Tópico do IRS

Está (e esteve) normal.

Não há é a opção 2023.

😂
1c8a7925d4fb85bb9c07392cd8e0c3e6.jpg

O ano passado só meti a declaração de substituição depois do dinheiro entrar

O ano passado a família deu o IRS para fazer a um contabilista, que por qualquer razão deixou o anexo das mais valias de fora.

Corrigi o erro passado dois dias, com segunda declaração. Posteriormente a AT fez o reembolso devido à primeira declaração, e só depois a cobrança devida da segunda (incluindo, obviamente, devolver o reembolso).

Como tenho débito directo, fiquei com o reembolso um par de meses a ornamentar a conta [;)]

Se não abrir hoje, amanhã vai entupir na certa.

Com excedente orçamental, os cofres cheios, ainda vão pôr o pessoal a receber mais tarde em vez de fazerem o oposto :S

Contas estrangeiras de Trade Republic e Interactive Brokers tem de se declarar? Acho que nelas o IBAN não esta só associado a nós?

Openbank também?

Claro que não enviei.
Era só uma "chalaça", por os colegas forunistas estarem aflitos para poderem enviar a declaração.

acho que toda a gente está à espera do quanto vão receber, ou noutros casos é o quanto infelizmente vão ainda ter que pagar

podem haver surpresas desagradáveis, houve muitas mexidas nos escalões

no meu caso é trabalho dependente ( eu e esposa ), e depois a minha esposa é comissionista ( ramo imobiliário ), fez vários pagamentos por conta, o ano passado foram 3....além do trabalho dependente como professora, em conjunto eu e ela descontamos uma brutalidade

para mim é uma incógnita, e depois tenho um filho de 21 anos declarado como dependente, mas fez alguns trabalhos e descontou, neste momento está emigrado

por isso estou em pulgas para saber​

Last edited:
Contas estrangeiras de Trade Republic e Interactive Brokers tem de se declarar? Acho que nelas o IBAN não esta só associado a nós?

Openbank também?

Declara-se quando o IBAN está ao nosso nome. É o caso do Openbank e Trade Republic (é um IBAN virtual, mas só teu). IB não sei, quando transferes para lá usas o teu nome ou o da empresa no destinatário?

[Contas Poupança] Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Novo artigo+vídeo sobre englobamento de juros/dividendos, mais-valias e/ou rendas no IRS.

Vantajoso para rendimentos totais (salários/pensões + um ou mais dos indicados acima) brutos até ~20k em 2023 (~25k em 2024) por titular.​

Não só para quem ganha isso, mas também é MUITO vantajoso para qualquer pessoa que tenha dividendos apenas de uma empresa nacional.

É o meu caso, e conheço várias pessoas com uma situação similar à minha, que desconheciam por completo que têm direito a pagar apenas 50% do IRS sobre os dividendos.

Em alguns casos isso representa uma enormidade de dinheiro, mas o estado quer que essas pessoas façam IRS automático e desistam de receber aquilo a que têm direito.

Caso concreto: O Manel Joaquim retirou 50.000 euros em dividendos da sua pequena empresa, pagou 14.000 euros de IRS, mas na verdade tem direito a pagar apenas 7.000.

Só que o estado não vai avisá-lo, e se ele não souber, vai deixar os outros 7.000 como potencial "doação".

Back