Tópico do IRS

Bom dia,
Preciso de uma ajuda, PF:
Ainda não entreguei o meu IRS porque, como sou leiga nestes assuntos, estou com algumas dúvidas, nos entanto queria entregar o IRS da minha irmã, que pensava eu ser muito fácil uma vez que é solteira, não tem despesas com rendas nem empréstimo bancário.

No EFactura aparece todas as despesas do ano de 2015, pelo que comecei a preencher o Modelo 3-Rosto, em que basicamente tenho de preencher o Quadro 4 com "Solteiro", Quadro 8 colocar Residente "Continente", Quadro 9 confirmar o NIB e Quadro 10 "1ª Declaração", Nada mais a fazer, correcto?
Aparece-me o Anexo A, com os rendimentos preenchidos... Basta este ou é necessário acrescentar o Anexo H?
A Simulação dá que recebe cerca de 1/2 do que recebeu no ano passado (se bem que já era uma miséria devido a situação actual dela) achei um corte muito grande até porque tenho lido que as simulações estão a surpreender ela positiva... Houve assim um corte tão grande para pesoas na situação dela?

Desde já, obg pela disponibilidade!

Se as contas do efactura estiverem correctas e não houverem facturas duplicadas, mete não, e escusas de teres o trabalho de estar a preencher isso. Se não tiveres a certeza do que falo acima, faz as contas à mão, porque senão, mais tarde podem ter multa.

Quer-me parecer que quem recebe pensão de alimentos não pode declarar 0 rendimentos, Mas isso sou eu a pensar.

Se és um entendido da matéria, podias explicar... [;)]

Pelo que percebi, a pensão de alimentos não é um rendimento meu...

Ainda não comecei a preencher, mas suponho que haja um campo só para esse valor. Enquanto bolseira, não tenho rendimentos a declarar.

Permitam-me colocar esta dúvida:

em termos de preenchimento de IRS, normalmente, entrega a uma contabilista para não ter o "azar" de fazer algo errado.

A minha dúvida vai para o seguinte, provavelmente induzido em erro. Os meus pais disseram-me algo sobre terem ouvido uma notícia de que neste ano não existiria reembolso de IRS. Isso é verdade, ou é nalgum caso específico?

em termos de preenchimento de IRS, normalmente, entrega a uma contabilista para não ter o "azar" de fazer algo errado.

A minha dúvida vai para o seguinte, provavelmente induzido em erro. Os meus pais disseram-me algo sobre terem ouvido uma notícia de que neste ano não existiria reembolso de IRS. Isso é verdade, ou é nalgum caso específico?
É mentira como é óbvio.
Só se houver por exemplo dividas fiscais pode suceder isso.

Claro que vai haver reeembolso, era o que mais faltava...

Ja agora, a propósito da situação das rendas que referi umas paginas atrás.

Nao tinha os dados da casa arrendada de uma senhora que faço o IRS e como tal fui hoje às finanças para obter esses dados. Basicamente o numero do artigo já estava no contrato (que era a senhora que tinha), mas fomos lá na mesma e deram-me também o numero da freguesia. E com esses dados, já consegui submeter a declaração dela. O engraçado, é que antes dava uma simulação, e com as rendas correctamente metidas no Anexo H, dá mais 350€ de reembolso.

Portanto atenção ao anexo H onde metem as rendas. Se o programa aceitasse aquilo sem anexo H (sem me pedir os dados da casa) já tinha ido a declaração e a senhora ia receber (supostamente) menos 350€.

Ja agora uma curiosidade. Ja entreguei o IRS dos meus pais, juntos. Fui agora simular os dois separados e nesse caso só o meu pai é que ia receber, cerca de 10% do que vão receber ao entregar a declaração juntos... Sao ambos reformados, a minha mãe tem incapacidade de 80% e se entregasse sozinha, não recebia nada. Entregarem juntos, neste caso, compensa muito mais.

Em relação à entrega, o IRS dos meus pais ja aparece como "Declaração certa" com data de ontem, falta o meu que ainda aparece como "Recepcionada"

No campo da Freguesia é um campo numérico?
No meu caso, como houve união de freguesias a "coisa" está mais complicada", tenho que pedir à senhoria a informação atualizada.

Não terão confundido com a não devolução da sobretaxa?
É que bastou isso ser dito vezes sem conta que as pessoas confudem com o reembolso do irs.

Agradeço a resposta. Os meus pais disseram que ouviram algo numa notícia num telejornal, a ministra a afirmar, mas é tão fácil prestar atenção só a parte da notícia e não conseguir enquadrar o que se escutou. Também achei estranho, mas não gosto de teimar sem ter certezas.

No meu caso, como houve união de freguesias a "coisa" está mais complicada", tenho que pedir à senhoria a informação atualizada.
É um campo numérico, tens na página anterior esses números. A senhoria tem esse código no papel do IMI por exemplo.
O artigo tens no contrato de arrendamento.

Se o inquilino tiver recibos electrónicos, basta entrar no site das finanças na sua página e tem lá as informações todas, o código freguesia, artigo e NIF do senhorio. Fica mais fácil ter acesso a tudo.

Última edição:
É numerico sim. Ou entao googlas e obtens isso rapido. Já puseram ai para tras um link com os numeros das freguesias. Depois procuras o distrito, concelho e freguesia e tudo junto são 6 números.

Agradeço a resposta. Os meus pais disseram que ouviram algo numa notícia num telejornal, a ministra a afirmar, mas é tão fácil prestar atenção só a parte da notícia e não conseguir enquadrar o que se escutou. Também achei estranho, mas não gosto de teimar sem ter certezas.
Lá está , se foi a "Ministra" , tratava-se de certeza da não devolução da sobretaxa, aquela famosa sobretaxa que antes da eleições seria devolvida em 36% e que depois das eleições passou para zero.
É que as pessoas ouvem dizer que a sobretaxa em sede de irs não será devolvida e confundem com o reembolso normal!

Voltar
Superior