Tópico do IRS

As declarações com anexos "G", demoram uma eternidade.

Na declaração referente ao ano em que troquei de casa e entreguei anexo G, ainda fui chamado duas vezes para ir lá mostrar os documentos da venda da casa e compra da outra e só recebi o pilim em novembro. :sh)[8b]

Sei que me vou repetir, mas isto ainda me causa um pouco de confusão.

Entreguei a declaração automática (só com rendimentos da categoria A) pois tinha feito uma simulação com a manual (rendimentos da categoria A + categoria E de certificados de aforro) e no final, como o valor do reembolso não mudou, acabei por entregar a automática (ou seja só categoria A; exclui a E). Irei ter problemas com as finanças por não ter declarado os ganhos da categoria E? É melhor fazer uma declaração de substituição? Ou não há problema visto que de toda a maneira os 28% já estão automaticamente pagos?

Muito obrigado desde já

Last edited:
Sei que me vou repetir, mas isto ainda me causa um pouco de confusão.

Entreguei a declaração automática (só com rendimentos da categoria A) pois tinha feito uma simulação com a manual (rendimentos da categoria A + categoria E de certificados de aforro) e no final, como o valor do reembolso não mudou, acabei por entregar a automática (ou seja só categoria A; exclui a E). Irei ter problemas com as finanças por não ter declarado os ganhos da categoria E? É melhor fazer uma declaração de substituição? Ou não há problema visto que de toda a maneira os 28% já estão automaticamente pagos?

Muito obrigado desde já

Sim, vais. Faz a de substituição.

Os rendimentos da E que ele refere são certificados de Aforro, não precisa de declarar. (tendo em conta que ele diz que não afetava o valor a receber tem uma taxa mais elevada que os 28%, faria sentido entregar se fosse para receber mais dinheiro)

Last edited:
No anexo E, ganhei por exemplo 431.29€, dos quais 120.70 foram retidos no IRS... Apenas declaro os 431.29€ certo?

Afinal declaro ou não declaro? É que a automática já foi aceite :confused:

Exatamente como disseste (a bold)

Não vai nada!
Rendimentos sujeitos a taxa liberatória só se declaram por opção do contribuinte se ele os quiser englobar.

Exatamente como disseste (a bold)

Não vai nada!
Rendimentos sujeitos a taxa liberatória só se declaram por opção do contribuinte se ele os quiser englobar.

Pois, era esta a ideia que tinha... Englobei os da A com os da E, mas ficou o valor de reembolso na mesma, nem me chateei e coloquei a automática.

Mega obrigado apr:)apr:)apr:)apr:)

Esta treta não passa de "declaração certa". Só se quiserem... :rolleyes:

Epá e tu reclamas? Devias era de estar a bradar aos céus por já ta terem validado..... ao resto do pessoal ainda está "aguarda validação".... [;)]

E uma cena curiosa. Mesmo que passe para Declaração Certa na realidade não está "completamente certa", ainda podem aparecer divergências....

Back