Tópico do IRS

Sim, já foram sujeitos a retenção...

Pensava que apenas tinha que declarar os juros se fizesse resgate dos certificados de aforro. Assim sendo, tenho que colocar os juros recebidos relativos aos certificados de aforro, tanto os meus como os da minha mulher, correto?

Se já foram sujeitos a retenção, não precisas declarar.

Só declaras por opção, junto com todos os juros, dividendos e resgates de PPR nacionais (anexo E quadro 4B) e estrangeiros (anexo J quadro 8, estes declaras sempre) para os englobar ou seja somar aos salários. Os dividendos nacionais podem ser declarados em apenas 50%, os resgates de PPR também podem ser ajustados (detalho se for o caso).

O rendimento dos certificados de aforro é trimestral, porque é sujeito a retenção. No AforroNet tens uma declaração de rendimentos. O resgate é irrelevante para o IRS.

Last edited:
Se já foram sujeitos a retenção, não precisas declarar.

Só declaras por opção, junto com todos os juros, dividendos e resgates de PPR nacionais (anexo E quadro 4B) e estrangeiros (anexo J quadro 8, estes declaras sempre) para os englobar ou seja somar aos salários. Os dividendos nacionais podem ser declarados em apenas 50%, os resgates de PPR também podem ser ajustados (detalho se for o caso).

O rendimento dos certificados de aforro é trimestral, porque é sujeito a retenção. No AforroNet tens uma declaração de rendimentos. O resgate é irrelevante para o IRS.

Ok, muito obrigado...

Uma dúvida: uma venda de uma HPP com reinvestimento no mesmo ano e considerando os seguintes valores (meramente ilustrativo):
Venda: 350k
Compra: 150k
Liquidação de empréstimo da casa vendida: 50k
Compra da nova: 500k (200k com recurso a crédito)

No anexo G quadro 5, quais os montantes que devem constar nos campos 5006 e 5008? Além desses campos e do campo do empréstimo liquidado há mais algum campo que esteja a escapar?

Obrigado

Uma dúvida: uma venda de uma HPP com reinvestimento no mesmo ano e considerando os seguintes valores (meramente ilustrativo):
Venda: 350k
Compra: 150k
Liquidação de empréstimo da casa vendida: 50k
Compra da nova: 500k (200k com recurso a crédito)

No anexo G quadro 5, quais os montantes que devem constar nos campos 5006 e 5008? Além desses campos e do campo do empréstimo liquidado há mais algum campo que esteja a escapar?

No 5006 e 5008, o valor de entrada na nova HPP (valor de aquisição - valor de empréstimo), sem impostos e despesas. Se compraste por 500k e pediste 200k de empréstimo, indicas 300k.

No subquadro A1, identificas o imóvel.

IRS - Anexo G - Mais Valias | Venda e reinvestimento no mesmo ano

Last edited:
No 5006 e 5008, o valor de entrada na nova HPP (valor de aquisição - valor de empréstimo), sem impostos e despesas. Se compraste por 500k e pediste 200k de empréstimo, indicas 300k.

No subquadro A1, identificas o imóvel.

IRS - Anexo G - Mais Valias | Venda e reinvestimento no mesmo ano
Obrigado!

Então há um problema qualquer aquando da simulação, já que apura uma mais valia muito acima do real e como tal o imposto a pagar é significativamente superior ao que deveria ser. Têm conhecimento de alguma anomalia no simulador do Mod3.

No quadro 4, a pessoa em questão registou a venda em 2 linhas (4001 e 4002), quotas partes 50%, casal que comprou a casa ainda como solteiros. A nova casa já foi adquirida como casados.

Já ouvi dizer que o nestes casos o simulador só considera a linha 4001, é verdade?

Ou então o simulador não está a considerar o crédito amortizado na altura da venda, apesar de ter sido registado no devido campo.

Ando intrigado com isto.

Obrigado

Ora bem, já submeti a minha declaração...
🚩 Despontou logo no momento da submissão 2 Red Flags

- Alerta da possibilidade de IRS Jovem (que apesar da minha idade ainda não ultrapassei os 35 anos à data dos rendimentos de 2025, não se aplica, porque já entreguei mais de 10 declarações de IRS individualmente);

- O tema da mais valia, por ter vendido um terreno por um valor inferior ao valor por qual comprei e gerou uma menos valia.

