só por causa da mesada a um dos filhos ?!? é preciso mesmo isso ?!?
se assim é então eu devo estar mesmo ilegal
tenho 2 filhos, de 21 e 25
o mais velho retirei-o como dependente, mas vive connosco
o mais novo ainda o coloquei como dependente, mas trabalha em Espanha ( Menorca ), no ramo da hotelaria
recebe o ordenado espanhol numa conta do NovoBanco
e tem um bom ordenado, o que o fisco me faria a mim se descobrissem essa conta dele ?!?! que trabalha lá em espanha ?!
já pensei mudar o domicilio fiscal dele para espanha, mas o trabalho dele é sazonal e por vezes trabalha cá temporariamente
mas o teu caso é uma simples mesada a um dos teus filhos
Se descobrirem vais levar uma pancada de impostos que até vais cair para os lados.
É só testares, pega no que ele recebeu e mete no anexo A o valor, como se tivesse sido pago em Portugal por uma empresa portuguesa e já tens noção.
Deduzo que o de 25 anos também já trabalhe com salário cá e aí fizeste bem tirar do agregado.
O pessoal que emigra deve obrigatoriamente comunicar às finanças se estiver mais de 6meses fora, alterando a morada. Se estiver menos não precisa mas deve declarar cá os rendimentos no anexo J.
Muita gente, mesmo muita, não comunica porque não existe comunicação entre os Estados, mesmo quando são cidadãos estrangeiros a trabalhar nesses países, um dia que isto mude muita gente vai ter surpresas desagradáveis. Por exemplo nas pensões há muito pessoal ex emigrante a receber de França, Suíça, Alemanha e não declara nada. E as finanças sabem disso. Deduzo que até agora não têm hipótese de ter acesso aos dados, até porque a única coisa que liga os rendimentos à pessoa é o nome, e por aí é impossível fazer as associações nome/rendimentos/contribuinte. Um dia destes vão começar a pedir contribuintes do país de residência e não vai ser bonito de ver.
Os dependentes depois de estarem a trabalhar quase nunca compensa meter no agregado, normalmente só no 1º ano porque não têm ano completo de salários.