Tópico do IRS

Boas pessoal

Já vos aconteceu terem faturas registadas no e fatura que não são vossas?

Tenho 1 fatura de 1 ginásio em Lisboa registada que não é minha, e só reparei pois essa área devia estar a 0 e não estava

O que devo fazer? Nada?

Obrigado

Ou não fazes nada ou aproveitas o beneficio...
Alguém trocou o nº de contribuinte e deram o teu, acontece de quando em vez.
Se quiseres perder tempo ligas para o ginásio e dizes que estão a registar faturas com o teu contribuinte.

Mas não sei o que se possa ter passado, é um ginásio afeto ao Benfica em Lisboa pois a fatura foi passada pela sad, 60€ se não estou em erro

Eu moro a cerca de 300km

uma duvida: alguem que desde este mês case pelo civil e passe a partilhar a mesma morada fiscal sem nunca ter vivido em unicao de facto, pode já em abril apresentar irs conjunto?

Espero bem que revertam as novas regras da declaração de IRS, caso contrário, vai ser uma confusão... Não tem lógica declarar aquilo que a AT já sabe, por exemplo, com os juros de DPs, Certificados de Aforro, etc.

Ou então, que venha já pré-preenchida a declaração.

Não faria sentido que não viesse pré-preenchido com tudo o que já foi comunicado à AT, assim continuando a possibilitar a entrega automática. Acredito que optem por adiar a medida se tal não se afigurar possível.

Uma vantagem desta medida seria o funcionário ficar a saber dos rendimentos isentos declarados pela entidade empregadora. Segundo leio, em certa empresas há de tudo, como ajudas de custo para viagens e estadias fictícias. Que agora ficariam mais expostas.

A inclusão dos juros nacionais seria interessante para prova de rendimentos (ex: para um banco) e para facilitar o englobamento (teste e aplicação).

Não faria sentido que não viesse pré-preenchido com tudo o que já foi comunicado à AT, assim continuando a possibilitar a entrega automática. Acredito que optem por adiar a medida se tal não se afigurar possível.

Uma vantagem desta medida seria o funcionário ficar a saber dos rendimentos isentos declarados pela entidade empregadora. Segundo leio, em certa empresas há de tudo, como ajudas de custo para viagens e estadias fictícias. Que agora ficariam mais expostas.

A inclusão dos juros nacionais seria interessante para prova de rendimentos (ex: para um banco) e para facilitar o englobamento (teste e aplicação).

Eu tenho RV que são passados no site da AT... E andei anos e anos a não ter os dados preenchidos... Nem ai nem nas declarações de IVA...
Além disso todos os anos pedem sempre o valor de RV do Ano N, do N-1 e N-2 e nada disso vem preenchido...

Eu tenho RV que são passados no site da AT... E andei anos e anos a não ter os dados preenchidos... Nem ai nem nas declarações de IVA...
Além disso todos os anos pedem sempre o valor de RV do Ano N, do N-1 e N-2 e nada disso vem preenchido...

A categoria B sempre foi menos beneficiada nessas questões. O foco é no típico assalariado ou pensionista.

Pois, mas espero que a ideia seja descomplicar e não complicar mais.

Sim, Siver, eu também passo recibos e temos que preencher tudo, mesmo quando esses recibos são passados diretamente no portal da AT. Não faz qualquer sentido repetir informação. Só perda de tempo!

Em relação à parte final.
O meu entendimento é que esses valores do N-1 ou N-2 não é para "relembrar" a AT dos valores que já preenchemos nos anos anteriores, mas sim Recibos Verdes que possamos ter passado referente a anos anteriores.

Exemplo. Em Maio de 2024 preencho a declaração com o valor dos RVs de 2023. Mas depois em Junho "descubro" um valor a receber referente ao ano de 2023 (digamos 200 euros), e assim sendo eu vou em Maio de 2025 ao preencher no campo N-1 preencher o valor 200 euros....

