Tópico do IRS

Tal como o michaelvasconcelos e o mundano tive de fazer por englobamento também, ao submeter deu erro porque os meus rendimentos e os do miudo(?) estavam incorretos. Ignorei e logo se vê o que dá! Está submetido para este ano!

Não cheguei a submeter porque o englobamento me é prejudicial, espero que resolvam rapidamente

Durante todo o dia não consegui submeter a declaração :(

Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido.

Por favor tente mais tarde.

Last edited:
Viva!

No meu caso, tenho atividade iniciada desde 2005 e desde então emiti sempre recibos.
No entanto desde Julho de 2014 que estou a trabalhar por conta de outrem, pelo que no ano de 2015 já não tive qualquer rendimento da categoria B (houve um recibo emitido já a 8/01/2015, mas ainda no prazo de 5 dias úteis após a data da prestação (31/12/2014), tendo o valor de 1000€ sido declarado aquando da entrega de IRS referente a 2014). Ficou contudo a atividade ainda aberta, situação que se mantém (uma vez que ainda havia a hipótese de vir a precisar de emitir alguns recibos).

Não consigo encontrar qualquer confirmação "oficial", é possível darem-me uma ajuda?
Obrigado!

Cumprimentos,

Ricardo Pinto.

Viva!

Tentei submeter o IRS e obtenho os seguintes alertas:

• 029W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte *********. Por favor verifique o correto preenchimento desse Anexo e, caso se justifique, tente esclarecer a divergência junto da(s) entidade(s) devedora(s).Esta mensagem deverá ser ignorada relativamente a rendimentos que tenham sido considerados nos anexos B ou C.
  • Alertas do Anexo B
    • Alertas do Quadro 13
      • 080W : Deve assegurar-se que foram corretamente declarados os rendimentos de atividades empresariais ou profissionais, considerando o total de faturas ou faturas-recibo electrónicas emitidas, o seu enquadramento para efeitos de IRS e IVA e obrigações de emissão de documentos comprovativos inerentes.

Relativamente ao erro 029W e os "
rendimentos de capitais englobados", refere-se a quê em concreto? E qual é o "desse Anexo"?

Quanto ao alerta do Anexo B, quadro 13, estará relacionado com a questão que expliquei no post citado acima: ter emitido um recibo nos primeiros dias de Janeiro mas com data de serviço 31/12/2014, tendo o montante auferido sido declarado no IRS 2014.

Obrigado pela ajuda!
Cumprimentos,

Ricardo Pinto.

Last edited:
A mim é irrelevante, aliás o valor antes anexo g ou depois deu igual

Mas pediste em todos os bancos onde tens contas, seguradoras, gestoras de fundos, etc, as declarações de englobamento no início do ano? Ou não tens nenhuns rendimentos de capitais?

Não basta por sim ou não é ver o que dá menos..

No quadro 15.1 do Anexo G o que respondeste: Sim ou Não?
Olá.

Bom, não percebendo grande coisa da poda fui ver o que tinha metido no ano anterior e Tinha metido "não ". Este ano se escolho o "nao" o programa reage como se não tivesse escolhido nada e dá erro ao validar. Acabei por escolher sim.

Obrigado.

Contribuições para a SS...
O ano passado, havia um campo nas despesas gerais (quadro 9) do anexo B para colocar o total de contribuições para a SS. Este ano, não existe esse campo, pelo menos com o mesmo nome.
Será no quadro 7, "contribuições obrigatórias para regimes de protecção social"? Não vejo outra hipótese.

Alguém me pode elucidar se estou correcto?

Olá.

Bom, não percebendo grande coisa da poda fui ver o que tinha metido no ano anterior e Tinha metido "não ". Este ano se escolho o "nao" o programa reage como se não tivesse escolhido nada e dá erro ao validar. Acabei por escolher sim.

Obrigado.

Pois, mas não é só mudar de não para sim. O site está com erro, tens que esperar que seja corrigido e depois submeter com a resposta certa.

Se não sabes o que é o regime de englobamento é porque tens que meter NÃO [;)]

Mas pediste em todos os bancos onde tens contas, seguradoras, gestoras de fundos, etc, as declarações de englobamento no início do ano? Ou não tens nenhuns rendimentos de capitais?

