Tópico do IRS

Veja no menu do site da AT em SFI (Situação fiscal integrada)

Ver aqui no SFI devem estar as duas declarações colocadas (VIGENTE: sim e a VIGENTE: não)

OCULMCs.png
Sim, a primeira declaração que submeti esta como NAO vigente e a segunda como SIM. Mas a minha duvida é se a primeira, mesmo estando como não vigente, existindo ja uma notificacao emitida se sou obrigada a liquidar a mesma.

Sim, a primeira declaração que submeti esta como NAO vigente e a segunda como SIM. Mas a minha duvida é se a primeira, mesmo estando como não vigente, existindo ja uma notificacao emitida se sou obrigada a liquidar a mesma.
A que vigora será a "VIGENTE - SIM" será essa a ser paga e que está em vigor.

Em todo o caso, fale na Repartição Finanças do seu Concelho ou se tiver um(a) amigo(a) contabilista, faça a pergunta, será uma melhor segurança, com a AT não pode haver lapsos ou enganos, as coimas são muito elevadas e não admitem falhas!

A que vigora será a "VIGENTE - SIM" será essa a ser paga e que está em vigor.

Em todo o caso, fale na Repartição Finanças do seu Concelho ou se tiver um(a) amigo(a) contabilista, faça a pergunta, será uma melhor segurança, com a AT não pode haver lapsos ou enganos, as coimas são muito elevadas e não admitem falhas!
Obrigada pela ajuda.

Epá...

Como a minha situação no site tinha ficado na mesma durante os últimos tempos, até desliguei de lá ir ver diariamente a mesma... e hoje, ao ver este tópico, com tanta gente a dizer que o seu estado avançou, fui ver a minha situação e, boas notícias!!

Entregue a 6 de Maio + entrega correção a 24 Maio = Situação "Liquidação em processamento" desde o dia 20 de junho!

Ou seja, o reembolso deve estar por aí a acontecer, e o melhor, é que veio um valor acima do que me foi dado como resultado da simulação!

Este ano até posso mesmo ir de férias com o reembolso!! :)

E pronto, este ano estou solidário com aqueles que vêm aqui dizer o historial anual do processo do IRS, e como tal, informo que já choveu na conta ontem!

Maravilha :)

Ou seja, 1ª entrega - 6 Maio
Reembolso na conta - 6 Julho
2 meses passaram...

Olha recebi um acerto de contas e já fui enganado:

Fica V. Ex.ª notificado(a) que, conforme demonstração deste acerto de contasjunta, não há lugar ao pagamento ou reembolso do saldo apurado, por ser inferiorao limite mínimo previsto nos arts. 111º do CIRC, 95º do CIRS, 33º nº 4 do CIS e94º do CIVA, mantendo-se, no entanto, em dívida o valor remanescente provenientede liquidações anteriores - consultar Movimentos Financeiros no Portal das Finanças- www.portaldasfinancas.gov.pt.

Já me roubaram 11 cêntimos... :sh)

E não achas que a de vias partilhar!

Tens razão...peço desculpa [8b]
A informação que encontrei já tinha sido adiantada por outro user e diz respeito a não haver um valor fixo pelo qual as indemnizações são taxadas. Ou seja se a indemnização for de valor igual ou inferior á média do vencimento base não há lugar ao pagamento de IRS!

Pessoal alguem usa a app efactura? Comecei a usar hoje mas ha coisas que nao entendo, por exemplo há facturas que estao la mas n tem qualquer beneficio, e ate ha uma categoria nas estatisticas de nome outras cujo o beneficio total é 0. É normal?
Outra coisa quanto tenpo demoram as facturas a entrar no sistema? Hoje por exemplo fiz uma série de movimengos que nao constam na app

Entreguei em papel em Março, não me lembro do dia mas no site refere como data de recepção dia 26 de Março. Actualmente está como Liquidação em Processamento desde dia 9 de Julho, vamos lá ver quanto tempo demora a chegar o pilim à conta. Mas não me queixo, já recebo. [;)]

Pessoal alguem usa a app efactura? Comecei a usar hoje mas ha coisas que nao entendo, por exemplo há facturas que estao la mas n tem qualquer beneficio, e ate ha uma categoria nas estatisticas de nome outras cujo o beneficio total é 0. É normal?

Isso está um bocado mal explicado, mas a ideia é que todas a facturas com NIF entram para os sorteios, mas só algumas coisas (saúde, educação, etc.) são despesas com dedução no IRS, e outras (restaurantes, oficinas, etc.) dão, por enquanto, um benefício de 15% do IVA pago.

