Tópico do IRS

Obrigado Omega apr:)apr:)apr:)

O funcionário do banco disse que eram as indicações que tinha "de cima", mas confessou "off the record" que ele próprio não está totalmente convencido (e ele também tem acções).
[;)][;)]

Omega, mais uma vez, muito obrigada pela ajuda![;)]

A pessoa que a atendeu nas Finanças foi bem fixe, manteve a última senha e rectificou a morada. Este assunto está resolvido.

Agora, começam as dúvidas com o Anexo B: onde se declara o valor de um acto isolado? Campo 403?

Óptimo!

Quanto ao anexo B 1º fazes o enquadramento no quadro 1 - campo 02 e 03 e/ou 04.

Depois no quadro 4 - A ou B fazes as devidas opções que podem ser no 403 ou não ...

Dá uma leitura nas pág. 4 e 5 do pdf

http://www.dgci.min-financas.pt/NR/rdonlyres/C56A0BB2-BA08-4FFB-81A0-294DACF737B7/0/anexo_B.pdf

PT-ACS anyone?? :)

Eu e o meu pai recebemos a declaração da PT-ACS (Plano de Saúde da PT), do qual sou beneficiário pelo meu pai. Só que enviaram a declaração, e o resto... desen'mer... como se costuma dizer.

Portanto, na minha folha, temos aqui 2 valores: "Contribuição para subsistemas legais de saúde" e "Despesas de saúde não reembolsadas com IVA até 5%". Na folha do meu pai, apenas o segundo, mas o primeiro veio na declaração da entidade patronal dos rendimentos e retenções/deduções.

Ora quanto ao segundo, não há duvidas. Já o primeiro (Contribuição para subsistemas legais de saúde)... é que não se sabe se isto entra ou não, e se entra, entra onde.

Eu e o meu pai recebemos a declaração da PT-ACS (Plano de Saúde da PT), do qual sou beneficiário pelo meu pai. Só que enviaram a declaração, e o resto... desen'mer... como se costuma dizer.

Portanto, na minha folha, temos aqui 2 valores: "Contribuição para subsistemas legais de saúde" e "Despesas de saúde não reembolsadas com IVA até 5%". Na folha do meu pai, apenas o segundo, mas o primeiro veio na declaração da entidade patronal dos rendimentos e retenções/deduções.

Ora quanto ao segundo, não há duvidas. Já o primeiro (Contribuição para subsistemas legais de saúde)... é que não se sabe se isto entra ou não, e se entra, entra onde.

Se percebi bem a pergunta, julgo que entrará no campo dos seguros de saúde (campo 808 do Anexo H), mas espera pelo Omega para confirmar.[;)]

Eu só tenho rendimentos de categoria B.
Alguém sabe se está disponível a simulação? Fui tentar mas o anexo B não aparece... (Já vi, está respondido na página anterior)

Agora outra questão:
Comprei um apartamento que tem gaz natural. Neste momento, onde estou tenho gaz propano e comprei um esquentador para lá. Tenho 2 soluções:
- Mandar trocar o injector (custa dinheiro, não sei quanto);
- Vender o que tenho e comprar um próprio para gaz natural.

Queria saber a vossa ideia, pois penso que comprando um novo posso metê-lo no irs e recupero 30%, certo?

Aproveito para mais uma questão.
Sou casado e é a primeira vez que vou meter as declarações em conjunto. Temos as senhas dos 2. É indiferente entrar com uma ou outra? Terei que entrar com uma e depois meter a outra, penso eu de que...

Last edited:

PT-ACS aqui...

Isso é uma dúvida que tenho todos os anos. Junto sempre aos descontos para a Segurança Social.

Nos anos anteriores, nas repartições de finanças diziam-me sempre coisas diferentes. Mas liguei para a PT-Pro (que processa os nossos ordenados) e disseram para somar à SS.

Este ano liguei para o Helpdesk das Finanças e disseram-me o mesmo...

Pode ser que o Omega confirme.

Eu só tenho rendimentos de categoria B.
Alguém sabe se está disponível a simulação? Fui tentar mas o anexo B não aparece... (Já vi, está respondido na página anterior)

Agora outra questão:
Comprei um apartamento que tem gaz natural. Neste momento, onde estou tenho gaz propano e comprei um esquentador para lá. Tenho 2 soluções:
- Mandar trocar o injector (custa dinheiro, não sei quanto);
- Vender o que tenho e comprar um próprio para gaz natural.

Queria saber a vossa ideia, pois penso que comprando um novo posso metê-lo no irs e recupero 30%, certo?

