Tópico do IRS

Já consegui simular e fazer uma entrega.

Fiz ontem à noite a minha simulação e há um bug no anexo G numas ações que vendi (falta o campo para a quantidade)...

Não tenho pressa em submeter e confirmo o que já se sabia: ainda vou pagar mais que no ano passado!🤬

Fiz ontem à noite a minha simulação e há um bug no anexo G numas ações que vendi (falta o campo para a quantidade)...

Nunca (nas últimas décadas) houve campo para quantidade

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	31.5 KB ID:	14696933

Indica-se o valor de venda (realização) e aquisição das unidades vendidas. Se não vendeste todas as que adquiriste, calculas o valor de aquisição proporcional.

Last edited:
Tenho um problema com dividendos obtidos em ações da Noruega: dupla tributação dos dividendos. É feita uma retenção logo na Noruega e depois outra pelo meu banco em Portugal.

Já sei que para evitar esta dupla tributação, é preciso fazer uma declaração especial no IRS. Alguém que tenha passado por isto, pode fazer um resumo do que temos que fazer?

Tenho um problema com dividendos obtidos em ações da Noruega: dupla tributação dos dividendos. É feita uma retenção logo na Noruega e depois outra pelo meu banco em Portugal.

Já sei que para evitar esta dupla tributação, é preciso fazer uma declaração especial no IRS. Alguém que tenha passado por isto, pode fazer um resumo do que temos que fazer?

No IRS português, indicas tanto o imposto retido no estrangeiro como o retido em Portugal.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	25.4 KB ID:	14697011

Mas se na Noruega tiverem retido acima da % definida na convenção, não sei se a AT portuguesa te vai compensar. Podes ter de recorrer a isto: Application for refund of withholding tax

• Like
Reactions: eu
Nunca (nas últimas décadas) houve campo para quantidade

Indica-se o valor de venda (realização) e aquisição das unidades vendidas. Se não vendeste todas as que adquiriste, calculas o valor de aquisição proporcional.

Tens toda a razão! Obrigado pela dica! Foi falha minha!

Fiz novamente o preenchimento e agora já está correto, mas não gostei do resultado! Vou inchar e não é tão pouco quanto isso, mas é a vida!

Boa Noite, uma pergunta se novato para quem nunca tinha vendido um imóvel!

Comprei um terreno em 2012 (a meias com o meu irmão por) 36.900€. Tinha um VPT de 18.000€. Na altura 2012 não me preocupei com nada e ainda estudava, ainda não estava no mercado de trabalho.

Este ano, vendemos o mesmo terreno (2025) pelo valor de 30.000€. Estive a consultar a escritura e o VPT é de 33.000€.

Esta venda vai impactar negativamente o meu IRS? Estive a obter uma declaração pre preenchida e verifico que os números da venda deste ano aparecem, mas voltam os números relativos a 2012 e à compra.

Como nunca transacionei imóveis antes, tenho imensa curiosidade em perceber como devo preencher o modelo e particularmente se vai impactar negativamente o valor do meu reembolso (quem funções dos meus rendimentos / esposa / 1 dependente) se cogra na ordem dos 1.500&

Muito Obrigado, Comukidade

Comprei um terreno em 2012 (a meias com o meu irmão por) 36.900€. Tinha um VPT de 18.000€. Na altura 2012 não me preocupei com nada e ainda estudava, ainda não estava no mercado de trabalho.

Este ano, vendemos o mesmo terreno (2025) pelo valor de 30.000€. Estive a consultar a escritura e o VPT é de 33.000€.

Esta venda vai impactar negativamente o meu IRS? Estive a obter uma declaração pre preenchida e verifico que os números da venda deste ano aparecem, mas voltam os números relativos a 2012 e à compra.

Como nunca transacionei imóveis antes, tenho imensa curiosidade em perceber como devo preencher o modelo e particularmente se vai impactar negativamente o valor do meu reembolso (quem funções dos meus rendimentos / esposa / 1 dependente) se cogra na ordem dos 1.500&

Vendeste com prejuízo, não tens imposto a pagar.

