Tópico do IRS

A regra não é a de receber a título de reembolso pelo menos o valor das deduções no efatura?

Isto para quem tenha apenas rendimento de trabalho dependente.

Tenho 6k € de descontos, 500€ de deduções no efatura e nos simuladores tenho apenas 190€ a receber.

Eu sei que as tabelas de retenção na fonte foram ajustadas e portanto este ano os reembolsos serão de menor valor, mas acho isto muito muito estranho…

A regra não é a de receber a título de reembolso pelo menos o valor das deduções no efatura?

Tenho 6k € de descontos, 500€ de deduções no efatura e nos simuladores tenho apenas 190€ a receber.

Eu sei que as tabelas de retenção na fonte foram ajustadas e portanto este ano os reembolsos serão de menor valor, mas acho isto muito muito estranho…

Uma possibilidade que me ocorre é se tiveres muitas horas extraordinárias.

Esse valor não é considerado na determinação da taxa de retenção. Ou seja, acaba por ser tudo sujeito a uma retenção menor.

Não tenho horas extraordinárias.

O meu IRS é do mais simples que pode haver. 30 e tal k de rendimentos , 6k de deduções.

Sem prémios, sem “extras”, sem mais valias, nada.

O meu IRS é do mais simples que pode haver. 30 e tal k de rendimentos , 6k de deduções.

Parece-me que, 30 e tal K de rendimentos, deviam reter mais de 6K de IRS durante o ano!! Principalmente para um solteiro sem dependentes.

Como o Gavela diz, a retenção parece baixa.

Para um solteiro sem dependentes, 2300€ mensais deviam ter retido no segundo semestre (2300 x 37% - 334) 517€. 517€ x 14 meses = 7238€. :confused:

Tenho estado a pensar para com os meus botões, qual seria o problema em entregar o IRS automático "esquecendo-me" dos Iban externos no anexo J e só posteriormente os indicar numa declaração de substituição para não estar uma eternidade a aguardar pelo reembolso.
Que tipo de inconvenientes que me podem estar a falhar?

Tenho estado a pensar para com os meus botões, qual seria o problema em entregar o IRS automático "esquecendo-me" dos Iban externos no anexo J e só posteriormente os indicar numa declaração de substituição para não estar uma eternidade a aguardar pelo reembolso.

É o que muita gente faz.

Para ti não deve ter qualquer inconveniente. Para os restantes, haverá mais uma declaração a ocupar recursos.

Se o fizeres, e se não te importares, deixa a segunda declaração para perto do final do prazo.

O ano passado só meti a declaração de substituição depois do dinheiro entrar

Eu acho que nunca recebi isso do e-fatura.....recebo porque recebo, mas se tivesse 0 no e-fatura acho que dava o mesmo :sh)

Eu acho que nunca recebi isso do e-fatura.....recebo porque recebo, mas se tivesse 0 no e-fatura acho que dava o mesmo :sh)

Na segunda página do documento de liquidação do IRS tens uma tabela assim

image.png
Voltando à página 1, encontras os restantes valores principais utilizados no cálculo

Reembolso = Retenções na fonte - (COLETA TOTAL - Deduções à coleta - Benefício Municipal)​

Se as tuas deduções à coleta forem menores, o reembolso diminui.

Back