Tópico do IRS

Eu tenho aqui uma declaração pendurada entregue a 01/04 e dada como certa em 16/04. Apenas com anexos A e B (e respetivo anexo da Segurança Social). Nunca me lembro de demorar tanto tempo. 2 meses para tratar disto?

Acabei de enviar um email pelo e-balcão a perguntar se está tudo bem... :confused:

Eu tenho aqui uma declaração pendurada entregue a 01/04 e dada como certa em 16/04. Apenas com anexos A e B (e respetivo anexo da Segurança Social). Nunca me lembro de demorar tanto tempo. 2 meses para tratar disto?

Acabei de enviar um email pelo e-balcão a perguntar se está tudo bem... :confused:

Estou exatamente na mesma situação. E também contactei através do e-balcão a questionar. A resposta que vais receber é esta (foi a que eu recebi!):

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

A AT está vinculada à lei e não procede a discriminações no processo de entrega, validação e liquidação da declaração de rendimentos dos contribuintes. O facto de, no caso concreto, a sua declaração ainda não ter sido objeto de liquidação é comum a todos os contribuintes que entregaram os mesmos anexos da modelo3 ou que preencheram determinados Quadros que exigem uma verificação informática com implementação mais detalhada. Com efeito, a AT, por lei, tem o prazo legal até 31 de julho para liquidar as declarações dos contribuintes, mas envida esforço para o concretizar o mais cedo possível, sendo que estes processos estão organizados em função, não só da sua data cronológica de entrega da declaração mas, também, em função da complexidade da mesma considerando os Anexos da modelo 3 entregues por forma a que o maior número de contribuintes tenha a sua situação tributária resolvida o mais cedo possível.
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira​"

Olha o meu irmão gémeo! 🤣 Exatamente na mesma situação, mesmos anexos, nas mesmas datas. Amanhã é um dia importante para nós, 2 meses sem mexer um milímetro. 😁

Eu continuo a dizer que isto só vai mexer a partir do princípio da próxima semana. Esta altura ainda é de pontes, feriados e férias, mas para a próxima semana a coisa já deve regressar ao normal.

Ora bem queria a vossa opinião, fiz o IRS automático a 31 de março e passado uns dias vi que tinha que declarar também o revolut ou ganhos no estrangeiro. Ora assim procedi, procedi ao envio de uma retificação com o NIB do revolut e o valor dos ganhos bem como impostos pagos. Saiu a declaração respetiva à primeira declaração a dizer quando tinha a auferir e passado uns dias saiu a declaração face à regularização indicando tudo correto. Hoje cheguei a casa e tenho carta das finanças solicitando o reembolso de parte do montante auferido. Já fui ao site das finanças e está confirmado está lá agora o valor a receber, curiosamente em abril não tinha nada a pagar. Isto é assim fazem mal e depois corrigem?

Faz-me pensar que eu ganhava mais em não declarar rendimentos extra.

Então e agora é pagar ou esperar para ver se não se lembram de fazer outra revisão à revisão?

Podes esperar até agosto. Deves ter essa indicação no documento para pagamento(?)
Não seria por já teres pago que eles não aplicavam nova correção, qualquer que fosse o resultado.
Não é como um produto que compras na loja hoje para garantir o preço corrente. :)

Voltar
Superior