Tópico do IRS

Sou Marinheiro num navio de bandeira britanica e passo mais de 183 dias fora do país. Só que o meu contrato é celebrado em Lisboa através de uma agencia, e pago IRS. Vários países Europeus, não cobram aos seus residentes nestas condições IRS, ou melhor cobram, mas devolvem na totalidade no final do ano, pois embora continuemos com residencia fiscal no país de origem, não usufruímos dos serviços como o cidadão comum. Alguém sabe se posso fazer alguma coisa para deixar de pagar IRS? Obrigado

Sou Marinheiro num navio de bandeira britanica e passo mais de 183 dias fora do país. Só que o meu contrato é celebrado em Lisboa através de uma agencia, e pago IRS. Vários países Europeus, não cobram aos seus residentes nestas condições IRS, ou melhor cobram, mas devolvem na totalidade no final do ano, pois embora continuemos com residencia fiscal no país de origem, não usufruímos dos serviços como o cidadão comum. Alguém sabe se posso fazer alguma coisa para deixar de pagar IRS? Obrigado
Sendo assim és residente no Reino Unido

Algumas dúvidas:

- pensionista apenas tem que preencher o anexo A e H, correcto?

- comprando habitação própria sem recorrer a empréstimos não há nada a declarar no irs?

- englobam-se nas despesas com educação ténis e outro material desportivo para educação física?

Obrigada

Uma dúvida acerca das despesas de saúde.
Tenho um seguro de saúde pago pela empresa, como parte do pacote salarial. O seguro funciona com reembolsos e sendo a empresa a pagar, não tenho como declarar o valor do prémio da apólice.
Nos gastos, devo meter na declaração o valor total das facturas (são passadas em meu nome) ou apenas o valor da factura menos o reembolso? Por exemplo, numa factura de 1000€ onde tive reembolso de 800€, meto os 1000€ ou apenas 200€?

Uma dúvida acerca das despesas de saúde.
Tenho um seguro de saúde pago pela empresa, como parte do pacote salarial. O seguro funciona com reembolsos e sendo a empresa a pagar, não tenho como declarar o valor do prémio da apólice.
Nos gastos, devo meter na declaração o valor total das facturas (são passadas em meu nome) ou apenas o valor da factura menos o reembolso? Por exemplo, numa factura de 1000€ onde tive reembolso de 800€, meto os 1000€ ou apenas 200€?

Metes apenas os 200€.

Mas penso que o seguro devia entregar-te uma declaração anual com indicação dos montantes de despesas de saúde que não tiveram reembolso, para meteres no IRS.

O pior que aqui pode acontecer é a mãe não declarar a pensão, ai serás chamado ás finanças para apresentares os documentos, entenda-se no teu caso o acordo a devida homologação pelo tribunal e o comprovativo dos pagamentos (daí ser bom pagar por transferência bancária...).

As diferenças entre o simulador e a liquidação são mais que normais, normalmente, mas nem sempre, são diferenças pequenas, mas já tem havido diferenças grandes, especialmente para os que trataram da declaração nos primeiros dias do ano passado, nessa altura houve um bug que se simulasse a mesma declaração várias vezes, a primeira simulação podia apresentar valores diferentes, e só a segunda, terceira, e por ai por diante é que saiam com os valores iguais.
Preenche a declaração agora com os valores do ano passado e simula, deves ter uns valores próximos da liquidação, se tiveres uma parcela com diferenças escandalosas diz o nome...

Agradeço os esclarecimentos e a disponibilidade. apr:)

Acho que não sei como simular uma declaração com os valores do ano passado, vou esperar que me contactem do e-balcão para tentar perceber o que se passou. A diferença entre a simulação e o reembolso o ano passado foi de 750 Euros. Pode ser que este ano não suceda o mesmo, a declaração já está entregue e dada como certa. Agora é preciso ter fé. [:D]

Metes apenas os 200€.

Mas penso que o seguro devia entregar-te uma declaração anual com indicação dos montantes de despesas de saúde que não tiveram reembolso, para meteres no IRS.

Sim, eles enviam um extracto com os valores do ano, é o que eu tenho usado. Minha questão é que o seguro faz parte da minha remuneração, no entanto não posso declarar qualquer valor para dedução fiscal. Nos anos em que o reembolso do seguro fica abaixo do valor do prémio, não tenho benefício do seguro nem benefício fiscal dos valores pagos.
Nesse caso que exemplifiquei, o custo acaba por ser os 200€ que paguei directamente mais 750€ da apólice, mas entram apenas os 200 no IRS. Suponho que ao menos a empresa beneficie de alguma dedução no IRC, correcto?

Algumas dúvidas:

- pensionista apenas tem que preencher o anexo A e H, correcto?

- comprando habitação própria sem recorrer a empréstimos não há nada a declarar no irs?

- englobam-se nas despesas com educação ténis e outro material desportivo para educação física?

Obrigada

Alguém???

Hoje já me apareceram os juros do c.habitação na declaração pré-preenchida.
Para evitar eventual atraso na devolução dos €'s, entreguei declaração de substituição, apesar do valor que tinha inserido manualmente ser igual.
Vi por aqui vários comentários sobre este problema, pelo que poderá ser uma inf.útil.

Sim, eles enviam um extracto com os valores do ano, é o que eu tenho usado. Minha questão é que o seguro faz parte da minha remuneração, no entanto não posso declarar qualquer valor para dedução fiscal. Nos anos em que o reembolso do seguro fica abaixo do valor do prémio, não tenho benefício do seguro nem benefício fiscal dos valores pagos.
Nesse caso que exemplifiquei, o custo acaba por ser os 200€ que paguei directamente mais 750€ da apólice, mas entram apenas os 200 no IRS. Suponho que ao menos a empresa beneficie de alguma dedução no IRC, correcto?

Não te sei responder quanto à questão do IRC...

Voltar
Superior