Completa a declaração com a data de aquisição e respetivo valor (36900 / 2) 18450.

Já agora, no valor de realização tens 16500 ou 15000?

Por aqui já está.

Como residente em país fora da Uniao Europeia (vivó Brexit 😤), nao posso meter nada, nem mesmo a malfadada pensao de alimentos. Só as despesas do arrendamento (condomínio e IMI) e já gozo. O que vale é que os mais de 1'000 paus já estao guardados para pagar. Com as mudancas no regime de arrendamento para o triénio 2026-2029, vamos lá a ver se a coisa melhora, especialmente porque o arrendamento está 20% abaixo da mediana do concelho (isto, se incluirem os arrendamentos dos imigrantes no novo regime).

ps - desculpem a falta de acentos, teclado UK.

Last edited:
Vendeste com prejuízo, não tens imposto a pagar.

Completa a declaração com a data de aquisição e respetivo valor (36900 / 2) 18450.

Já agora, no valor de realização tens 16500 ou 15000?

Obrigado pelo teu comentário Jordão!
Ora bem, no valor de realização que aparece no portal das finanças quando simulo o preenchimento aparece 15.000.

Deveria aparecer 16.500? 🤔

Já alguém recebeu o reembolso?

[:p]

Tá quase! [:D]

"A expectativa do Governo é manter prazos semelhantes aos do ano passado: no caso do IRS Automático, que abrange situações fiscais mais simples, o reembolso deverá ser processado em menos de 15 dias. Já nas declarações submetidas pela via normal, consideradas mais complexas, o prazo médio deverá situar-se entre três semanas e três semanas e meia.:

Ora bem, no valor de realização que aparece no portal das finanças quando simulo o preenchimento aparece 15.000.

Deveria aparecer 16.500? 🤔

Nunca lidei com uma venda abaixo do VPT. Não sabia como era e por isso fiquei curioso.

Deixa o valor que está pré-preenchido.

Eu costumo investir há muitos anos, pelo que o anexo G ou o J não me são estranhos, mas sempre o fiz numa lógica de reforços mensais e minimização dos eventos com impacto fiscal, porque não gosto de alimentar ainda mais os pançudos do que o estritamente obrigatório, pelo que não costumo ter grandes temas, nem perder muito tempo a preencher os rendimentos de categoria G no IRS.

Mas em 2025 aproveitei a altura da guerra tarifária para fazer umas mudanças profundas na minha carteira de investimentos e como sabia que ia gerar uma quantia significativa de mais valias, também aproveitei para fazer tax harvesting com algumas posições mais recentes, pelo que já sabia que este ano tinha muitas linhas para preencher de transações no anexo J porque fechei muitos lotes diferentes.

Mas quando recebi as declarações e vi 4 folhas inteiras de uma conta de um banco, mais uma folha para cada um dos miúdos e uma da esposa... Até fiquei doente a pensar que ia viver 2 ou 3 horas da minha vida a transcrever dados para a porcaria do aplicativo da AT como um guarda livros do tempo das cavernas. Ainda bem tinha começado e já estava a morrer de tédio.

Então surgiu-me uma ideia.

Preenchi duas ou três linhas de transações no site das finanças, gravei o ficheiro, abri num editor para ver a estrutura do XML, e espetei no Gemini a parte relevante para ele ver o formato usado pela AT e fiz upload do PDF com a minha lista de transações fornecida pelo banco para ele ir buscar os dados. Pedi para criar um XML com o código das transações todas... Esperei uns 5 minutos que aquilo mastigasse tudo.

95b959e85459847287f3ecbb5e6618dd.jpg

Voltei a colar o código produzido pelo Gemini no ficheiro onde tinha gravado a minha declaração de IRS, fui ao portal das finanças, escolhi a opção de abrir uma declaração previamente gravada, abri o ficheiro entretanto editado:

215d4025942e07f89f16a1f89baa32c8.jpg

E BAM.... Funcionou crlh. 😁💪

(Eu sei que há alternativas, como o TaxWizard, mas além de serem pagas não têm sequer suporte aos bancos portugueses.)

