Tópico do IRS

Alerta para o pessoal, estou a fazer simulações para os familiares e a minha cunhada, que tem várias despesas de saúde submetidas e corretamente validadas, agora as mesmas não aparecem na submissão automática, pelo que dá valor a pagar:
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	49.8 KB ID:	14436094

Vou aguardar uns dias a ver se isto estabiliza, senão tem que se abrir ocorrência no E-Balcão [8b]

EDIT: quem tem dependentes, confirme se estão aparecer na submissão, na minha (que não é automática) tive que adicionar manualmente​

Last edited:
tanta diferença??

yep, não foi nada pouco

ainda vou ter de confirmar as contas mas a minha namorada não trabalhou o que deveria descer a taxa um pouco, por outro lado, eu tive aumento e bónus o que fez o rendimento global aumentar em relação ao ano passado (e subi de escalão) mas basicamente o meu aumento líquido perdeu-se todo no que recebi a menos. A retenção baixou assim tanto o ano passado?

o meu filho que deve ganhar tipo perto de 900 líquidos, recebeu a totalidade do IRS...800 e tal de IRS no ano passado

este ano nem chega aos 180 euros

Para 2023 as retenções na fonte foram alteradas para menos, ou seja retendo menos.

Já se sabia que os reembolsos seriam bastante menores. Em contrapartida a parcela que se recebeu do salário foi maior.

o meu filho que deve ganhar tipo perto de 900 líquidos, recebeu a totalidade do IRS...800 e tal de IRS no ano passado

este ano nem chega aos 180 euros

Além da menor retenção mensal, terá beneficiado do IRS Jovem e este ano já teve um benefício menor ou nenhum? Confirmar se ainda aproveitou o benefício a que tenha direito. (Sei muito pouco disso)

Nos últimos anos tenho tido reembolsos de 500-600€, este ano a simulação deu-me apenas 50€. Não estava à espera, tenho de refazer isto.

Para 2023 as retenções na fonte foram alteradas para menos, ou seja retendo menos.

Já se sabia que os reembolsos seriam bastante menores. Em contrapartida a parcela que se recebeu do salário foi maior.

Isto foi amplamente divulgado e explicado até aqui, mas só agora com o "banho de realidade" é que muitos acabam por ver o que realmente isso significou. Se houverem menos despesas declaradas face a 2022, é a tempestade perfeita para receber (muito) menos ou ficar no limiar de ter que pagar...

Isto foi amplamente divulgado e explicado até aqui, mas só agora com o "banho de realidade" é que muitos acabam por ver o que realmente isso significou. Se houverem menos despesas declaradas face a 2022, é a tempestade perfeita para receber (muito) menos ou ficar no limiar de ter que pagar...

parece mesmo que sim, vai haver surpresas desagradáveis

principalmente no caso do meu filho verificou-se isso, de 800 do ano passado que recebeu passou este ano para 178 euros, e ganha tipo 900 líquidos

Tal e qual.

este ano as coisas estão muito facilitadas, pode ser tudo automático....

até para quem tem rendimentos da categoria B

o ano passado não dava para mim fazer automático
Dava, eu fiz automático com rendimentos categoria b

é realmente estranho isso do automático

a mim o ano passado não dava, tendo rendimentos também da cat B, mas o colega "cabg" disse que dava para ele

este ano deu para mim, e alguns de vós não

será bug ? se calhar esperar mais uns dias vocês consigam

Back