Tópico do IRS

A meu ver não tem que apresentar o anexo SS visto não estarem obrigados à obrigação contributiva

1 – Os trabalhadores independentes sujeitos ao cumprimento da obrigação contributiva são obrigados a apresentar através de modelo oficial e por referência ao ano civil anterior:
a) O valor total das vendas realizadas;
b) O valor total da prestação de serviços a pessoas singulares que não tenham atividade empresarial;
c) O valor total da prestação de serviços por pessoa coletiva e por pessoa singular com atividade empresarial.
in Código dos regimes contributivos da Segurança Social 2015 (artigo 152)
Obrigado pela resposta.

Assumindo que não está obrigada a apresentar o Anexo SS, se mesmo assim o fizer...achas que dará bronca?

Eu ainda estou a espera que libertem a versão do SW Modelo 3 com os anexos para trabalhadores independentes... Sai uma versão a dia 28 mas ainda não tem os anexos.
Gostava de poder simular as declarações em conjunto e em separado para perceber o que compensa, mas eu tenho rendimentos exclusivamente dependentes e ela independentes :/

Estás a ver pelo lado errado, ele na verdade está é a descontar demasiado durante o ano!
São quase 300€ que todos os meses vai para financiar o Estado.

No meu caso ainda vou tirar um pouco mais que o valor mencionado em cima... E é exactamente isso todos os meses desconto um valor muito alto!

Boa noite!

A 2ª fase já começou desde as 00:00, correto?
No meu lado ainda não tenho acesso aos anexos B e SS, apenas os anexos já visíveis na 1ª fase continuam disponíveis.

Experimentei quer na versão online (com atualização do Java) quer na aplicação desktop.
E experimentei também abrindo o ficheiro previamente gravado, criando uma nova declaração com pré-preenchimento ou criando uma declaração vazia.

Ao tentar submeter (uma vez que tenho 0€ de rendimentos independentes), o sistema não permite e apresenta o seguinte alerta:
[h=2]Verifique as situações a seguir referidas e caso não identifique nenhuma incorrecção volte a submeter a declaração.[/h]
  • 007W : Deve entregar a Modelo 3 na segunda fase porque existem elementos do agregado familiar que, durante o ano do imposto, estiveram inscritos para o exercício de atividade profissional ou empresarial e/ou são conhecidos rendimentos profissionais ou empresariais pagos por entidades terceiras e/ou foram emitidas faturas ou faturas-recibo por elemento(s) do agregado familiar, as quais constituem rendimentos profissionais ou empresariais.

Bem, talvez de manhã haja novidades...
Obrigado e boas submissões de IRS - com reembolso de preferência :)

Eu também já simulei nesta 2ª fase. No anexo f, dos rendimentos prediais, já vem tudo corretamente preenchido. Mas depois dá-me este erro:
"012F : Para o nº de linha indicado por favor preencha a freguesia, o tipo, o titular, a parte%, rendas valor ilíquido e a natureza."
Mas já está preenchido... [8b]

Já tentei simular nesta 2ª fase (no dia 1 de Maio) mas não consegui. No anexo f, dos rendimentos prediais, já vem tudo corretamente preenchido. Mas depois dá-me este erro:
"012F : Para o nº de linha indicado por favor preencha a freguesia, o tipo, o titular, a parte%, rendas valor ilíquido e a natureza."
Mas já está preenchido... [8b]

Last edited:
Valida e está tudo ok, vou a submeter e dá este aviso:

• 029W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte xxxxx . Por favor verifique o correto preenchimento desse Anexo e, caso se justifique, tente esclarecer a divergência junto da(s) entidade(s) devedora(s).Esta mensagem deverá ser ignorada relativamente a rendimentos que tenham sido considerados nos anexos B ou C.

Eu nao tenho anexo E , nao tou a ver que erro é

• 029W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte xxxxx . Por favor verifique o correto preenchimento desse Anexo e, caso se justifique, tente esclarecer a divergência junto da(s) entidade(s) devedora(s).Esta mensagem deverá ser ignorada relativamente a rendimentos que tenham sido considerados nos anexos B ou C.

Eu estava com esse erro , mas como não tive rendimentos extra e fechei actividade ,(Apenas tenho rendimentos por conta de outrem) ignorei e submeti .. la ver se não me chateiam com essa merde.

Acho que esta segunda fase ainda está engatada

Ao preencher o anexo G só aceita sem erros se optar pelo englobamento se optar por não dá sempre erro e diz que tenho de preencher o quadro 15 campo 01 só aceita mesmo colocando sim, o que me é prejudicial ...

Acontece a mais alguém ?

Estás a optar pelo englobamento de rendimentos?

Se sim é porque te esqueceste de declarar os juros\rendimentos de alguma aplicação financeira.

Back