Tópico do IRS

Das simulações q fiz em simuladores q encontro na net, o mais aproximado já há 2 anos, é o ficheiro Excel do site Pedro e o blog.

O da deco dava diferença.

Para quê usar simuladores de "terceiros", se a aplicação do IRS está disponivel para download no portal das finanças e faz a simulação com muito mais certezas?

Duas perguntas aos entendidos:

- Um estudante de Eng Informática, que tenha adquirido um computador, esta despesa ainda pode ser considerada como despesa de educação do agregado familiar?

- No simulador da DECO, no caso de trabalhadores independentes, surgem as seguintes questões:

. Deseja apresentar o anexo para a segurança social?
. Deseja que os valores para o Anexo SS sejam considerados de forma automática?

Qual o seu significado e finalidade?

Para quê usar simuladores de "terceiros", se a aplicação do IRS está disponivel para download no portal das finanças e faz a simulação com muito mais certezas?

Pq vcs estão a falar de simuladores agora, e eu refiro-me a simulações feitas em fevereiro, data em que o simulador do portal das finanças não estava disponível.

Obviamente se é para o fazer no momento da entrega do IRS não faz sentido andar aplicações externas nem para entregar e muito menos para simular!

Olá a todos,

Numa declaração de um casal, em que um deles este todo o ano desempregado e a receber subsídio, os valores recebidos não entram na declaração, ou entram? Pedi pré-preenchimento e apenas apareceram os dados do outro...

O outro sujeito passivo é pensionista, com pensão baixa. Nestes casos praticamente nem vale a pena colocar despesas de saúde, não? Dá sempre 0 pagar / 0 a receber...

Obrigado!

Última edição:
Tenho uma filha com 6 meses e na altura do registo nas finanças não lhe atribuiram nif (fiquei com a ideia de que só o terá quando fizer o CC) e agora não consigo colocá-la como dependente na declaração deste ano, terei de ir às finanças pedir um nif?
Obrigado desde já a quem me consiga esclarecer.

Tenho uma filha com 6 meses e na altura do registo nas finanças não lhe atribuiram nif (fiquei com a ideia de que só o terá quando fizer o CC) e agora não consigo colocá-la como dependente na declaração deste ano, terei de ir às finanças pedir um nif?

Eu acho que ficam logo com NIF quando nascem (não vem na folha da certidão de nascimento ou documento equivalente?), mas se não o tens sem dúvida o melhor será passar nas finanças ou até provavelmente no registo e fazer cartão único que mais dia menos dia te vai fazer falta e resolvias o assunto.

Tenho uma dúvida em relação a prazos de entrega:

Uma pessoa da categoria A mas também com rendimentos de categoria B entrega em Abril ou Maio?

Olá Boa Tarde,
A minha questão é a seguinte eu tenho um IRS quase igual ao do meu irmão, e ele recebe 479 euros e eu 31, temos as mesmas despesas. A minha dúvida é na colecta liquida a mim aparece uma colecta liquida de 400 e tal euros e a ele 0 euros. Como aparecem os valores da colecta liquida?
Obrigado

Fiz o download da aplicação assim saiu, creio que final de Março. Ontem, quando ia submeter recebi um aviso que a aplicação estava desactualizada.de facto, tinha havido uma actualização no dia 4 de abril, com isto o meu valor de reembolso subiu em cerca de 70 euros. Sabem o que é que foi ajustado de uma versão para a outra?

Se foste registar nas finanças, deve ter NIF. Na folha que te deram não tem la um numero com 9 algarismos?

Tens que tirar o cartão do cidadão

Para quem tem pensão e é senhorio só mete em maio certo?
Exacto

Fiz o download da aplicação assim saiu, creio que final de Março. Ontem, quando ia submeter recebi um aviso que a aplicação estava desactualizada.de facto, tinha havido uma actualização no dia 4 de abril, com isto o meu valor de reembolso subiu em cerca de 70 euros. Sabem o que é que foi ajustado de uma versão para a outra?
Os bugs do costume, pois não saiu nada, detalhes é impossível de saber, eles não anunciam...

Voltar
Superior