Derivado a este tema da venda do terreno, cheira-me que ainda vão pedir elementos adicionais e vão atrasar o reembolso a que tenho direito. Ou em virtude da menos valia serem meia duzia de (k €) a AT não se irá incomodar? Verdade seja dito que nunca tinha feito nenhuma transação com bens imóveis!

Ora bem, já submeti a minha declaração...
🚩 Despontou logo no momento da submissão 2 Red Flags

- Alerta da possibilidade de IRS Jovem (que apesar da minha idade ainda não ultrapassei os 35 anos à data dos rendimentos de 2025, não se aplica, porque já entreguei mais de 10 declarações de IRS individualmente);

- O tema da mais valia, por ter vendido um terreno por um valor inferior ao valor por qual comprei e gerou uma menos valia.

Derivado a este tema da venda do terreno, cheira-me que ainda vão pedir elementos adicionais e vão atrasar o reembolso a que tenho direito. Ou em virtude da menos valia serem meia duzia de (k €) a AT não se irá incomodar? Verdade seja dito que nunca tinha feito nenhuma transação com bens imóveis!

Mais e menos valias de imóveis nos últimos anos tem sido muito normal pedirem os documentos de suporte de tudo (escrituras e faturas das despesas)..

E fazendo a entrega assim, há alguma consequência se o casal for contemplado com uma ida às finanças? 😅

O casal tem os comprovativos todos.

Obrigado Jordão pelo rápido esclarecimento.

A possibilidade da ida às finanças é enorme quando estamos a falar de mais-valias de imóveis.
Em imensos casos vais podes responder ao pedido da AT enviando documentos digitalizados (na opção divergências).

A quem estiver interessado, encontrei este guia que supostamente é para contabilistas, mas que tem informações interesssantes para "contabilistas amadores" que se aventuram a fazer a declaração de IRS por conta própria:

https://www.occ.pt/sites/default/files/public/2025-04/Guia_Pratico_MAIS-VALIASMd2.pdf

E também há um livro:
https://www.occ.pt/sites/default/files/public/2026-03/Essencial_IRS2026_DIG_final.pdf

E para algumas outras coisas relacionadas com impostos:
https://www.occ.pt/pt-pt/noticias/colecao-essencial-2026-disponivel

Como diria o Asterix.....c'um enorme C%$% !

Ao ler esses livros fiquei a perceber a razão de porque necessitamos de 250 deputados e uns quantas dezenas de milhares de fp nas finanças.......

Realmente a malta gosta de complicar......só me ocorre a anedota do caçador e do urso....

Fiquei um bocado chateado com a DEGIRO. Eles mandam um relatório anual, mas os valores não batem certo com o que de facto aconteceu. As diferenças são pequenas, mas existem. Apesar de estarem separados os títulos e as datas de venda, os valores nem sempre são os mais corretos, e encontrei uma diferença de alguns euros entre as mais valias que eles apresentam no relatório, e o que realmente ocorreu.

Escrevi para o apoio ao cliente, e a resposta foi a seguinte:

"Embora este relatório tenha sido criado com o maior cuidado, a DEGIRO não assume qualquer responsabilidade por quaisquer imprecisões ou erros neste relatório pelo que deverá guiar-se pelo Resumo da Carteira, o qual pode extrair como PDF ou XLS, por exemplo. Mais informamos que o Relatório Anual é gerado de forma igual para todos os clientes, o que leva a alguns erros como as taxas de autoFX aplicadas e a taxa de conversão visto que é utilizado o valor de conversão do final do dia e não aquele que foi aplicado no momento em que a transação foi efetuada. Também poderá encontrar custos de conectividade à bolsa que não foram cobrados no ano em questão e que o poderão induzir em erro.

Em relação a isto, tenha em mente que no caso da sua conta ter sido alvo de ações corporativas ou transferências de carteira, a informação presente neste relatório pode ter sido afetada.

Informamos também que o Relatório Anual não tem qualquer valor a nível fiscal e é meramente informativo para o cliente."

Bem, se é para induzir o cliente em erro, se calhar mais valia não emitirem o relatório?? :sh)

Back