Tópico do IRS

tenho 2, sem dependentes dava a receber 1700

eu peço muitas coisas com número de contribuinte, principalmente despesas de saúde e etc...vai tudo para o eFaturas que depois valido

com o registo de 2 dependentes disparou para 3200 euros a receber, devem ter contabilizado também as propinas ou sei lá....fiz tudo automático, o ano passado também recebi isso

Saúde e educação é o que dá mais.

Propinas de ensino superior entram quase na totalidade por isso não me espanta o valor que apresentas.

Recebi agora msg de um amigo ..

Valores
Rendimentos Retenções na Fonte Contribuições
31 534,88 € 4 205,00 € 3 468,85 €

Casado com um filho, valor a receber 630€ ... Será possível ???

parece-me ajustado... alias acho que pagou pouco IRS! 4205€ - 600 = 3600€ que é quase 10% do rendimento, ainda queria pagar menos IRS com esses rendimentos?

Eu com um rendimento 3.000€ inferior a isso tenho retencao na fonte de 6.300€ e contribuicoes de 3063€

Depende de muita coisa, por exemplo se não tem encargos com imoveis sao logo -500€...
Depois no escalão de IRS de retenção na fonte, depende se esta no limite ou se esta no inicio do escalão, se estiver no limite até pode ter de pagar, que parece ser o caso.
Os patrões gostam de colocar no limite do escalão para pagar mais liquido mas depois as pessoas esquecem-se que no IRS é tudo acertado.
Depois há quem receba prémios e extras em determinados meses, para efeitos de IRS o valor é dividido pelo ano todo, no entanto a pessoa pagou uma loucura de IRS no mês que recebeu o premio, depois no IRS recebe o que pagou a mais!

Se não fosse as despesas gerais familiares (250€) + despesas saude + educação (suponho eu) parece-me que ele ainda ia ter de pagar...

exemplos praticos:

supondo alguem solteiro e sem filhos

Até 1.557,00 17,8%
Até 1.705,00 19,2%

ou seja uma pessoa em termos liquidos mensais que ganhe 1.558€ brutos vai ganhar menos 1.4% do que uma pessoa que ganha 1.557€.
depois no IRS essa pessoa vai receber o que pagou a mais, e a outra vai pagar o que pagou a menos!

alguem que ganha 1557 brutos, mas recebeu um premio de 1000€ num determinado mês (2557 brutos nesse mes) vai pagar 26,6% de IRS nesse mês, enquanto que se os 1000€ fossem dividos pelos 12 meses pagaria muito menos, dai o acerto de receber o que pagou a mais em IRS.

Update

Por acaso fui almoçar a casa dele hoje e afinal deu-se com o erro ... tinha tudo a ver com o facto de ele fazer "entregar declaração" e não usar o automatico, apos testar o IRS automatico magicamente o valor passou para 1600€ de retorno.

Menos mal

Viva pessoal, já testei o IRS automático e já vi o valor a receber, devo fazer o irs por esta via? Ou entregar a declaração normal ( como fiz nos anos anteriores) somos 3 em casa eu a minha esposa e um dependente

Última edição:
Viva pessoal, já testei o IRS automático e já vi i valor a receber, devo fazer o ira por esta via? Ou entregar a declaração normal ( como fiz nos anos anteriores) somos 3 em casa eu a minha esposa e um dependente

Se tens acesso ao automático aproveita, supostamente tem um reembolso mais rápido.

Cá em casa, eu não consigo entregar pelo automático; eu e a maria temos situações parecidas, mas com a diferença de ela ter tido um rendimento de 2017.
Não sei se isso será um contra.
De qualquer das formas, receberemos mais 200€ do que o ano passado.

Viva pessoal, já testei o IRS automático e já vi o valor a receber, devo fazer o irs por esta via? Ou entregar a declaração normal ( como fiz nos anos anteriores) somos 3 em casa eu a minha esposa e um dependente
Viva, aproveito para fazer uma pergunta, cá em casa tambem somos 3 eu a maria e um dependente, apenas tenho o anexo A e H para preencher, tenho PPR que aparece automaticamente, tenho emprestimo da casa que não aparece automaticamente, dai tenho sempre que colocar os dados da casa... a pergunta é posso fazer o irs automatico?
É que os outros anos não podia...

Como é que se testa o IRS automático? eu tenho entregue sempre automático mas gostava de fazer a simulação agora também para saber com o que é que conto[;)]

Voltar
Superior