Tópico do IRS

Podes sempre passar no semáforo vermelho, nada acontece se não fores apanhado. Neste caso, a AT fica com 4 anos adicionais para consultar (receber dados de) a câmara de trânsito [;)]

Dito isso, a agregação em menos linhas, ainda mais no anexo G1 isento de tributação, dificilmente será problemática. Alguns dirão que já é um "favor" que lhes fazes ao declarar, pessoalmente acho que é benéfico para ambas as partes pois ficas com os rendimentos documentados/justificados para o futuro.

Agrega com um critério que seja claro para ti (por moeda?), agora e no futuro se voltares a olhar para isso.

Certo, boa analogia essa do semáforo! Obrigado!
Eu, pessoalmente, quero declarar e deixar tudo o mais claro possível. Ainda para mais não pagando mais valias. Mas a questão de ter centenas de movimentos diferentes e de ser basicamente impossivel comprovar a veracidade (ou não) dos dados, está-me a dar conta da cabeça.
Receio também que ao preencher, dispare algum alerta e, depois ainda venha a ser chamado e/ou prejudicado por ter preenchido erradamente a declaração.

Do ponto de vista da "ilegalidade", não preencher ou preencher erradamente estão equiparados, ou preencher mal é menos gravoso?

Era interessante que as Exchanges emitissem um extrato tipo tax report, para simplificar o preenchimento, no entanto apenas consigo obter um ficheiro CSV, editável, e que, lá está, contempla milhares de movimentos.

Em caso de auditoria, como se comprova a veracidade dos dados colocados na declaração? Mostro as carteiras? Envio este ficheiro? Print screens? Que situação mais sem nexo...

Obrigado mais uma vez pela elucidação.

Uma dúvida: vendo o excedente de energia dos painéis solares.

Sendo valores bastantes baixos, enquadrados no regime de isenção de IVA e IRS, necessito de declarar alguma coisa agora no modelo 3?

Sim, tem de ser declarado (também a julgar pelos grupos sobre este tema onde estou no facebook).
Ainda vou fazer mas parece estar (ou estava, ainda não confirmei novamente) com um erro, que quando se preenche o campo 420 do anexo B, faz uma qualquer relação com criptoactivos.
É coisa a confirmar.

é porque estão todos a tentar receber algum, tipo um subsídio de férias adiantado, 15º mês

se fosse ao contrário, a pagar.......seria tudo à última da hora [:D]

Como o modelo de retenção é baseado no individuo, o IRS acaba por falha muito quando há assimetrias grandes nos rendimetnos do agregado familiar.
Por isso acabo sempre por estar à espera desta altura para poder receber de volta do estado o exagero que paguei a mais durante o ano. E são sempre valores muito consideráveis por isso quanto mais cedo receber menos "paitrocinio" estou a fazer de borla ao estado.

Infelizmente não há grande solução por muito que mudem os escalões e a forma de cálculo da retenção mensal a unica forma de solucionar isto era haver um reacerto do lado das finanças dos valores retidos e uma devolução mensal. Não era impossível, mas cheira-me que têm pouco interesse em fazer isso.

A recompensa de quereres dominar a tua declaração [;)]

Tradicionalmente há situações de no automático não serem incluídos os dependentes. Mas não deve ser o caso, porque sem a dedução fixa (600€) a diferença seria bem maior.

Os dependentes apareciam no automático e até apareciam os seus rendimentos. Apenas não devolviam os 28€. Não sei porquê.

Eu, pessoalmente, quero declarar e deixar tudo o mais claro possível. Ainda para mais não pagando mais valias. Mas a questão de ter centenas de movimentos diferentes e de ser basicamente impossivel comprovar a veracidade (ou não) dos dados, está-me a dar conta da cabeça.
Receio também que ao preencher, dispare algum alerta e, depois ainda venha a ser chamado e/ou prejudicado por ter preenchido erradamente a declaração.

Do ponto de vista da "ilegalidade", não preencher ou preencher erradamente estão equiparados, ou preencher mal é menos gravoso?

Era interessante que as Exchanges emitissem um extrato tipo tax report, para simplificar o preenchimento, no entanto apenas consigo obter um ficheiro CSV, editável, e que, lá está, contempla milhares de movimentos.

Em caso de auditoria, como se comprova a veracidade dos dados colocados na declaração? Mostro as carteiras? Envio este ficheiro? Print screens? Que situação mais sem nexo...

Percebendo que é inviável declarar as várias vendas para EUR/fiat, proponho o raciocínio em sentido oposto.

O mais importante é ter os totais de valor de venda e de valor de aquisição corretos. Conseguias isso com uma só linha, mas podes fazer "melhor" separando por exchange e depois por algum critério que faça sentido para ti e que te fosse fácil de explicar caso (muito improvável) te pedissem esclarecimento.

Na minha opinião, vale mais declarar com qualquer tipo de agregação, batendo os totais certo com a documentação de que dispões.

Sorte de quem pode simular... eu tenho de fazer tudo às cegas, sem garantia de nada, sem saber o que vai dar no final (ou seja, quanto tenho de pagar!), esperar uns meses e só depois sei o resultado... [8b][8b]

Anexo J? Podes migrar os rendimentos para os anexos "nacionais" para efeitos de simulação.

Sorte de quem pode simular... eu tenho de fazer tudo às cegas, sem garantia de nada, sem saber o que vai dar no final (ou seja, quanto tenho de pagar!), esperar uns meses e só depois sei o resultado... [8b][8b]

Por causa de rendimentos exteriores?
Se fizeres "batota" e os meteres em campos nacionais não dá uma estimativa mais aproximada? Ou usar algum simulador mais completo e externo à AT?

Mas sim, é absurdo ter de se fazer às cegas.

Voltar
Superior