Tópico do IRS

Existe algum limite de transações ou limite acumulado no valor que uma pessoa pode doar a outra?

Se não, é simples: Quero doar 50.000€ a alguém. Faço 10 transações de 4.999€ e uma de 10€

Para leis estúpidas, soluções estúpidas.

Perfeitamente. Precisas é que o banco também não seja muito esperto ao ver transferências regulares para a mesma pessoa. Ou varias nos bancos envolvidos, usas numerário em pequenas quantidades, usas criptos, etc.

Há sempre forma, como se vê com a Rússia e as sanções.

sabia das heranças, mas isto não sabia mesmo, é lei estúpida como vocês dizem

e é 10% do valor doado, são 5.000 euros dos 50.000

ora leiam

Se, por exemplo, os seus avós lhe deram 600 euros de presente de casamento, tem de apresentar a declaração mas, não tem de pagar imposto sobre esse valor. Já se o presente tiver partido de um irmão, terá de declarar aquele montante e entregar 10% ao Estado, ou seja 60 euros.

https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/doacao-em-dinheiro-paga-imposto.aspx

e é 10% do valor doado, são 5.000 euros dos 50.000

ora leiam

Se, por exemplo, os seus avós lhe deram 600 euros de presente de casamento, tem de apresentar a declaração mas, não tem de pagar imposto sobre esse valor. Já se o presente tiver partido de um irmão, terá de declarar aquele montante e entregar 10% ao Estado, ou seja 60 euros.

https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/doacao-em-dinheiro-paga-imposto.aspx

Ou pode passar do irmão para os pais e depois dos pais para ele e já não paga nada!

Perfeitamente. Precisas é que o banco também não seja muito esperto ao ver transferências regulares para a mesma pessoa. Ou varias nos bancos envolvidos, usas numerário em pequenas quantidades, usas criptos, etc.

Há sempre forma, como se vê com a Rússia e as sanções.

Mas espera, estamos a falar de coisas diferentes. Aqui não se trata de nenhum esquema ilegal, nem de branqueamento. Teoricamente isto é perfeitamente possível. Se a lei não colocar limites ao número de vezes que podes doar, nem ao valor acumulado, não vejo como isto pode dar problemas.

Doei 4.999 hoje, daqui a 15 dias a pessoa precisou de mais, daqui a um mês, mais um bocado... E quem prova que não?

Adicionalmente, os bancos estão a c@gar para a origem do dinheiro, e só fiscalizam isso porque são obrigados. Se não for nada ilegal, podes ter a certeza de que eles não vão fazer o mínimo esforço para controlar.

Last edited:
Declarar valores doados
  • a partir de 5000 euros em 2024 para conjuge, pai, filho, avo ou neto
  • a partir de 500 euros em 2023 ou em 2024 para outras pessoas
Eu fui mauzinho na pergunta que fiz. É que toda a gente na net diz o mesmo, nos sites é o que está escrito mas já alguem tentou declarar mesmo qualquer coisa (estou a referir-me aos casos que não paga impostos, isto é, pai para filho etc.).

É que já fui a 2 Balcões distintos das finanças e dizem que não é preciso fazer nada e para ir embora descansado...

Atualmente, do ponto de vista fiscal, é igual seja herança ou doação em vida. A doação em vida não serve para evitar impostos aplicados à herança.

Já agora, uma boa forma de deixar capital a alguém que não esteja isento de imposto de selo (irmão, sobrinho, amigo) é um seguro de vida. Totalmente legal e isento de impostos.

Doei 4.999 hoje, daqui a 15 dias a pessoa precisou de mais, daqui a um mês, mais um bocado... E quem prova que não?

Se for para um familiar isento do pagamento de IS (conjuge, ascendente ou descendente), até lhe podes dar e ele/a declarar 100.000 que não haverá qualquer imposto a pagar.

Já se for para outra pessoa, bastarão 500 para se "ter" de declarar e pagar.

