Tópico do IRS

Lancei a 22, passou a declaração certa no dia seguinte, a 23, no dia 24 segunda feira, fui ver já estava a liquidação em processamento no mesmo dia mudou processada, dois dias depois estava já lá emissão do reembolso .

rapidinho, no fim de semana e com feriado, vá lá saber-se como funciona estes sistemas...

A minha passou a declaração certa num domingo.

A minha passou a declaração certa num domingo.

Velhos hábitos do tempo que tinha de ir para a repartição de finanças e só em dias uteis...

Hoje com a informática, já não se põem esta situação funciona todos os dias 24/7, a não ser que ocorra problemas e fique tudo parado, o que em sistemas do estado também já se sabe que não é de todo difícil acontecer...

Porque raio é que no IRS de um familiar, automático, foi rejeitada a transferência bancária para o mesmo IBAN usado há mais de 20 anos?

E depois emitiram cheque, mas esse familiar não quer cheque, quer o reembolso por transferência como sempre recebeu.

Só aparece “rejeitado” nos movimentos financeiros.

Reembolso com cheque no IRS por erro do Fisco

"Fisco garante ao Correio da Manhã que reembolsos serão processados por transferência.

Muitos contribuintes foram surpreendidos pela anulação das transferências bancárias, e substituição por cheque, no reembolso do IRS. Ao CM, fonte da Autoridade Tributária esclareceu que se tratou de um “constrangimento técnico pontual” que abrangeu apenas as ordens de pagamento de dia 21 de abril.

Os contribuintes começaram a verificar que a transferência do reembolso do IRS, no Portal das Finanças, estava dada como “rejeitada”, constando o pagamento por cheque como “criado”."

https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/reembolso-com-cheque-no-irs-por-erro-do-fisco

Para pagar o IMI é igual, dá-me erro no pagamento. Nem pagam, nem recebem. Estado no seu melhor.

Última edição:
Alguém consegue ver os IMIs no Portal das Finanças?

Tenho débito direto ativo, mas aparece como Cancelado não sei porquê.

Screenshot 2023-05-02 at 10.26.11.png

E depois no IMI aparece isto, não sei porquê
Screenshot 2023-05-02 at 10.26.25.png

Já consegui pagar o IMI. O segredo é não pagar através de MBWay. Paguei através dos pagamentos ao Estado na app do meu banco. Já tinha experimentado uma vez há uns dias e não tinha dado, dava erro, mas agora já deu.

E pronto, agora só falta o IRS mexer, já vão uns bons 16 dias desde a última atualização. 🤣

Sei que aqui não é bem o local para perguntar mas, de certeza, que me vão saber explicar.
É o primeiro ano que vamos pagar IMI e não consigo encontrar no portal das finanças nenhuma informação sobre isso.
Valor a pagar, datas de pagamento, nada... Alguém me pode explicar onde está essa informação?

Voltar
Superior