EscapeLivre
Well-known member
Quando se fala em IRS casal, basta que façam IRS em conjunto ou tem mesmo de estar declarado como união de facto/casamento?
Só uma pergunta simples:
Porque é que em portugal é tão dificil e ciência tipo foguetão, calcular o imposto a pagar ????
É para se houver enganos só uma muito restrita minoria topar isso e saber que o enganaram ?
Porque é que é tão complicado ?
Quando se fala em IRS casal, basta que façam IRS em conjunto ou tem mesmo de estar declarado como união de facto/casamento?
IRS em conjunto, que (acho) só pode ser entregue nessas situações que indicas
https://eco.sapo.pt/2020/04/27/afinal-que-casais-podem-entregar-irs-em-conjunto/
Conheces casos práticos de IRS em outros países com cálculo simples?
(Pergunta genuína)
É que eu faço IRS em conjunto mas estamos oficialmente solteiros. Creio que entra nessa coisa. Espero eu. Porque pelo menos o ano passado deu para entregar os 2 , lá no site das finanças ao fazer o IRS.
Acho que o ponto do Joseba era que, se baixa a taxa do primeiro escalão e não aumenta a taxa dos restantes, a percentagem final aplicada a todos os salários baixa. Os primeiros 7703€ coletáveis de todos os salários passam a ser sujeitos a uma taxa inferior.
A mesma lógica para os 4 escalões seguintes cuja taxa também diminuiu.
Muitos ainda pensam que a todo o rendimento é aplicada a taxa do respetivo escalão. Não sabem da progressividade.
Aproveito para voltar a partilhar (para a comunidade) este artigo que explica bastante bem as várias formas possíveis de calcular o IRS.
Sim os escalões base têm impacto em todos os ordenados.
Mas como o acerto na tabela é de 3% e a inflação de 5.7% e os ordenados de 5%, basta ver que a redução taxa média vai ser quase toda absorvida.
Então quem for aumentado mais que 5% leva ainda uma talhada maior.
Aliás, em tempos o CDS tinha no seu programa eleitoral uma taxa unica de IRS, para todos, se bem me lembro, posso estar a lembrar mal.
Estive há umas semanas a ver como era na Irlanda e pelo que pude ver é muito mais simples. Há 2 escalões.
Na Suiça: pagas o imposto municipal e o da fedaração, que variam de cantão para cantão, mas não tem muitas contas a fazer.
Mas nos outros países não me afeta muito, o de PT é que me afeta bastante....é escalões é deduções éabatimentos, é mais isto, é mais aquilo, é progressividade...eh pah....é mesmo para chatear.....
Aliás, em tempos o CDS tinha no seu programa eleitoral uma taxa unica de IRS, para todos, se bem me lembro, posso estar a lembrar mal.
Sim os escalões base têm impacto em todos os ordenados.
Mas como o acerto na tabela é de 3% e a inflação de 5.7% e os ordenados de 5%, basta ver que a redução taxa média vai ser quase toda absorvida.
Então quem for aumentado mais que 5% leva ainda uma talhada maior.
Estive há umas semanas a ver como era na Irlanda e pelo que pude ver é muito mais simples. Há 2 escalões.
Supostamente, quantos mais escalões, mais progressivo/justo. DizemHá uns 7 ou 8 anos andei a ver a tributação da NZ e acho que também só tinham 2 escalões.
Actualmente pode já não ser assim, não faço ideia.
Estes escalões são para 2024.
Eles estimam inflação de 2,9% em 2024. Agora estimativas já se sabe..
Sim, escaloes se 2024, mas a aplicar sobre os rendimentos de 2023.
basicamente, é o acerto daquilo que pagaste ( a mais ou a menos) no ano de 2023
Escalões para os rendimentos de 2024, a aplicar na declaração entregue em 2025.
Os escalões de IRS são publicados antes do início do ano a cujos rendimentos eles serão aplicados.
Estes escalões são para 2024.
Eles estimam inflação de 2,9% em 2024. Agora estimativas já se sabe..
Sim escalões de 2024, mas a aplicar aos ordenados que vão ser actualizados para 2024 com a inflação de 2023. []
A inflação de 2023 foi colmatada pela redução de 5,1% nos escalões de 2023 []
Com base na inflação prevista para o ano seguinte, ajustam os escalões. No final de 2022 previram 4%(?) para 2023 e ajustaram 5,1%. Agora prevêem 2,9% para 2024 e ajustam 3%.