O facto da pessoa "precisar" é irrelevante, bem como se o dinheiro foi para a entrada de uma casa ou para gastar em raspadinhas.

já alguem tentou declarar mesmo qualquer coisa (estou a referir-me aos casos que não paga impostos, isto é, pai para filho etc.).

É que já fui a 2 Balcões distintos das finanças e dizem que não é preciso fazer nada e para ir embora descansado...

Sim, coloquei a questão pelo portal das finanças e enviaram-me o modelo 1 do imposto de selo para devolver preenchido.

É uma situação prevista por lei. Se é algo que muitos fazem, quão fácil é contornar os limites para declaração, ou se há fiscalização efetiva são outras questões.

Sim, coloquei a questão pelo portal das finanças e enviaram-me o modelo 1 do imposto de selo para devolver preenchido.

É uma situação prevista por lei. Se é algo que muitos fazem, quão fácil é contornar os limites para declaração, ou se há fiscalização efetiva são outras questões.

Eu como me tentei informar do tema, até cheguei a esse modelo sozinho. O problema foi quando se levou o mesmo à repartição das finanças, até porque tive dúvidas em alguns campos de preenchimento e foi essa a resposta: Não é preciso nada disso, esteja descansado 😏

Mas conseguiste entregar?

Eu como me tentei informar do tema, até cheguei a esse modelo sozinho. O problema foi quando se levou o mesmo à repartição das finanças, até porque tive dúvidas em alguns campos de preenchimento e foi essa a resposta: Não é preciso nada disso, esteja descansado 😏

Mas conseguiste entregar?

A entrega, segundo me disseram, podia ser feita com o documento preenchido digitalizado (ou foto) enviado pelo portal das finanças (e-balcão).

Foi um exercício teórico, para aprender como se faria, não tinha realmente algo a declarar nessa ocasião.

​​​​​​​Acredito que para já seja uma "obrigação light". Mas num balcão dizerem a um contribuinte para não se preocupar com isso é o cúmulo.

Atualmente, do ponto de vista fiscal, é igual seja herança ou doação em vida. A doação em vida não serve para evitar impostos aplicados à herança.

Já agora, uma boa forma de deixar capital a alguém que não esteja isento de imposto de selo (irmão, sobrinho, amigo) é um seguro de vida. Totalmente legal e isento de impostos.

por acaso já pensei nisso

além do seguro de vida do CH, fazer outro de mais baixo valor cujos beneficiários seria a minha mulher e os meus filhos

seria 100% para a minha mulher como beneficiária principal, e 50% para cada um dos meus filhos, imaginando que eu e a minha mulher morremos num acidente

perguntei qual seria o prémio para 20.000 e 30.000, na April modalidade ITP 60

30.000, eram euros 13.39 mensais

20.000 eram 8.93 euros

em ambos os casos as mensalidades são muito confortáveis, dá-me para pensar pedir por exemplo 50.000

o problema aqui é que não me concederam o plano todo, eu tenho 54 anos.....e sei que com a idade isto aumenta e muito

se calhar a proposta de 30.000 euros aumentaria para tipo 100 euros quando fizer 60 anos

mas estou com ideias de contratar um destes seguros

A entrega, segundo me disseram, podia ser feita com o documento preenchido digitalizado (ou foto) enviado pelo portal das finanças (e-balcão).

Foi um exercício teórico, para aprender como se faria, não tinha realmente algo a declarar nessa ocasião.

​​​​​​​Acredito que para já seja uma "obrigação light". Mas num balcão dizerem a um contribuinte para não se preocupar com isso é o cúmulo.
Em 2 Balcões 😅

Pessoal neste momento estou com 752 euros de despesas registada em saúde e depois em cima está outro número que é 75 deve ser a dedução

quanto ao meu ordenado não é por aí além.

.será que me estou a esticar nas despesas de saúde e ainda vou ter de pagar em vez de receber reembolso?