Aproveito para mais uma questão.
Sou casado e é a primeira vez que vou meter as declarações em conjunto. Temos as senhas dos 2. É indiferente entrar com uma ou outra? Terei que entrar com uma e depois meter a outra, penso eu de que...

Vê a resposta #278, um pouco mais acima, mas trocar os injectores acho que não custa nada ... ou uns troquitos ...

Aquele que entra em primeiro será o SP A.
Depois tens que voltar a meter as duas.... aquilo pede, é simples.

PT-ACS aqui...

Isso é uma dúvida que tenho todos os anos. Junto sempre aos descontos para a Segurança Social.

Nos anos anteriores, nas repartições de finanças diziam-me sempre coisas diferentes. Mas liguei para a PT-Pro (que processa os nossos ordenados) e disseram para somar à SS.

Este ano liguei para o Helpdesk das Finanças e disseram-me o mesmo...

Pode ser que o Omega confirme.

Ora pelo que o "mestre" Omega confirmou, é o campo 403. :)

No campo 403, já tinhamos colocado o valor que vinha na folha da PT do meu pai, referente a "Contribuição para a Segurança Social (CGA, MSE ou TSU)".

Quer dizer então, que agora adicionamos a esse valor, o que consta em "Contri. obrigatórias para regimes de protecção social e para subsistemas legais de saúde".

E pelo que percebi, é tb aqui que vamos adicionar o valor que vinha na declaração em "Contri. para subsistemas de saúde"que me enviaram a mim, com o valor que foi descontado ao meu pai, para eu ser beneficiário da PT-ACS.

Ok, parece fazer mais sentido do que já me disseram entretanto antes de vir aqui verificar as vossas respostas. :)

Espero que a questão que vou apresentar de seguida não seja demasiado absurda, mas estou completamente por fora do assunto, pois é o primeiro ano que vou eu apresentar a declaração. Até agora tem sido a minha contabilista..

Estava aqui de volta do simulador e reparei que o total a receber não é influenciado pelas despesas de saude. Ou seja, tenha ou não tenha despesas de saude, o total a receber é sempre igual ao valor do campo "Retenções na fonte". Isto é normal? Pensava que quantas mais despesas de saude tivesse, mais iria receber.. A minha categoria é a A.

Fonix

Outra vez que não me lembro

Como é que eu vejo a freguesia do imóvel que declarei ?

E depois as mulheres é q são loiras!!!![:)]

Opção contribuintes; consultar; património; património predial/cadernetas... and... voilá, tá lá tudo o que precisas.[;)]

E depois as mulheres é q são loiras!!!![:)]

Opção contribuintes; consultar; património; património predial/cadernetas... and... voilá, tá lá tudo o que precisas.[;)]

OK, Obrigado. [;)]

Agradeço e ofereço em reconhecimento.

rosas.jpg

So hoje, ao fazer o IRS para um colega meu, é que vi que não coloquei, na minha declaraçao, os descontos para a segurança social.

Vi os campos preenchido com os rendimentos e nem reparei que faltava a seg. social. Grande parvo.

Vou agora fazer a declaraçao de substituição, não devia ter sido detectado o erro pelo sistema? é que a minha declaração ja estava como "calculo provisorio de reembolso".

Uma dúvida para quem souber:

A minha entidade patronal fez a minha declaração, aparecendo o rendimento bruto, descontos e tal, e também o montante pago por ajudas de custo. É necessário colocar este valor? e em que campo?

Obrigado
Pedro

So hoje, ao fazer o IRS para um colega meu, é que vi que não coloquei, na minha declaraçao, os descontos para a segurança social.

Vi os campos preenchido com os rendimentos e nem reparei que faltava a seg. social. Grande parvo.

Vou agora fazer a declaraçao de substituição, não devia ter sido detectado o erro pelo sistema? é que a minha declaração ja estava como "calculo provisorio de reembolso".

A parte da Segurança Social tinhas que ser tu a colocar.

Os descontos para o IRS estão preenchidos, porque as Entidades Patronais tiveram que entregar essa informação em Fevereiro.

Entregas agora, uma de substituição.[;)]

Na sequência do tópico da união de facto, mais uma pergunta para o Omega:

eu e a minha namorada / mulher / "unida-de-facto" passámos a ter a mesma residência fiscal em Janeiro de 2005. Isto quer dizer que este ano:
a) podemos entregar o IRS em conjunto?
b) devemos entregar o IRS em conjunto?

É que ela já entregou a declaração na 1ª fase (eu só poderei fazê-lo na 2ª) e, se temos mesmo de entregar em conjunto, já fizemos asneira. Como devemos proceder agora?

Back