Tópico do IRS

Bem, resumindo a minha.
Entregue a 30/3. Faço em conjunto com a minha esposa e ela tem anexo B logo não fomos eligiveis para IRS automático. (penso eu).
Dado como certo a 18/4 [8b]

E hoje 5/5 foi dada como Declaração com reembolso.

Vamos lá ver quantas semanas mais leva até cair o dito na conta.

A minha está como certa desde o dia 20/04, submetida dia 10.
Não tem nada de especial, foi tudo em preenchimento automático excepto o anexo J com uma porcaria de 300€.
Estão a pagar normalmente ou só valores baixos? Tenho uns 6k para receber, é ridiculo o que desconto a mais todos os meses...

Boas pessoal , tenho aqui uma questao pertinente

Tenho uma filha que tem a mesma morada da mae , e eu tenho outra morada ( estamos solteiros em casa diferentes )

E como tal este vai ser o 1º ano em que temos de inserir a bebe , agora a questao é se posso meter a bebe no meu IRS ou tem de ser no da mae devido a terem a mesma morada ...

Eu faço bastantes descontos para IRS e a mae nao .

Sugestoes pf

EDIT: Fiz simulacao no programa agora , e só comigo dá para receber 90€ e com a bebe inserida dá para receber 980 €

Last edited:
Boas pessoal , tenho aqui uma questao pertinente

Tenho uma filha que tem a mesma morada da mae , e eu tenho outra morada ( estamos solteiros em casa diferentes )

E como tal este vai ser o 1º ano em que temos de inserir a bebe , agora a questao é se posso meter a bebe no meu IRS ou tem de ser no da mae devido a terem a mesma morada ...

Eu faço bastantes descontos para IRS e a mae nao .

Sugestoes pf

EDIT: Fiz simulacao no programa agora , e só comigo dá para receber 90€ e com a bebe inserida dá para receber 980 €
Se mora com a mãe entra na mãe.
Se quiseres por em tuas despesas tens que arranjar um acordo de regulação do poder paternal homologado em tribunal ou "sentença" de um processo que estabeleça que tu tens que pagar uma pensão de alimentos em valor fixo ou valor variável (x% das despesas de saúde e educação) ou misto (anexo H quadro 6A), ou em alternativa o acordo pode determinar a guarda conjunta (rosto do modelo 3 quadro 4C).

Se mora com a mãe entra na mãe.
Se quiseres por em tuas despesas tens que arranjar um acordo de regulação do poder paternal homologado em tribunal ou "sentença" de um processo que estabeleça que tu tens que pagar uma pensão de alimentos em valor fixo ou valor variável (x% das despesas de saúde e educação) ou misto (anexo H quadro 6A), ou em alternativa o acordo pode determinar a guarda conjunta (rosto do modelo 3 quadro 4C).

Obrigado pela resposta ��

Elas teem morada igual e eu outra como referi , porem "moram " comigo na realidade . E como ela nao desconta nada e eu sim pensei que desse para eu meter as despesas dela ( inseri la no meu irs) . Existe alguma alternativa ?

yupiiiiii....estou tão feliz, mudou de estado em 6-05....afinal os FPs trabalham ao fim-de-semana, estado com reembolso.....

O que diferencia entre uma pessoa ter de pagar IRS ou receber?

No meu caso nunca fiz IRS, estou na casa dos 20, comecei a trabalhar recentemente a full time e recebo em média 700€, moro em casa dos pais, e a única despesa corrente que tenho é a gasolina.

Será benéfico visto não ter despesas correntes praticamente nenhumas, pedir factura por tudo e mais alguma coisa por mais pequeno que seja o valor?

Para ano já tenho que me iniciar na entrega do IRS e quero começar a fazer tudo direitinho para minimizar o valor que eventualmente terei que pagar.

Obrigado desde já a quem me puder ajudar.

Basicamente o apuramento do imposto relativamente à declaração que entregaste agora dá ou zero ou um valor a pagar.
Durante o ano passado, se tiveste certas condições, quem te pagou rendimentos, tirou parte do teu dinheiro um valor que entregou ao estado em teu nome para diversas coisas, principalmente IRS (retenção na fonte) e Segurança Social.
Se tu próprio és comerciante em certas condições recebeste a meio do ano passado uma guia de pagamento para tu adiantes tu próprio valor (pagamento por conta).
Agora se o imposto a pagar é inferior à soma das tuas retenções na fonte com os teus pagamentos por conta, o excesso é-te devolvido.

Na minha tudo parado novamente... Apenas dada como certa ao fim de 21 dias,e daí pra cá já vão quase 3 semanas paradinhas...

Resumindo:
Entregue dia 6 a com anexos A, B e H
Dado como certa a 19/04
Declaração com Reembolso a 04/05 - Liquidada
Ainda nada nos movimentos finaceiros
Ora bolas, a minha esteve tb dado como certa a dia 19 e hj fui ver e tenho la, Liquidação Processada!!!
Diferente do q tenho visto praqui...
Até agora n recebi nada... Vamos a ver...

Back