Fiquei um bocado chateado com a DEGIRO. Eles mandam um relatório anual, mas os valores não batem certo com o que de facto aconteceu. As diferenças são pequenas, mas existem. Apesar de estarem separados os títulos e as datas de venda, os valores nem sempre são os mais corretos, e encontrei uma diferença de alguns euros entre as mais valias que eles apresentam no relatório, e o que realmente ocorreu.
Escrevi para o apoio ao cliente, e a resposta foi a seguinte:
"Embora este relatório tenha sido criado com o maior cuidado, a DEGIRO não assume qualquer responsabilidade por quaisquer imprecisões ou erros neste relatório pelo que deverá guiar-se pelo Resumo da Carteira, o qual pode extrair como PDF ou XLS, por exemplo. Mais informamos que o Relatório Anual é gerado de forma igual para todos os clientes, o que leva a alguns erros como as taxas de autoFX aplicadas e a taxa de conversão visto que é utilizado o valor de conversão do final do dia e não aquele que foi aplicado no momento em que a transação foi efetuada. Também poderá encontrar custos de conectividade à bolsa que não foram cobrados no ano em questão e que o poderão induzir em erro.
Em relação a isto, tenha em mente que no caso da sua conta ter sido alvo de ações corporativas ou transferências de carteira, a informação presente neste relatório pode ter sido afetada.
Informamos também que o Relatório Anual não tem qualquer valor a nível fiscal e é meramente informativo para o cliente."
Bem, se é para induzir o cliente em erro, se calhar mais valia não emitirem o relatório?? :sh)
Não faz qualquer sentido fazerem um relatório mal feito e que deduzo é comunicado às finanças, o que pode levar a divergências.
Já agora os custos de conetividade o que fazem?
Eu tenho deduzido aos dividendos que recebo (não sei se é o mais correto), mas não vejo outra forma de o fazer.