Em relação à parte final.
O meu entendimento é que esses valores do N-1 ou N-2 não é para "relembrar" a AT dos valores que já preenchemos nos anos anteriores, mas sim Recibos Verdes que possamos ter passado referente a anos anteriores.

Exemplo. Em Maio de 2024 preencho a declaração com o valor dos RVs de 2023. Mas depois em Junho "descubro" um valor a receber referente ao ano de 2023 (digamos 200 euros), e assim sendo eu vou em Maio de 2025 ao preencher no campo N-1 preencher o valor 200 euros....

Não é como dizes. Senão ao meteres valores esquecidos terias que pagar impostos sobre os mesmos quando na realidade e o preenchimento daqueles campos não interfere com o valor a pagar.
É como diz o Silver.
Se tiveres valores esquecidos metes uma nova declaração de IRS do ano anterior.

A ver se me conseguem ajudar...

Tenho 2 dúvidas:
  1. Este ano é a primeira vez que estou a fazer o IRS como divorciado. Em fevereiro coloquei no agregado familiar as despesas partilhadas 50% com a minha ex. Não sei porquê, mas fiquei com a ideia de ter lido em algum lado que depois ao fazer a declaração de IRS podia alterar as despesas dos miúdos de forma a ficar outro rácio (60/40 ou 70/30) - a minha ex vai buscar o irs dela todo por isso compensa-me mais meter mais "peso" nas minhas despesas. A verdade é que não me permite alterar este rácio...a única forma que estou a ver é alterar mesmo nas despesas o valor de forma a ter outro rácio. Dá para fazer assim ou existe outra maneira?
  2. Fiz a simulação e dá-me um valor superior ao que estava à espera. Tenho um excel com a fórmula e já experimentei outro simulador não oficial e dá o mesmo valor do meu excel, não estou a perceber como as finanças estão a fazer o cálculo...
A diferença é nas deduções à coleta, no simulador dá: 1.805,27 €

Mas eu só chego a 1 670,8 €:

Agregado familiar - 600€
Despesas gerais familiares: 250€
Saúde: 79,87€
Juros: 265,29 €​
Educação: 400€
IVA: 75,64€

O que é que me está aqui a falhar? Ou será o simulador que está mal?​

Como prometido, apesar de fora de tempo, venho aqui explicar de onde vem esta diferença. Confesso que não percebi inteiramente os cálculos, mas deixo aqui caso alguém esteja na mesma situação. Lembrei-me agora porque tenho que alterar a percentagem das despesas partilhadas [:D]

Então é assim, a diferença do meu cálculo de 1 670,8 € para os 1.805,27 € vem de duas rúbricas:

Despesas gerais familiares: 250€ - 335€ - A AT considera que sou uma familia monoparental!?
Educação: 400€ - 449,48 € - Basicamente tinha uma despesa de educação no meu NIF e não considerei nos cálculos pois assumi que o máximo eram os 800€ por agregado familiar. Como é que consideram este valor?​

Simuladores a esta altura do campeonato?
Maos importante é irem verificar as faturas do ano passado, antes de deixar para o último dia e depois não conseguirem devido à sobrecarga do sistema....

validei as faturas restantes há pouco. entretanto surgiu-me uma dúvida: em 2023 fiz férias em portugal, mas não me lembro de ter adicionado nada. proventura os do hotel poderão ter declarado, até porque a fatura foi emitida, mas isso já passou e não consigo ver.

entretanto no ano passado fiz férias em 2024 em espanha, marcadas pela traventia. tenho a fatura comigo, mas penso que não seja possível adicionar, pois a fatura menciona um hotel espanhol (colado a gibraltar) e com dados em espanhol e português. como fazer nesta situação? não encontrei nenhum NIF deles. ou melhor, o que penso ser o NIF deles tem letras e algarismos e por isso não deverá dar.

Back