Tópico do IRS

Fiz agora a simulação e estou a achar o valor muito abaixo do que costumo receber, normalmente recebo 600/700€ e desta vez pela simulação não chega aos 170€ já começa bem:sh)

Fiz agora a simulação e estou a achar o valor muito abaixo do que costumo receber, normalmente recebo 600/700€ e desta vez pela simulação não chega aos 170€ já começa bem:sh)

Tens a simulação do ano passado para comparar? Se não, podes comparar com o documento de liquidação.

Rendimento Coletável, Retenções na fonte e Deduções à coleta semelhantes entre os dois anos?
Pois é isso que não entendo no ano passado tinha rendimento coletável de 5200€ este ano já é de 18mil€, retenções na fonte 603€ agora 1800€ deduções à coleta 760€ e na simulação 1250€:confused:

Última edição:
Pois é isso que não entendo no ano passado tinha rendimento coletável de 5200€ este ano já é de 18mil€, retenções na fonte 603€ agora 1800€ deduções à coleta 760€ e na simulação 1250€:confused:

Com diferenças tão grandes, não é de admirar que o resultado seja também bastante diferente.

Os teus rendimentos mais que triplicaram! Aumento de salário, venda de casa, rendimentos de arrendamentos ou investimentos?
Por outro lado, as retenções (aumentaram em valor absoluto mas) desceram de 11,60% para 10%.
Ou seja, durante o ano recebeste (muito) mais e pagaste uma menor percentagem de imposto. É natural que agora tenhas menos a receber.

Quanto às maiores deduções à coleta, talvez tenhas feito um PPR e/ou tenhas tido mais despesas (saúde, educação, etc)?

Última edição:
Com diferenças tão grandes, não é de admirar que o resultado seja também bastante diferente.

Os teus rendimentos mais que triplicaram! Aumento de salário, venda de casa, rendimentos de investimentos?

As retenções obviamente aumentaram em valor absoluto mas desceram de 11,60% para 10%.

Ou seja, durante o ano recebeste (muito) mais e pagaste uma menor percentagem de imposto. É natural que agora tenhas menos a receber.
Deve ter sido devido aos lay-offs de certeza é a unica explicação que eu vejo as retenções devem ter diminuído pois fui pai em 2019[;)]

Deve ter sido devido aos lay-offs de certeza é a unica explicação que eu vejo as retenções devem ter diminuído pois fui pai em 2019[;)]

Com tantas mudanças, admiras-te com uma diferença de 400€ no resultado do IRS? [;)]

Confirma se os rendimentos e retenções estão corretos. Deves ter recebido alguma declaração ou recibos mensais.

Verifica se estás a incluir o NIF do teu dependente, pois na 1ª que fiz não estava e só aí eram 600+900€ = 1500€ de diferença. No teu caso, seriam 900€ em falta (600€ + acrescimo de 300€ por ter <3 anos).

Verifica se estás a incluir o NIF do teu dependente, pois na 1ª que fiz não estava e só aí eram 600+900€ = 1500€ de diferença. No teu caso, seriam 900€ em falta (600€ + acrescimo de 300€ por ter <3 anos).
Um gajo que seja pai no final do ano recebe as deducoes desses meses em concreto ou do ano inteiro?

Lembro -me que no ano a seguir ter nascido o meu filho,ecos,exames, muita farmácia, pediatras, etc.... recebi quase 4000€. Até fiquei doído.
Mas quando somei as despesas, também me dia dando um AVC.

Voltar
Superior