Tópico do IRS

O meu este ano também está a dar mais.

Ora bem, mais 18% de rendimentos auferidos relativamente a 2022, o Estado pede 3x o valor pago relativamente ao mesmo período. :sh)

Definitivamente, não se pode trabalhar neste País. Não se pode poupar e adquirir coisas. Almejar ou sonhar, não dá.

Os RV são as ovelhas negras do IRS... Foram durante anos deixados para uma segunda fase. E agora também a maior parte das vezes o automático não funciona.

Eu tenho RV, são passados no site da finanças e não aparecem preenchidos... Tenho de preencher à mão... todos os anos... E todos os anos tenho de meter o valor do ano N, e do N-1 e do N-2... Tudo rasteiras para um gajo se enganar num dígito e dar asneira.

[8b][8b]

Tens a certeza disso? A interpretação que eu tenho feito ao longo dos anos é que o N-1 ou N-2 são rendimentos de anos anteriores recebidos mais tarde, e não ter que repetir a informação já prestada nas declarações anteriores à AT...

Por aqui eu com trabalho dependente e RV está tudo certo, a mulher só com RV não aparece o valor no anexo b.

Eu só passo RV a um NIF, já a minha mulher passa a vários, será que os valores vão atualizar ou vai ser necessário colocar manualmente.

Com valores a 0 a declaração não deveria dar erro? É que diz que está tudo certo.

Tens a certeza disso? A interpretação que eu tenho feito ao longo dos anos é que o N-1 ou N-2 são rendimentos de anos anteriores recebidos mais tarde, e não ter que repetir a informação já prestada nas declarações anteriores à AT...
No meu caso, se não preencher tenho erro....tenho sempre de colocar N, N-1 e N-2....

No quadro 13B é para declarar os valores totais dos últimos 3 anos e não apenas valores recebidos mais tarde. (provavelmente deve ser apenas para fins estatísticos ou ver evolução ao longo dos anos)

Alguém sabe como declarar ações na seguinte situação?

O preenchimento automático põe o valor da realização e a data de realização, por exemplo 5000 euros da EDP em 30 de setembro de 2023 e deixa o espaço para o valor e data de aquisição. Como se declara no caso dessas ações terem sido adquiridas em datas diferentes, por exemplo 2.000 euros em 30 de janeiro de 2023 e mais 2.000 euros em 30 de junho de 2023?

Procedeste à atualização/confirmação do agregado dentro dos prazos previstos?
E onde é que não meteste senha?

Aqui correu tudo normal e tive menos 1 dependente.

Fiz o update do agregado dentro dos prazos.

E não tive de meter as senhas ao colocar os dependentes no requerimento de Rosto, basta meter o NIF e está feito.

O meu entendimento é que é para meter os valores dos anos anteriores. Precisamente valores que são colocados todos os anos... :sh)

Por aqui eu com trabalho dependente e RV está tudo certo, a mulher só com RV não aparece o valor no anexo b.

Eu só passo RV a um NIF, já a minha mulher passa a vários, será que os valores vão atualizar ou vai ser necessário colocar manualmente.

Com valores a 0 a declaração não deveria dar erro? É que diz que está tudo certo.

Eu tenho Cat A e Cat B e nunca me aparece nada preenchido. [8b]
E os recibos são passados integralmente no site das finanças. Ou seja eles têm toda a informação, e zero... Bola...

Alguém sabe como declarar ações na seguinte situação?

O preenchimento automático põe o valor da realização e a data de realização, por exemplo 5000 euros da EDP em 30 de setembro de 2023 e deixa o espaço para o valor e data de aquisição. Como se declara no caso dessas ações terem sido adquiridas em datas diferentes, por exemplo 2.000 euros em 30 de janeiro de 2023 e mais 2.000 euros em 30 de junho de 2023?

Dividir em linhas com diferentes datas de aquisição. Ou seja, declarar a venda de cada "lote" numa linha distinta, todas com a mesma data de realização.

A situação do englobamento de juros/dividendos, mais-valias, rendas este ano está mais complexa.

Alteraram a aplicação do minimo de existência, que agora é uma complicacão (artigo).

À primeira vista (ainda estou a estudar), entre 10640 e 13000 deixa de haver interesse em englobar quaisquer rendimentos adicionais, pois perde-se mais no abatimento por mínimo de existência do que se recupera. :confused:

Simular sempre os vários cenários

Última edição:
Dividir em linhas com diferentes datas de aquisição. Ou seja, declarar a venda de cada "lote" numa linha distinta, todas com a mesma data de realização.

Para isso teria de alterar tudo o que vem pré preenchido e acrescentar o triplo -ou mais- de linhas.
O ano passado juntei as aquisições referentes a uma realização e pus a data da última aquisição. Esta é a situação - em termos fiscais- mais desfavorável para mim, mas poupa-me muito trabalho. Se for a separar tudo, vou passar um mês só a fazer regra de três e arriscar-me a enganos no meio de tantos números. A declaração que recebi do banco traz mais de 200 linhas com valores.
PS: Só a primeira realização vem com 9 linhas na parte da aquisição

Última edição:
Para isso teria de alterar tudo o que vem pré preenchido e acrescentar o triplo -ou mais- de linhas.
O ano passado juntei as aquisições referentes a uma realização e pus a data da última aquisição. Esta é a situação - em termos fiscais- mais desfavorável para mim, mas poupa-me muito trabalho. Se for a separar tudo, vou passar um mês só a fazer regra de três e arriscar-me a enganos no meio de tantos números. A declaração que recebi do banco traz mais de 200 linhas com valores.

Respondi-te com a forma (formalmente) correta, mas percebo que seja pouco prático. Em termos de cálculo, vai dar ao mesmo pois usam (total valores realização - total valores aquisição - total despesas).

Para quem tem rendimentos CAT. A mais rendimentos CAT. B, com recibos verdes passados a uma única entidade é mais vantajoso englobar tudo pala tributação segundo as regras da CAT. A ou não?

preencher à mão algumas coisas é mesmo complicado

por exemplo, no CH paguei durante 9 meses à CGD, depois 3 meses no NovoBanco ( mudei de crédito )

também eram muitas linhas, e tinha que verificar o que paguei na CGD e o que paguei no NovoBanco

meter a freguesia, o artigo, o NIF do banco, valores....etc...

além do anexo B com pagamentos por conta, e etc....etc....

por isso fiz automático, se poderia receber mais sendo manual !??!?! não sei

se em casos complicados o automático funcionar poupa muito trabalho

Voltar
Superior