Tópico do IRS

DÚVIDA:

Arrendei casa junto com a minha namorada neste último mês. O senhorio passou um recibo de renda único com 2 inquilinos.
No próximo ano, quando for para apresentar despesas para o IRS (entrega separada), como funciona? O sistema assume 50-50 ou podemos definir a quota parte?
Será preferível pedir para emitir 2 recibos diferentes com metade do valor para cada um?
Obrigado.

E não te esqueças de colocar a morada fiscal na morada do contrato que fizeram, para poder colocar como despesa no IRS.

Se isto tivesse acontecido num governo de direita, era só noticias sobre os atrasos dos reembolsos, e se houvesse alguma ordem do governo para atrasar os reembolsos era um fartote dos sindicatos, dos partidos da oposição e da CS.
Como é um governo de esquerda, no passa nada...

DÚVIDA:

Arrendei casa junto com a minha namorada neste último mês. O senhorio passou um recibo de renda único com 2 inquilinos.
No próximo ano, quando for para apresentar despesas para o IRS (entrega separada), como funciona? O sistema assume 50-50 ou podemos definir a quota parte?
Será preferível pedir para emitir 2 recibos diferentes com metade do valor para cada um?
Obrigado.
O sistema assume 50/50, se não for 50/50 é no modelo 3 dizer que não se quer os valores do efactura e preencher manualmente.

Uma duvida sobre as deduções de IRS. Se eu mudar os pneus do carro numa loja tipo norauto feuvert etc será que este valor é dedutível em como "Manutenção e reparação de veículos automóveis"? Estas empresas tem como CAE "45310 - Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis" pelo que imagino que tal dedução não seja aplicada. Mas se mudar os pneus numa oficina qualquer com CAE 45110 tal já acontece e sempre dá para recuperar 15% do valor do IVA.
Não é dedutivel. Quer dizer podes "recorrer" e se o serviço for mesmo de reparação é considerado, mas pode se vir a tornar uma carga de trabalhos...

Se isto tivesse acontecido num governo de direita, era só noticias sobre os atrasos dos reembolsos, e se houvesse alguma ordem do governo para atrasar os reembolsos era um fartote dos sindicatos, dos partidos da oposição e da CS.
Como é um governo de esquerda, no passa nada...

Mas todos sabemos que os problemas para o PS resolvem-se a empurrar com a barriga!
Ontem o Galamba muito eloquente dizia que o prazo médio são 36 dias... eu já vou em 55. Palhaçada!

Incrível. Prenchi erradamente o anexo g pois aquilo não assumia aquisição para abate de mais valia e os gajos validaram com valores certos.
Conclusão: o sistema tem um bug e alguém ajustou a minha declaração...

Bom dia,

Conforme se esperava, acabou o semestre:

Submetida - 13.05.2016
Recepcionada e validada - 23.05.2016
Liquidada - 30.06.2016 - valor exactamente igual á simulação

A ver vamos quando cai na conta.

Abraço

Ok.

Como pedi o preenchimento a um contabilista não sei qual o valor da simulação, mas é bem mais abaixo do que aquele valor que surge na página onde se declaram as faturas.

Ok.

Como pedi o preenchimento a um contabilista não sei qual o valor da simulação, mas é bem mais abaixo do que aquele valor que surge na página onde se declaram as faturas.
Nunca recebes o que diz na página das faturas... Isso é o que gastaste durante 1 ano.
Depois é-te devolvida uma pequena parte desse valor

Voltar
Superior