Nunca lidei com uma venda abaixo do VPT. Não sabia como era e por isso fiquei curioso.

Ou seja, apenas se o valor da venda fosse superior ao VPT iria pagar imposto?

Ou se o valor da venda fosse superior ao valor da compra?

Ja agora aproveito o colóquio para outras questões! Tenho ações na TradeRepublic. Não tive mais valias, inclusive:

- Vendi 2 grupos de ações com menos valias. Interessa declarar?

- Recebi dividendos (já percebi que a traderepublic não comunica nada a AT)

Ambos os casos devo preencher:

- Anexo G (menos valias)
- Anexo J (dividendos)

Li algures que mesmo as menos valias interessava comunicar, faz sentido?

os dividendos são cêntimos… 😄

Na declaração tem de preencher com os valores do que realmente aconteceu. Mas, sendo venda com prejuízo, é normal que daqui a uns tempos tenha uma divergência da AT a pedir para mostrar os comprovativos.

No ano passado a minha mulher e os primos receberam um imóvel de herança que também venderam abaixo do VPT, ou seja, com prejuízo, até porque naquele caso a mais valia é calculada em relação ao VPT à data da morte e não ao preço de compra, e passado uns meses todos receberam uma divergência para mandar copias dos documentos.

Ou seja, apenas se o valor da venda fosse superior ao VPT iria pagar imposto?

Ou se o valor da venda fosse superior ao valor da compra?

Ja agora aproveito o colóquio para outras questões! Tenho ações na TradeRepublic. Não tive mais valias, inclusive:

- Vendi 2 grupos de ações com menos valias. Interessa declarar?

- Recebi dividendos (já percebi que a traderepublic não comunica nada a AT)

Ambos os casos devo preencher:

- Anexo G (menos valias)
- Anexo J (dividendos)

Li algures que mesmo as menos valias interessava comunicar, faz sentido?

os dividendos são cêntimos… 😄

Tendo interesse, ou não, se tens alienação de títulos tens de declarar. Além disso havendo menos valias penso que será do teu interesse englobar esses valores para que possam compensar mais valias ao longo dos próximos 5 anos.

Já agora, se os dividendos são no anexo J, as valias também deverão ser no anexo J. Qual foi o mercado de negociação? Não deve ter sido a bolsa de Lisboa? Ou estamos a falar de ações diferentes? É que o local da negociação é que determina se as valias foram em Portugal (anexo G) ou fora de Portugal (anexo J).

Last edited:
Eu sei que isto já passou pelo tópico umas 400 vezes, mas volto a perguntar:

No ano passado vendi ETFs , uns 5 diferentes, foram todos em bolsas estrangeiras, mas alguns foram através do ActivoBank e outros através da DEGIRO. Neste caso, é tudo anexo J?

E já agora, dentro do anexo J, como se declaram os ETFs? Um por um?

Obrigado

Tendo interesse, ou não, se tens alienação de títulos tens de declarar. Além disso havendo menos valias penso que será do teu interesse englobar esses valores para que possam compensar mais valias ao longo dos próximos 5 anos.

Já agora, se os dividendos são no anexo J, as valias também deverão ser no anexo J. Qual foi o mercado de negociação? Não deve ter sido a bolsa de Lisboa? Ou estamos a falar de ações diferentes? É que o local da negociação é que determina se as valias foram em Portugal (anexo G) ou fora de Portugal (anexo J).

Sendo assim, havendo mais valias ou menos valias, há que declarar. Dizes Anexo J?

Tenho todas as minhas ações através do TradeRepublic, e essencialmente são empresas Norte-americanas. Não tenho nenhuma ação portuguesa / cotada no PSI 20…

Sendo assim, havendo mais valias ou menos valias, há que declarar. Dizes Anexo J?

Tenho todas as minhas ações através do TradeRepublic, e essencialmente são empresas Norte-americanas. Não tenho nenhuma ação portuguesa / cotada no PSI 20…

image.png

Back