Tópico do IRS

A minha dúvida é....

Continuo a resgatar ao abrigo da lei....

Mas quero voltar a colocar o montante máximo para 2 CT antes de 31 dezembro, não vai haver nenhum tipo de problema 🤔

"CT"? Deduzo que te refiras à dedução máxima de um casal.

Pessoalmente, não creio que haja problema, desde que garantas que os resgates não chegam ao capital aplicado este ano (se forem resgates-IAS, não chegam ao capital aplicado após setembro 2022). O próprio contas poupança (vale o que vale) mencionou-o várias vezes. Mas sei que outros consideram ser um abuso do regime extraordinário de resgate. Podes perguntar à AT, mas o mais provável é receberes uma resposta vaga com referências legais, que nada esclarecerá.

"CT"? Deduzo que te refiras à dedução máxima de um casal.

Pessoalmente, não creio que haja problema, desde que garantas que os resgates não chegam ao capital aplicado este ano (se forem resgates-IAS, não chegam ao capital aplicado após setembro 2022). O próprio contas poupança (vale o que vale) mencionou-o várias vezes. Mas sei que outros consideram ser um abuso do regime extraordinário de resgate. Podes perguntar à AT, mas o mais provável é receberes uma resposta vaga com referências legais, que nada esclarecerá.
Sim , 2 contribuinte, casal...

Como assim? Não posso resgatar todos os meses, para poder aplicar a dedução máxima (1750€ x2)?

Sim , 2 contribuinte, casal...

Como assim? Não posso resgatar todos os meses, para poder aplicar a dedução máxima (1750€ x2)?

Não te consigo garantir em termos absolutos "podes / não podes".

Eu acho que podes.

O "Contas Poupança" também
Em resumo, pode resgatar em 2023, 480 euros por mês dos seus PPR subscritos até 30 de setembro de 2022, ter direito à dedução no IRS relativamente a 2022 e voltar a reinvesti-lo em 2023 e ter nova dedução no IRS em 2023, a entregar em 2024.
https://contaspoupanca.pt/2023/02/04/a-resposta-oficial-pode-resgatar-mais-de-400-euros-por-mes-do-seu-ppr-sem-penalizacao/

Outros acham abusivo resgatar, ao abrigo de uma lei criada para apoiar pessoas com dificuldades face o aumento do custo de vida, para depois voltar a aplicar.
P: Em teoria, se reinvestir os valores que resgatei, posso receber uma dedução fiscal do PPR em 2023 com valores do PPR pelo qual já recebi uma dedução fiscal em 2022, certo?

R: (...) há que considerar que o objetivo deste regime é conceder maior liquidez às famílias para a satisfação das suas necessidades mais urgentes. No limite, o recurso ao reinvestimento poderá denotar que o resgate não seria, em última análise, necessário, mas são processos independentes.​
https://contaspoupanca.pt/2022/11/07...m-penalizacao/

Eu acho que podes.

https://contaspoupanca.pt/2023/02/04/a-resposta-oficial-pode-resgatar-mais-de-400-euros-por-mes-do-seu-ppr-sem-penalizacao/

Outros acham abusivo resgatar, ao abrigo de uma lei criada para apoiar pessoas com dificuldades face o aumento do custo de vida, para depois voltar a aplicar.

Tem a sua lógica...

Mas eu tenho aproveitado e resgatado...

E caso não saia nenhuma lei, antes de 31/12 vou voltar a colocar o máximo nos PPR.

Eu acho que podes.

Aliás, este mês assim que ficar na conta, vou colocar num FI no mesmo banco, alguém me vai questionar 🤔

Aliás, este mês assim que ficar na conta, vou colocar num FI no mesmo banco, alguém me vai questionar 🤔

Neste momento ninguém te vai questionar. O receito que alguns têm é de uma possível análise futura de resgates / reforços. Para mim é um mito urbano, mas não posso em consciência dar garantias sobre algo que não posso... garantir.

Epa eu não peço para meterem o meu NIF na conta dos outros....
Senão depois pode não bater certo o rendimento declarado com os gastos efectuados....
É perigoso!

Nem 8 nem 80. Claro que registar despesas de valor próximo ao dos rendimentos seria estranho. Mas se fores habitualmente poupado, terás margem para incluir umas jantaradas em que o resto do pessoal dispensou a fatura. Se pagares tudo com o Unibanco e os outros te reembolsarem cash ou mbway ainda melhor. [;)]

eu não levantaria os PPR, aquele montante está ali como reserva que pode ser levantada em caso de desemprego por exemplo.

as pessoas têm de ter um fundo para estas situações e se não tiver ali vai estar num deposito a render menos.

isto considerando que têm um PPR de jeito claro, se for de rendimento fixo eu levantava ou transferia para outro a não ser que se vão reformar nos proximos 5 anos.

eu não levantaria os PPR, aquele montante está ali como reserva que pode ser levantada em caso de desemprego por exemplo.

as pessoas têm de ter um fundo para estas situações e se não tiver ali vai estar num deposito a render menos.

isto considerando que têm um PPR de jeito claro, se for de rendimento fixo eu levantava ou transferia para outro a não ser que se vão reformar nos proximos 5 anos.

Para os meus PPR em forma de seguro deu um jeitão este regime extraordinário. [;)]

Já eu levanto e está a render, antes do fim do ano volto a colocar 😁

Estou curioso para quanto isto se traduz no final do ano em termos reais.

Isto trará expectativa de atualização das retenções também?

Back