Não basta por sim ou não é ver o que dá menos..

A única coisa que tenho para adiar para a segunda fase é mesmo 4 movimentos de acções(venda), e como não conseguia fazer sem englobamento enviei assim mesmo, não estou muito preocupado porque posso corrigir mais tarde. O mais estranho foi um dependente com rendimentos incorrectos e este não os tendo.

Duas dúvidas para duas situações:

- Contribuinte A - como rendimentos tem ato isolado e pensão de alimentos do dependente.

O Ato Isolado não obriga a preencher o anexo da segurança social, certo?
O programa pergunta se quer englobar a pensão de alimentos. Respondendo sim ou não é exatamente igual o valor a pagar. Há alguma diferença entre englobar ou não?

- Contribuinte B - reformado com rendimento categoria F (antena de telecomunicações no prédio)
O programa pergunta se quer englobar o aluguer da antena. Respondendo sim dá menos 5€ a receber. Há alguma diferença entre englobar ou não?

Obrigada desde já a quem possa ajudar. :)

Pois, mas não é só mudar de não para sim. O site está com erro, tens que esperar que seja corrigido e depois submeter com a resposta certa.

Se não sabes o que é o regime de englobamento é porque tens que meter NÃO [;)]
Ok.

Obrigado pelo esclarecimento.

Abraço

bOA NOITE... ou madrugada... ando aqui as voltas com o irs, e só me falta entender uma coisa...

o condomínio onde vivo arrenda a casa da porteira, pelo que me cabe declarar a rendimentos prediais no anexo F, e ja tenho os valores pré preenchidos pela administração...

a minha qestão é: no campo |parte %| o que é coloco?

No da minha mãe também aparecia esse erro

• 29W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte XXXXXXX. Por favor verifique o correto preenchimento desse Anexo e, caso se justifique, tente esclarecer a divergência junto da(s) entidade(s) devedora(s).Esta mensagem deverá ser ignorada relativamente a rendimentos que tenham sido considerados nos anexos B ou C.

eu meti não. quando tentei submeter ele perguntou se reconhecia a info e se pretendia continuar mesmo assim assinalando o visto na caixa. disse que sim. e entreguei
a minha não tem não nada disso de rendimentos distribuídos de
unidades de participação em fundos de
investimento imobiliário ou de participações sociais em sociedades de investimento imobiliário

Last edited:
Olá pessoal.

Estou aqui com um problema a submeter o IRS mas parece que só me safo indo ás finanças :( .

Tenho de meter na segunda-fase pois necessito do Anexo G dado que recebi algumas acções da empresa e depois as vendi.

Bom, o preenchimento da declaração foi todo automático excepto este anexo onde copiei tudo tal e qual vem na declaração de mais valias que foi enviada pelo banco (o erro pode nem ter a ver com isto; é só para enquadrar).

Ao tentar submeter aparece o seguinte erro:
"
029W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte XXXXXXXX1. Por favor verifique o correto preenchimento desse Anexo e, caso se justifique, tente esclarecer a divergência junto da(s) entidade(s) devedora(s).Esta mensagem deverá ser ignorada relativamente a rendimentos que tenham sido considerados nos anexos B ou C.
029W : O valor declarado de rendimentos de capitais englobados é inferior ao conhecido para o contribuinte XXXXXXXX2 Por favor verifique o correto preenchimento desse Anexo e, caso se justifique, tente esclarecer a divergência junto da(s) entidade(s) devedora(s).Esta mensagem deverá ser ignorada relativamente a rendimentos que tenham sido considerados nos anexos B ou C.
"
Sendo que entrego o IRS em conjunto com a minha esposa.

Nunca me aconteceu algo assim. Suponho que algum dos valores que foi preenchido de forma automática tenha sido actualizado mas não consigo perceber qual. Isto podia dar um erro ainda mais explícito.

Enfim. Amanhã lá irá um de nós penar ás finanças.

Quando isto era manual, é porque era manual, agora é automático e mesmo assim vem engatado.

Alguém com situação semelhante?

Obrigado.

Abraço.

A minha também deu esses erros e sem explicação possível. Enviei na mesma...

Back