Tópico do IRS

Não só para quem ganha isso, mas também é MUITO vantajoso para qualquer pessoa que tenha dividendos apenas de uma empresa nacional.

É o meu caso, e conheço várias pessoas com uma situação similar à minha, que desconheciam por completo que têm direito a pagar apenas 50% do IRS sobre os dividendos.

Em alguns casos isso representa uma enormidade de dinheiro, mas o estado quer que essas pessoas façam IRS automático e desistam de receber aquilo a que têm direito.
.

Sim, mesmo estando o contribuinte enquadrado num escalão alto, pode ser muito vantajoso.
Apenas poderá não ser vantajoso se tiver rendimentos de outros capitais muito elevados. É fazer contas.

Já seguiu. É quase metade do que esperava receber(normalmente recebo o que retia na fonte), mas já sabia que havia mexidas e ia dar algo do género... Antes isso que pagar

este ano as coisas estão muito facilitadas, pode ser tudo automático....

até para quem tem rendimentos da categoria B

o ano passado não dava para mim fazer automático

[Contas Poupança] Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Novo artigo+vídeo sobre englobamento de juros/dividendos, mais-valias e/ou rendas no IRS.

Vantajoso para rendimentos totais (salários/pensões + um ou mais dos indicados acima) brutos até ~20k em 2023 (~25k em 2024) por titular.​

Um desafio para ti Jordão e relacionado com o assunto.[:D]

https://taofinance.pt/declare-metade...va-2011-96-ue/

Acho que já referi a possibilidade já há 2 anos e com base nesse artigo.

Mas implica que as pessoas andem a pedir às empresas onde são acionistas a declaração.

Na prática transformam-se em funcionários da burocracia.[:D]

Mas existe a possibilidade de só declarar 50% dos dividendos não só das empresas portuguesas, mas europeias também.

Última edição:
Irs automático...
Aparece juros do CH e os PPR, mas se for ver a declaração não aparece no anexo H os juros do CH 🤔
Melhor simular manual? A ver se não fica lá tanto € 😂

Irs automático...
Aparece juros do CH e os PPR, mas se for ver a declaração não aparece no anexo H os juros do CH 🤔
Melhor simular manual? A ver se não fica lá tanto € 😂

como não aparecem os juros do CH ?

a mim aparece, vê lá bem

só se o teu banco não comunicou bem às finanças

a mim inclusive os pagamentos por conta aparecem, porque tenho rendimentos da categoria B

só não submeti o meu porque tinha o IBAN desatualizado

alterei e agora está em estado de confirmação

foi burrice minha não ter feito isso antes

mas será que poderei submeter mesmo assim ?

como não aparecem os juros do CH ?

a mim aparece, vê lá bem

só se o teu banco não comunicou bem às finanças

a mim inclusive os pagamentos por conta aparecem, porque tenho rendimentos da categoria B
Aparecem na "consulta da declaração"?

A mim aparece na página inicial (IRS automático) mas não no anexo H

Um desafio para ti Jordão e relacionado com o assunto.[:D]

https://taofinance.pt/declare-metade...va-2011-96-ue/

Acho que já referi a possibilidade já há 2 anos e com base nesse artigo.

Mas implica que as pessoas andem a pedir às empresas onde são acionistas a declaração.

Na prática transformam-se em funcionários da burocracia.[:D]

Mas existe a possibilidade de só declarar 50% dos dividendos não só das empresas portuguesas, mas europeias também.

Informação valiosa.

Muitos se calhar arriscam só pedir as declarações caso sejam chamados. Mas tudo indica que podem ser demoradas de obter, e ao "aparecer" sem elas está-se a falhar um requisito formal para o benefício dos 50%.

Uma dúvida: vendo o excedente de energia dos painéis solares.

Sendo valores bastantes baixos, enquadrados no regime de isenção de IVA e IRS, necessito de declarar alguma coisa agora no modelo 3?

Pq não aparece na Declaração....Se os PPR aparecem pq não aparece os Juros CH 🤔

Não custa simular manual....

sim, mas no meu caso é tanta porcaria a preencher, e depois mudei de banco no CH...

ao simular dava um valor bem abaixo do automático

por isso aceitei e já está em "liquidação em processamento", como o colega "Registado" em cima

Já submeti manual tem de ser no meu caso, vou receber quase o dobro que o ano passado também tive mais despesas em educação e saúde[;)]

Voltar
Superior