Omega
Well-known member
[Obrigado Omega aprapr
apr
O funcionário do banco disse que eram as indicações que tinha "de cima", mas confessou "off the record" que ele próprio não está totalmente convencido (e ele também tem acções).
[Obrigado Omega aprapr
apr
O funcionário do banco disse que eram as indicações que tinha "de cima", mas confessou "off the record" que ele próprio não está totalmente convencido (e ele também tem acções).
Omega, mais uma vez, muito obrigada pela ajuda![]
A pessoa que a atendeu nas Finanças foi bem fixe, manteve a última senha e rectificou a morada. Este assunto está resolvido.
Agora, começam as dúvidas com o Anexo B: onde se declara o valor de um acto isolado? Campo 403?
PT-ACS anyone??
Eu e o meu pai recebemos a declaração da PT-ACS (Plano de Saúde da PT), do qual sou beneficiário pelo meu pai. Só que enviaram a declaração, e o resto... desen'mer... como se costuma dizer.
Portanto, na minha folha, temos aqui 2 valores: "Contribuição para subsistemas legais de saúde" e "Despesas de saúde não reembolsadas com IVA até 5%". Na folha do meu pai, apenas o segundo, mas o primeiro veio na declaração da entidade patronal dos rendimentos e retenções/deduções.
Ora quanto ao segundo, não há duvidas. Já o primeiro (Contribuição para subsistemas legais de saúde)... é que não se sabe se isto entra ou não, e se entra, entra onde.
PT-ACS anyone??
Eu e o meu pai recebemos a declaração da PT-ACS (Plano de Saúde da PT), do qual sou beneficiário pelo meu pai. Só que enviaram a declaração, e o resto... desen'mer... como se costuma dizer.
Portanto, na minha folha, temos aqui 2 valores: "Contribuição para subsistemas legais de saúde" e "Despesas de saúde não reembolsadas com IVA até 5%". Na folha do meu pai, apenas o segundo, mas o primeiro veio na declaração da entidade patronal dos rendimentos e retenções/deduções.
Ora quanto ao segundo, não há duvidas. Já o primeiro (Contribuição para subsistemas legais de saúde)... é que não se sabe se isto entra ou não, e se entra, entra onde.
Eu só tenho rendimentos de categoria B.
Alguém sabe se está disponível a simulação? Fui tentar mas o anexo B não aparece... (Já vi, está respondido na página anterior)
Agora outra questão:
Comprei um apartamento que tem gaz natural. Neste momento, onde estou tenho gaz propano e comprei um esquentador para lá. Tenho 2 soluções:
- Mandar trocar o injector (custa dinheiro, não sei quanto);
- Vender o que tenho e comprar um próprio para gaz natural.
Queria saber a vossa ideia, pois penso que comprando um novo posso metê-lo no irs e recupero 30%, certo?
Aproveito para mais uma questão.
Sou casado e é a primeira vez que vou meter as declarações em conjunto. Temos as senhas dos 2. É indiferente entrar com uma ou outra? Terei que entrar com uma e depois meter a outra, penso eu de que...
PT-ACS aqui...
Isso é uma dúvida que tenho todos os anos. Junto sempre aos descontos para a Segurança Social.
Nos anos anteriores, nas repartições de finanças diziam-me sempre coisas diferentes. Mas liguei para a PT-Pro (que processa os nossos ordenados) e disseram para somar à SS.
Este ano liguei para o Helpdesk das Finanças e disseram-me o mesmo...
Pode ser que o Omega confirme.
Fonix
Outra vez que não me lembro
Como é que eu vejo a freguesia do imóvel que declarei ?
E depois as mulheres é q são loiras!!!![]
Opção contribuintes; consultar; património; património predial/cadernetas... and... voilá, tá lá tudo o que precisas.[]
OK, Obrigado. []
Agradeço e ofereço em reconhecimento.
![]()
Não era necessário mas obrigada.
Agora envia lá isso q o prazo tá a terminar.
So hoje, ao fazer o IRS para um colega meu, é que vi que não coloquei, na minha declaraçao, os descontos para a segurança social.
Vi os campos preenchido com os rendimentos e nem reparei que faltava a seg. social. Grande parvo.
Vou agora fazer a declaraçao de substituição, não devia ter sido detectado o erro pelo sistema? é que a minha declaração ja estava como "calculo provisorio de reembolso".