Tópico do IRS

Pessoal, o simulador das finanças está correcto?

É que dá me menos 250 euros +/- que o previsto!!!

Eu acho que não está a contabilizar as despesas familiares, cerca de 250 euros de dedução!!!

É que tive a testar e se tirar as deduções de saúde não recebo nada, ou seja, não está a contabilizar as outras deduções!!!

Acabei por submeter sem o anexo H da o mesmo valor, mas lá está, falta cerca de 250 euros acho...

O meu também não bate certo. Detectei logo que não foi buscar as despesas dos dependentes ao efatura, apesar de existirem.

O simulador por incrível que pareça , está certíssimo .
No meu também.

Consultem as vossas deduções no e-fatura referentes a 2016 e somem tudo. Depois ao simular, vão ver que o valor que aparece em "deduções à colecta" na simulação é igual ao valor que vos deu na soma dos valores do e-fatura.

Portanto o simulador está a contabilizar esses valores, com ou sem anexo H. O valor que vos dá no simulador, já inclui os valores do e-fatura.

Amigos, estou aqui a simular a declaração.

Sendo que auferi apenas rendimentos da categoria B.

Se eu simular apenas com os dados das finanças, nas deduções à colecta aparecem-me os valores do efactura todos direitinhos.

Acontece que tenho que adicionar outras deduções, pelo que a minha declaração substitui os valores automáticos do efactura. Ora, o quadro permite adicionar deduções referentes a saúde e rendas, mas não permite adicionar as referentes ás despesas gerais familiares "exigência de factura".

Estes valores são automaticamente adicionados? Ou tenho de os declarar de outra forma?

Obrigado!
Olha no meu caso, se eu escolhesse adicionar o anexo H e posteriormente dizer que queria ser eu a colocar os valores, o sistema vai importar os valores auto-declarados do e-fatura e no meu caso só lá colocou os valores de despesas de saúde... (Também só tenho despesas gerais e as tais referentes a "exigencia de fatura"), mas ao simular, dá o mesmo valor de reembolso, portanto não sei...

Malta, uma dúvida: já entreguei o IRS sem ter preenchido nada do anexo H. Mas as despesas com os juros pagos estão incluídas no e-facturas. De qualquer forma, hoje uma colega chamou-me a atenção para o facto de termos que ir preencher os dados do imóvel para os juros pagos entrarem nas contas.
É mesmo assim, ou não é preciso fazer isso?

Malta, uma dúvida: já entreguei o IRS sem ter preenchido nada do anexo H. Mas as despesas com os juros pagos estão incluídas no e-facturas. De qualquer forma, hoje uma colega chamou-me a atenção para o facto de termos que ir preencher os dados do imóvel para os juros pagos entrarem nas contas.
É mesmo assim, ou não é preciso fazer isso?

No meu caso verifiquei aquando do preenchimento do irs se estava a importar os dados do eFatura, quando validei ele obrigou a preencher os dados do imovel para cada um dos titulares. Aliás nem deixou entregar se não preenchesse

Dúvida na entrega da declaração em separado: no anexo dos benefícios fiscais (H), no meu surgem as despesas da minha esposa também (e no dela surgem também as minhas despesas). Seria suposto?

Edit: já encontrem resposta, e aparentemente é assim mesmo (“Sendo aplicável o regime da tributação separada, cada um dos sujeitos deve incluir neste anexo (…) a totalidade das despesas, no caso do exercício pela declaração das despesas de saúde, formação e educação, dos encargos com imóveis destinados à habitação permanente e dos encargos com lares, em substituição dos valores comunicados à AT, que dão direito às deduções à coleta previstas no quadro 6C, suportadas pelo agregado familiar, incluindo o cônjuge ou unido de facto no caso da tributação separada”, explicam as Finanças)

http://saldopositivo.cgd.pt/oito-duvidas-e-respostas-sobre-o-anexo-h-do-irs/

Last edited:
Eu aproveitei a dica dada aqui no tópico e fiz o download do programa, assim consegui fazer tudo com calma a calcular a entrega separada e conjunta.

Parece-me estar a dar valores correctos, já que um tem a receber o outro tem a pagar e os dois juntos têm a diferença.

Amigos, estou aqui a simular a declaração.

Sendo que auferi apenas rendimentos da categoria B.

Se eu simular apenas com os dados das finanças, nas deduções à colecta aparecem-me os valores do efactura todos direitinhos.

Acontece que tenho que adicionar outras deduções, pelo que a minha declaração substitui os valores automáticos do efactura. Ora, o quadro permite adicionar deduções referentes a saúde e rendas, mas não permite adicionar as referentes ás despesas gerais familiares "exigência de factura".

Estes valores são automaticamente adicionados? Ou tenho de os declarar de outra forma?

Obrigado!
As despesas gerais entram directamente, mesmo quem tem que adicionar despesas manualmente no anexo H, no que toca às despesas gerais não tem que fazer nada.

Eu aproveitei a dica dada aqui no tópico e fiz o download do programa, assim consegui fazer tudo com calma a calcular a entrega separada e conjunta.

Parece-me estar a dar valores correctos, já que um tem a receber o outro tem a pagar e os dois juntos têm a diferença.

Também estou a fazer deste modo (download do programa).

Agora, para submeter, existe a possibilidade de enviar o ficheiro gravado. É assim mesmo?

Este fim de semana submeti meia dúzia de declarações e ainda não recebi nada! [:D]

Tudo no Firefox e Windows 10.

Para ativar o Java é só fazer about:config, botão direito do rato e selecionar novo - Booleano, escrever na caixa de texto plugin.load_flash_only carregar no OK, selecionar false, ok já está.

Se estão a comparar com o ano passado, algumas coisas foram bastante alteradas, por exemplo o artigo do coeficiente familiar (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/irs69.htm) está muito diferente.

A identificação do imóvel tem que ser preenchida.

As despesas gerais familiares e o e-factura não entram em lado nenhum, a AT adiciona depois ás contas.

OK, era isto que queria saber, era o que desconfiava. Na informação da simulação nada refere sobre isto. Onde se pode buscar informação/notícia a confirmar que os valores não estão incluídos na simulação?

Back