Tópico do IRS

O IBAN do OB é o da Conta à ordem? Quanto às mais-valias, tecnicamente não me parece que tenham havido, pois aquilo tem estado a desvalorizar bastante...

Sim, da conta à ordem. Terás mais-valias se a soma do valor de realização > soma do valor de aquisição.

Em vez de agrupar os movimentos também poderei criar tantas linhas quanto forem precisas, ou seja, literalmente copiar as linhas da declaração anual para o quadro 9.2A, não? Dará trabalho, mas, pelo menos, penso que estarei mais longe de fazer asneira...

Claro que sim, é a forma mais correta.

Já agora, aderi ao Robot-advisor do OB em Setembro de 2021 com 2k€ para receber os 100 de oferta (perfil New York). Neste momento estou com 1995€ (-104 paus...), ou seja, lá se foi a oferta...Estou a pensar em só lá deixar os 1000€ para não ser penalizado, e mudar também o perfil de investimento para o menos agressivo (Kuala Lumpur)... O que é que achas?

Eu investi no perfil mais seguro, também para ganhar os 100€, e também estou desvalorizado atualmente.
Não costumo dar conselhos de investimento. Creio que a abordagem tradicional é, se poderes esperar, espera pois eventualmente irá aumentar. Pelo menos é isso que ouço o pessoal dos fundos de investimento dizer (de um modo geral).

É que, se esses mil continuarem a encolher, não serei (seremos...) penalizados na mesma?

Técnicamente, só és penalizado quando venderes (a um preço baixo). Até venderes, as subidas e descidas só te afetam emocionalmente (se o permitires). É essa a teoria deste tipo de investimentos.

Sinceramente já me arrependi de ter preenchido a porcaria do anexo J, só por causa de uma conta no OpenBank em que tenho pouco mais de 100 euros.

Nos anos anteriores, não sabia que era preciso declarar, e nunca declarei. Seguiu sempre por IRS automático, e foi sempre mais rápido.

Este ano lá me lembrei de ter tudo exatamente como manda a lei, e como prémio levo com estes 32 dias para validarem uma declaração.

Já agora, conhecem alguém que tenha apanhado uma coima por não declarar uma conta no estrangeiro? Eu não, e duvido muito que haja muitos casos...

Um gajo quer andar na linha, e só leva na cabeça como prémio.

Sinceramente já me arrependi de ter preenchido a porcaria do anexo J, só por causa de uma conta no OpenBank em que tenho pouco mais de 100 euros.

Nos anos anteriores, não sabia que era preciso declarar, e nunca declarei. Seguiu sempre por IRS automático, e foi sempre mais rápido.

Este ano lá me lembrei de ter tudo exatamente como manda a lei, e como prémio levo com estes 32 dias para validarem uma declaração.

Já agora, conhecem alguém que tenha apanhado uma coima por não declarar uma conta no estrangeiro? Eu não, e duvido muito que haja muitos casos...

Resgates pequenos de FI , não declaro e nunca me vieram perguntar

Eu tenho conta no openbank, com 1 euro e não declarei nada... Já estou no status "liquidação processada" ou coisa assim...

Voltar
Superior