existe também por ai muito manel gt que diz que um filtro de óleo só se troca a cada 2 mudas...

Última edição:
Mas Maraki, acho que há uma coisa que tu ainda não percebeste. Regra geral diz-se que os óleos longlife fazem 30k km ou 2 anos.

Quanto ao intervalo de tempo, tens razão que há muitas pessoas que deixam o óleo no motor anos e anos, mas isso é irresponsabilidade/ignorância delas.

Quanto aos kms, mais uma vez digo que os motores para longlife trazem um sensor no carter que através de determinados paramatros determina a qualidade do óleo e no caso das propriedades deste já não forem as ideais avisa para mudar o óleo.

Um motor com longlife que faça muito para arranca ou trajectos muito curtos, o mais certo é pedir para mudar o óleo aos 15/20k km.

Certo, mas também te digo para não acreditares a 100% no que esses sensores te dizem. Dou-te um exemplo de um 530d (de 2004) que ia a oficina. Tinha 100 e poucos mil km e o tal sensor. O que é certo é que o óleo saía completamente queimadinho, parecia água mesmo, passavas os dedos e aquilo desaparecia. O dono era sempre a fundo em auto estrada. Achas que esse tal sensor algum dia indicou ao dono para trocar o óleo mais cedo?

Começou com as tais revisões de 30 em 30 mil km, com óleo 0W30, acabou com revisões com 15W40 de 10 em 10 mil km, e motor na sucata com menos de 200 mil km. Lá o trocou por um Mercedes E250 CDI.

Com condução dura, e na minha opinião, esses óleos não cumprem perfeitamente a sua função, há um conjunto enorme de factores que as marcas não conseguem prever.

Certo, mas também te digo para não acreditares a 100% no que esses sensores te dizem. Dou-te um exemplo de um 530d (de 2004) que ia a oficina. Tinha 100 e poucos mil km e o tal sensor. O que é certo é que o óleo saía completamente queimadinho, parecia água mesmo, passavas os dedos e aquilo desaparecia. O dono era sempre a fundo em auto estrada. Achas que esse tal sensor algum dia indicou ao dono para trocar o óleo mais cedo?

Começou com as tais revisões de 30 em 30 mil km, com óleo 0W30, acabou com revisões com 15W40 de 10 em 10 mil km, e motor na sucata com menos de 200 mil km. Lá o trocou por um Mercedes E250 CDI.

Com condução dura, e na minha opinião, esses óleos não cumprem perfeitamente a sua função, há um conjunto enorme de factores que as marcas não conseguem prever.
Um caso é um caso e a nivel estatistico não quer dizer nada.

Até posso especular que o caso que referes é um defeito de fabrico ou que o óleo 15W40 é que deu cabo do carro (acho uma viscosidade estranha). Não conheço o caso em questão, mas os carros tem manuais de instrucções onde vem referido os intervalos de manutenção. Se aquilo nunca mais avisa, é melhor ir ver o que se passa.

Só existe para mim um motivo para encurtar os intervalos de manutenção para metade (e sei que isto é referido pela vw), que é em paises em que o gasóleo tem um teor de enxofre muito alto, dos quais Portugal não faz parte.

Claro que um tdi "do açu" tem um desgaste muito maior e os intervalos devem ser mais reduzidos, mas penso que estamos a falar todos de carros stock e não de traineiras.

Penso que a manutençao de um 1.9 TDI seja de 30 em 30.000km, se nao for, tambem olha que de negativo mudanças de 10 em 10.000km nao tem, so para a carteira claro esta.
.

a minha preocupação aqui é o meio ambiente, mas confesso tb que não sei até que ponto o óleo pode ser reciclado/ reutilizado

Voltar
Superior