Tópico do IRS

No Anexo H, quadro 6C (se não me engano) escolhes Sim, e ele vai pedir a pass.

Aí, tens as despesas "do teu lado"...

nao... no meu caso, com anexo H recebo menos do SEM anexo H. alguem me explica porque?

E quem fez automatico, pode verificar se têm no comprovativo de entrega o anexo H?

Já percebi porque não entram as despesas dos dependentes. Depois de introduzir as linhas com os NIF dos dependentes onde é que se mete a password de cada um para irem importar as despesas ao efatura? (penso que deve ser isto, pois só com o NIF não está a ir buscar nada).
No portal das finanças, na parte do IRS clicas em "Consultar Despesas para Deduções à Coleta" que tens o detalhe completo, incluido o e-factura e as despesas gerais familiares.

Eu acho que ainda não me fiz entender. Com um filho nascido no fim do ano, as despesas que fiz com ele entraram com o meu NIF.
O que quero saber não é para deduzir as despesas mas sim para fins de coeficiente ou valor geral a receber. é como num contrato de trabalho, o IRS retido é diferente se tivermos um ou dois filhos ou nenhum. A questão é: as finanças sabem para fins de IRS que tenho dois filhos mesmo se um deles não teve despesas em nome dele nem tem NIF?

P.s: Aquilo que se faz no hospital é regista-lo para ter depois ter nº de segurança social, não com o NIF (pelo menos no de braga é assim)

nao... no meu caso, com anexo H recebo menos do SEM anexo H. alguem me explica porque?

E quem fez automatico, pode verificar se têm no comprovativo de entrega o anexo H?

No meu caso (que não tenho dependentes, sou solteiro [:cool:] e não tenho rendas) quer no automático, quer com anexo H, quer sem anexo H, o valor a receber era sempre igual.

já há "prova de entrega" e não, não está lá o anexo H assinalado
Não está porque não quiseste. Podes colocar, importar os valores e assim já vai ter anexo H. Mas simula com e sem anexo H

Uma dúvida se alguem puder ajudar.

Um sujeito X com trabalho dependente e recibos verdes adicionalmente (em sistema simplificado) que há anos que passa os recibos com isenção de IVA etc etc porque nunca passou os 10.000 euros.

Este ano só agora foi visto, ao fazer o IRS, que os 10.000 euros foram pela primeira vez ultrapassados em 2016.

Segundo percebo a única diferença é que agora é obrigado a cobrar IVA correcto? Tudo o resto fica igual?

Que procedimentos existem a realizar e sobretudo o que é que isso altera toda a situação de 2016 e os recibos já emitidos em 2017?

Sim, tudo o resto fica igual. Cobra-se IVA a partir de Fevereiro do ano seguinte a ter passado 10000 eur.

2016 não interfere; 2017 interfere a partir de Fevereiro... Convém confirmar e se necessário anular e re-emitir.

Acho que é isto.

No meu caso (que não tenho dependentes, sou solteiro [:cool:] e não tenho rendas) quer no automático, quer com anexo H, quer sem anexo H, o valor a receber era sempre igual.

Não está porque não quiseste. Podes colocar, importar os valores e assim já vai ter anexo H. Mas simula com e sem anexo H

achas de deixava as despesas gerais, de saude e de educação de parte? compreendam de uma vez, só interessa meter o anexo H se forem mudar algum dos dados automáticos presentes na AT, se concordam com os dados que a AT já tem não interessa para nada meter o anexo H "avulso"

Quem entrega automático, já tem comprovativo! E não...não tem o H assinalado. Falas sem saber.
Aliás No automática nem consegues adicionar nada.

Tenho a certeza que pede. Eu tive de a inserir uma vez e creio que foi já no final após clicar em SUBMETER
Sei porque tive de ir à procura do papel da pass da minha filhota

Se nunca pediram senha das Finanças mas o dependente tem NIF creio que aí é que talvez não peça password

EDIT:

Isso mesmo![;)]

agora colocaste-me na dúvida, aguardemos mais testemunhos,

eu tenho os dependentes com a mesma pass que eu (e que a esposa já agora) e posso ter introduzido assim de modo meio automático e não me recordar, até a tinha em copy paste porque estive a fazer comparações e estava farto de a meter

edit: os meus dependentes tem NIF e pass e ainda agora refiz o processo e tenho 99.5% de certeza que não meti as pass deles

no passo final, mesmo a submeter, aparece um quadro a pedir a minha pass, a da esposa, e uma cena abaixo Entrega por CC o que quer isso seja

(mas não mexi em nenhum dos dados que automáticamente a AT já tem)

Só pede a pass dos dependentes se se acrescentar o anexo H, seja para conferir seja para corrigir ou acrescentar dados.

Eu submeti sem anexo H e não precisei de pass da filha para nada, depois na duvida de ter feito borrada, fui descarregar a app das finanças e puxei o anexo H, e aí até para simular solicita a pass da dependente.

Simulei os valores clickando na opção não aceitar os valores da AT (os quais só conferi e não alterei) e o valor a receber deu-me exatamente o mesmo que o da minha declaração sem anexo H!

Last edited:
achas de deixava as despesas gerais, de saude e de educação de parte? compreendam de uma vez, só interessa meter o anexo H se forem mudar algum dos dados automáticos presentes na AT, se concordam com os dados que a AT já tem não interessa para nada meter o anexo H "avulso"
Obrigado. Tb era a minha dúvida.

Quem entrega automático, já tem comprovativo! E não...não tem o H assinalado. Falas sem saber.
Aliás No automática nem consegues adicionar nada.
Eu não enviei o automático, mas como sou curioso fui testar e o valor a receber era X, mas nao enviei. Depois fui fazer como normalmente, através do modelo 3, simulei com e sem anexo H e o valor a receber era o mesmo do automático.

Onde é que eu falei sem saber?

Tu disseste que eu não meti o H porque não quis...mas falas sem saber pq o Automatico não da para anexar nada...e da-t logo o comprovativo.

Mas ai é que esta a questão... Os valores não me davam igual... Em manual sem h dava mais do que com h, Entendes? Se meter as despesas sou bué prejudicado e não entendo porque. Quando devia ser ao contrario. Com h devemos receber mais

Acabei por.meter o automático... Que era mt melhor.

[TABLE="class: table table-striped-blue table-hover dataTable no-footer, width: 785"]
[TR]
[TH="class: sorting_disabled centerText, colspan: 1, align: center"]Ano[/TH]
[TH="class: sorting_disabled leftText, colspan: 1, align: left"]Situação[/TH]
[TH="class: sorting_disabled hidden-xs leftText, colspan: 1, align: left"]Tipo[/TH]
[TH="class: sorting_disabled hidden-sm hidden-xs centerText, colspan: 1, align: center"]Data Recepção[/TH]
[TH="class: sorting_disabled leftText, colspan: 1, align: left"]Outra Informação[/TH]
[/TR]
[TR="class: odd, bgcolor: #F5F5F5"]
[TD="class: centerText, align: center"]2016[/TD]
[TD="class: leftText"]RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.[/TD]
[TD="class: hidden-xs leftText"][/TD]
[TD="class: hidden-sm hidden-xs centerText, align: center"]2017-04-01[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Back