Tópico do IRS

É normal uma declaração submetida no início de maio ainda estar a aguardar validação? [8b]

*não foi automático e tenho € a receber

É normal uma declaração submetida no início de maio ainda estar a aguardar validação? [8b]

*não foi automático e tenho € a receber

Normal não é, mas este ano tem havido muitos atrasos anormais. Conheço vários casos em que só ficou validada ontem.

No meu caso já vai fazer 4 meses, deve ser recorde.

Que bem funcionam as instituições deste país.

É a maravilha de se trabalhar na função pública, no privado tinhas todos os dias o patrão a chatear-te de manhã a perguntar se isto já estava resolvido.

irs 2024.png

Attachments

• irs 2024.png
    irs 2024.png
    27.8 KB · Views: 0
Por aqui passou no inicio do mês a declaração certa e desde ai nada se passou..rumo aos 5 meses de espera para receber.

Segundo a lei, a AT não deveria fazer o reembolso ou receber o pagamento ate 31 de Agosto?

image.png

Por aqui continua no estado inicial com valor a receber... Já liguei para a linha, fui fisicamente a uma repartição e fiz reclamação online.... A. Mesma resposta em todas.... Espera e não chora:sh)[8b]

Que apressados sois!

Eu acabo de pagar... o que tinha a pagar! Nem esperei pelo último dia.

"Portantes" já há guito, desde que não seja muito, para pagar a alguém que esteja à espera de receber!!!😆

Foram publicadas as novas tabelas de retenção na fonte.

Despacho

Vão-se aplicar umas tabelas em setembro e outubro, para compensar os meses anteriores (página 14). E outras, com o "novo normal", a partir de novembro (página 9).

Foram publicadas as novas tabelas de retenção na fonte.

Despacho

Vão-se aplicar umas tabelas em setembro e outubro, para compensar os meses anteriores (página 14). E outras, com o "novo normal", a partir de novembro (página 9).

aquelas tabelas de acerto de Setembro e Outubro nao fazem muito sentido... o que vou receber de volta vai ser 2x maior que a baixa do IRS a 14 meses.

para o ano quando submeter o IRS ainda vou pagar...

já agora as deduções especificas tambem vao subir portanto em vez de 4104€ isentos vai para 4350€ isentos de IRS, 246€ a mais

se o governo ladrão do Costa actualiza-se como deveria ter actualizado estes anos to dos esta isenção estaria nos 7084€ pois antes estava indexado a 70% do salario minimo...

portanto são 3000€ à vossa taxa máxima que estão a pagar a mais... se for 37% (+25k anuais) são 1110€ a mais só nisto. Depois dizem que não aumentaram os impostos... 🤣

https://eco.sapo.pt/2024/08/08/nova-...istas-em-2025/

Last edited:
aquelas tabelas de acerto de Setembro e Outubro nao fazem muito sentido... o que vou receber de volta vai ser 2x maior que a baixa do IRS a 14 meses.

para o ano quando submeter o IRS ainda vou pagar...

já agora as deduções especificas tambem vao subir portanto em vez de 4104€ isentos vai para 4350€ isentos de IRS, 246€ a mais

se o governo ladrão do Costa actualiza-se como deveria ter actualizado estes anos to dos esta isenção estaria nos 7084€ pois antes estava indexado a 70% do salario minimo...

portanto são 3000€ à vossa taxa máxima que estão a pagar a mais... se for 37% (+25k anuais) são 1110€ a mais só nisto. Depois dizem que não aumentaram os impostos... 🤣

https://eco.sapo.pt/2024/08/08/nova-...istas-em-2025/

No limite pedes à empresa para continuar a reter se assim quiseres e te der jeito. Em todo o caso é sempre melhor ter o dinheiro do lado de cá e depois logo se vê.

Escalões propostos para 2025 (vs 2024)
image.png
O mínimo de dedução específica,​ que aumentou este ano (de 4104€) para 4350,24€, irá voltar a aumentar, mas só se saberá quanto em novembro, quando se conhecer o aumento do IAS.

Recordo que o máximo entre este valor e as contribuições para a seg social (11%) é subtraído ao rendimento global, obtendo-se assim o rendimento coletável a que os escalões se referem.

Boas pessoal

Já vos aconteceu terem faturas registadas no e fatura que não são vossas?

Tenho 1 fatura de 1 ginásio em Lisboa registada que não é minha, e só reparei pois essa área devia estar a 0 e não estava

O que devo fazer? Nada?

Obrigado

Rendimentos de juros e subsídio de refeição acima de 500 euros vão ter de ser declarados no IRS

são obrigatoriamente reportados, designadamente, os rendimentos sujeitos a taxas liberatórias não englobados e os rendimentos não sujeitos a IRS, quando superiores a 500 (euro), bem como os ativos detidos em países, territórios ou regiões com regime fiscal claramente mais favorável

Já havia algumas exceções, mas agora cai definitivamente a ideia que só se precisa declarar o que vai ser tributado.

O subsídio de refeição e outras componentes salariais isentas (ex: ajudas de custo), bem como os juros e dividendos nacionais, acredito que sejam pré-preenchidos na declaração, sem impacto no resultado (exceto no caso dos juros e dividendos se se optar pelo englobamento) e sem impedir a entrega automática.

Back