Porque se há pessoas a registarem muito muito ainda levam talhada

Até ao final do ano se isso não prejudicar tou a contar chegar até aos 900 e tal na boa, nem que marque a consulta de psiquiatria para o dia 31 dezembro, o médico disse para marcar a próxima consulta em dezembro/janeiro
Além do mais descobri um local de eleição que faz massagens e gostei bastante da boa vibe, desde o primeiro dia, e o universo sempre a dar me presentes,descobri hoje quando fui lá fazer a 2 massagem que estão registados como credores de saude 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏💫💫💫💫💫💫💫

Enviado do meu 23021RAAEG através do Tapatalk

Last edited:
Pessoal neste momento estou com 752 euros de despesas registada em saúde e depois em cima está outro número que é 75 deve ser a dedução

quanto ao meu ordenado não é por aí além.

.será que me estou a esticar nas despesas de saúde e ainda vou ter de pagar em vez de receber reembolso?

Porque se há pessoas a registarem muito muito ainda levam talhada

O que origina imposto a pagar são os rendimentos (ordenado). Mais rendimentos => Menor reembolso ou maior pagamento.

Já as despesas originam dedução. Mais despesas => Maior reembolso ou menor pagamento. No caso da saúde, serão deduzidos um máximo de 1000€ (6666,67€ em despesas elegíveis).

Desculpa mas fiquei a perceber na mesma

Achas que vou levar talhada ou não ? É só isso que preciso de saber
O meu rendimento anual bruto vai ser uns 10k se não estou em erro

Desculpa mas fiquei a perceber na mesma

Achas que vou levar talhada ou não ? É só isso que preciso de saber
O meu rendimento anual bruto vai ser uns 10k se não estou em erro

Quanto mais gastares em saúde, maior será o teu reembolso (no máximo, toda a retenção feita no ordenado).

Last edited:
Mas ela que não abuse, os 750€ que tem agora dá uma dedução de 110€. É um valor pouco mais que residual.

Então não pode gastar à vontade em serviços médicos, tudo devidamente justificado por fatura? Se por exemplo fosse operada no privado eram logo vários Ks.

Mesmo que gastasse mais do que ganhou no ano (e não creio que se esteja a falar desse nível), as despesas também podem ser pagas com poupanças. Não faltam (infelizmente) pessoas a ir às poupanças para conseguir pagar um serviço médico de qualidade e sem uma grande lista de espera.

Façam as despesas de saúde que precisam fazer. Desde que sejam realmente para vocês, claro.

Então não pode gastar à vontade em serviços médicos, tudo devidamente justificado por fatura? Se por exemplo fosse operada no privado eram logo vários Ks.

Mesmo que gastasse mais do que ganhou no ano (e não creio que se esteja a falar desse nível), as despesas também podem ser pagas com poupanças. Não faltam (infelizmente) pessoas a ir às poupanças para conseguir pagar um serviço médico de qualidade e sem uma grande lista de espera.

Façam as despesas de saúde que precisam fazer. Desde que sejam realmente para vocês, claro.
Não percebeste o que queria dizer...
O que eu quis dizer é que não vale a pena gastar em saúde para ter benefício fiscal, o benefício é pouco mais que ridículo.
Muito gente tem muita despesa de saúde e pensa que vai ganhar uma fortuna com isso, depois tem surpresas no IRS.

É tudo meu infelizmente..despesas em saúde é mau sinal excepto massagens, sei de um sítio onde se faz massagens que conseguiram registar a empresa como despesas de saúde
Mas de pudesse aproveitarmos de alguém aproveitava,como muita gente faz..até ao final do ano vou aviar a minha medicação toda apesar de ainda ter disponível 😂

Eu agora ando a tratar mais de mim desde os antidepressivos:
Não vai sair da minha rotina mensal massagens de relaxamento e osteopatia
Consultas de psicologia ad eternum mesmo quando acabar a medicação
Teste genético da alopecia que vai ser caro
Teste de intolerância aos alimentos
Não tenho o dinheiro guardado para ir para a cremação comigo

O que sai volta sempre a entrar 💫🙏🤍quanto mais cuidamos de nós mais o universo retribui 💫🙏🤍esse sítio das massagens é a prova disso

Last edited:
Back