Outra coisa quanto tenpo demoram as facturas a entrar no sistema? Hoje por exemplo fiz uma série de movimengos que nao constam na app

Não é o Multibanco. As empresas têm um prazo mensal para o envio da informação das facturas. Digamos que as de Maio já deviam estar todas, penso.

Isso está um bocado mal explicado, mas a ideia é que todas a facturas com NIF entram para os sorteios, mas só algumas coisas (saúde, educação, etc.) são despesas com dedução no IRS, e outras (restaurantes, oficinas, etc.) dão, por enquanto, um benefício de 15% do IVA pago.

Não é o Multibanco. As empresas têm um prazo mensal para o envio da informação das facturas. Digamos que as de Maio já deviam estar todas, penso.

Hmmm okok e outra coisa, alguma maneira de eu ver quanto ja tenho para descontar em cada sector? Para ter uma nocao de quanto ja vou receber de volta?

Hmmm okok e outra coisa, alguma maneira de eu ver quanto ja tenho para descontar em cada sector? Para ter uma nocao de quanto ja vou receber de volta?
quando entras no e fatura tem la os sectores todos e debaixo do Ano (neste caso, 2015) tem por baixo o valor que vais receber. Eu já tenho 290 euros. No de 2014 tinha 30 e tal. A razão é que este ano, as facturas registadas como "Outros" também entram e já atingi o limite de 250 €

Digam-me uma coisa nas faturas de supermercado e afins, basta cada titular apresentar 750€ em despesas para usufruir de beneficio de 250€? Isto para 2015!

É q disseram-me isto, mas parece bom demais para ser verdade, pq um casal com filhos com supermercado e afins facilmente chega a este valor.

Last edited:
quando entras no e fatura tem la os sectores todos e debaixo do Ano (neste caso, 2015) tem por baixo o valor que vais receber. Eu já tenho 290 euros. No de 2014 tinha 30 e tal. A razão é que este ano, as facturas registadas como "Outros" também entram e já atingi o limite de 250 €

Sim e ha a seccao dos dashboards, mas o meu outros tenho la cerca de 250$ mas como beneficio tenho 0... Outra coisa as factoras de gasolina nao me aparecem, alias acho que estao na categoria outros, normal?

Entreguei o IRS dia 1 de Maio, fiz nova entrega com o anexo SS a 25 de Maio.

O reenbolso foi recebido com base na entrega a 1 de Maio..

Recebi hoje um carta para devolver 42 cêntimos de juros por causa de ter entregue o anexo SS .. gastaram mais a enviar a carta

Entreguei o IRS dia 1 de Maio, fiz nova entrega com o anexo SS a 25 de Maio.

O reenbolso foi recebido com base na entrega a 1 de Maio..

Recebi hoje um carta para devolver 42 cêntimos de juros por causa de ter entregue o anexo SS .. gastaram mais a enviar a carta

Enfim... Compreendo que por 42 centimos ninguém se esteja para chatear, mas isso é um roubo. Não há outra palavra...

Então, tu estás sem o teu dinheiro desde 2014 até agora... E eles porque te devolveram 25 dias antes do que poderiam ter feito, exigem-te juros????

Enfim... Compreendo que por 42 centimos ninguém se esteja para chatear, mas isso é um roubo. Não há outra palavra...

Então, tu estás sem o teu dinheiro desde 2014 até agora... E eles porque te devolveram 25 dias antes do que poderiam ter feito, exigem-te juros????

Não exigem juros, pedem para devolver os juros pagos a mais. [;)]

Digam-me uma coisa nas faturas de supermercado e afins, basta cada titular apresentar 750€ em despesas para usufruir de beneficio de 250€? Isto para 2015!

É q disseram-me isto, mas parece bom demais para ser verdade, pq um casal com filhos com supermercado e afins facilmente chega a este valor.

É quase verdade. Basta 714,29€ em compras para atingir os 250€, que é o limite. O que se calhar não te contaram, e a maior parte das pessoas desconhece é que, com esta introdução das despesas gerais familiares, desapareceu a dedução pessoal. A dedução pessoal era um valor fixo (não era preciso nada, só existir) de 212,75€ por sujeito passivo.

No fundo, andas a tirar faturas para ganhar, no máximo, 37,25€ por sujeito passivo[:D]. Muitas pessoas achavam que iam "ganhar" mais 500 paus por casal[:)].

Pois logo vi.... Os filhos tb conta esta dedução? É q eu e a mulher já atingimos esse valor... Se sim lá vai a minha filha de tenra idade começar a pagar as compras! 😈

Pois fui agora ver e ja conto com os tais 250$ de despesas familiares, continuo e a nao entender o facto de ter 400$+ na categoria de outros , onde sao maioritariamente facturas de gasolina, e ter 0$ de beneficio...

Back