Tópico do IRS

Há dias falávamos do pagamento do IRS e outros impostos em prestações:

Eu resolvi tratar da dolorosa de uma vez só - basicamente, foi o subsídio de férias para o galheiro! :sh):sh):sh)

Same here, mas ainda não paguei... nem tenho pressa!:sh)

Mudou sabado de "declaração certa" para "declaração com reembolso"...

Levou 68 dias de uma coisa para outra...

Agora devem ser mais 68 dias para pagarem....😑

A minha ainda não mudou, faz hoje 67 dias.... Se for como a tua, deve estar quase

Não vai demorar 68 dias para pagarem, porque ontem liguei para as finanças, e eles disseram que têm até 31/07 para liquidar a declaração, e até 31/08 para pagar, por isso na pior das hipóteses recebes até ao final de Agosto.

Se eles não o fizerem, têm de pagar 4% de juros se não estou em erro...​

Eu tenho de pagar 14k por causa de acções, não quero estar a vender acções para pagar...

Acho que mais vale fazer um empréstimo pessoal no revolut do que pagar a prestações...
Os juros são praticamente os mesmos e é muito mais flexível e descomplicado...

Já peguei CP no Revolut e é impressionante a facilidade e rapidez da contratação, como depois para amortizar antecipado.
Podes também pedir um crédito colateral no BEST.... assim não precisas vender as accoes....

Tenho uma divergência aberta pela AT relativamente à minha declaração de IRS desde o dia 9 de julho. Respondi à mesma logo nesse dia e, desde então, não recebi qualquer informação adicional até hoje de manhã, quando fui contactado por email a informar que a AT iria solicitar esclarecimentos à entidade empregadora, uma vez que declarei cerca de 800 € a mais de retenções na fonte do que o valor que constava nos seus registos.

Perante esta situação, estava convencido de que o processo ainda se iria arrastar durante mais algumas semanas até ficar resolvido e a declaração ser considerada correta.

Qual não foi o meu espanto quando, ao final do dia, consultei a minha conta bancária e verifiquei que o reembolso do IRS já tinha sido creditado hoje!

O mais estranho é que, depois de consultar novamente o Portal das Finanças, constatei que a divergência continua a aparecer como "em análise" e ainda não foi encerrada.

Já aconteceu algo semelhante a alguém? É normal receber o reembolso antes de a divergência estar formalmente resolvida no Portal das Finanças?​

Tenho uma divergência aberta pela AT relativamente à minha declaração de IRS desde o dia 9 de julho. Respondi à mesma logo nesse dia e, desde então, não recebi qualquer informação adicional até hoje de manhã, quando fui contactado por email a informar que a AT iria solicitar esclarecimentos à entidade empregadora, uma vez que declarei cerca de 800 € a mais de retenções na fonte do que o valor que constava nos seus registos.

Só por curiosidade, o anexo A, onde aparecem os teus rendimentos de trabalho, já não vem preenchido, ainda que optes por declaração manual? Eu achava que esse tipo de divergência seria impossível de acontecer, porque os valores já vêm contabilizados.

Só por curiosidade, o anexo A, onde aparecem os teus rendimentos de trabalho, já não vem preenchido, ainda que optes por declaração manual? Eu achava que esse tipo de divergência seria impossível de acontecer, porque os valores já vêm contabilizados.

É no Anexo B da declaração de IRS referente aos rendimentos da minha esposa como trabalhadora independente, tendo a AT levantado divergência porque declaramos manualmente na declaração de IRS, Anexo B, um valor retido na fonte superior ao que eles tinham registrado um valor inferior comunicado pela entidade empregadora.

Perante esta situação, estava convencido de que o processo ainda se iria arrastar durante mais algumas semanas até ficar resolvido e a declaração ser considerada correta.

Qual não foi o meu espanto quando, ao final do dia, consultei a minha conta bancária e verifiquei que o reembolso do IRS já tinha sido creditado hoje!

O mais estranho é que, depois de consultar novamente o Portal das Finanças, constatei que a divergência continua a aparecer como "em análise" e ainda não foi encerrada.

Já aconteceu algo semelhante a alguém? É normal receber o reembolso antes de a divergência estar formalmente resolvida no Portal das Finanças?​

A AT informou-te a ti da divergencia (que declaraste os rendimentos recebidos) e informou a entidade pagadora da mesmoa divergencia.

Na sequência disso a entidade pagadora terá submetido uma declaração de substituição coincidente com os valores que declaraste.

Logo, apesar de estar ainda visivel, a divergência deixou de existir, motivo pelo qual te pagaram.

A AT informou-te a ti da divergencia (que declaraste os rendimentos recebidos) e informou a entidade pagadora da mesmoa divergencia.

Na sequência disso a entidade pagadora terá submetido uma declaração de substituição coincidente com os valores que declaraste.

Logo, apesar de estar ainda visivel, a divergência deixou de existir, motivo pelo qual te pagaram.

​​

Logo, apesar de estar ainda visivel, a divergência deixou de existir, motivo pel o qual te pagaram.

Mas segundo a AT informou no email que me enviaram de manha a informar das incongruência de valores declarados, iriam questionar a entidade empregadora durante a manhã dessas diferenças! E no próprio dia, durante a tarde, efetuaram o reembolso por transferência bancária e o dinheiro ficou logo disponível. Estão mesmo muito eficientes!

Ainda sou do tempo em que primeiro aparecia no Portal das Finanças a informação de que o reembolso tinha sido emitido e, mesmo assim, por vezes era necessário esperar mais de uma semana até o dinheiro entrar na conta.​

Last edited:
Desconfio que a minha declaração deste ano foi preenchida incorrectamente. Na minha actvidade de tradução, passei alguns recibos a NIFs estrangeiros (da UE).

Esses não deviam ter sido colocados no Anexo J? No entanto, o valor total de todos os recibos (nacionais e estrangeiros) foi todo colocado no mesmo local. Isto não está errado?

Desconfio que a minha declaração deste ano foi preenchida incorrectamente. Na minha actvidade de tradução, passei alguns recibos a NIFs estrangeiros (da UE).

Esses não deviam ter sido colocados no Anexo J? No entanto, o valor total de todos os recibos (nacionais e estrangeiros) foi todo colocado no mesmo local. Isto não está errado?
Se o trabalho foi feito em PT/a partir de PT, é o anexo B.

Last edited:
Os meus sogros dedicam-se a produção de uvas para vinho, que depois vendem ao produtor do vinho.

O meu sogro já está na reforma e a minha sogra ainda lhe falta uns anos, mas recebe muito pouco e sempre teve apenas trabalho na agricultura que, como sempre foi praticado ou não faziam descontos ou se os faziam eram só para a temporada e são os dois doentes com ordenado/pensão muito baixos.

Este ano tiveram de pagar IRS por causa das uvas. Comentei por acaso isso a um contabilista na Alemanha e ele ficou abesbilico, os pequenos agricultores são financiados no resto da Europa, há até legislação europeia para isso.

Em Portugal é esmifrar até ao tutano para beneficiar os empresários.

Os meus sogros dedicam-se a produção de uvas para vinho, que depois vendem ao produtor do vinho.

O meu sogro já está na reforma e a minha sogra ainda lhe falta uns anos, mas recebe muito pouco e sempre teve apenas trabalho na agricultura que, como sempre foi praticado ou não faziam descontos ou se os faziam eram só para a temporada e são os dois doentes com ordenado/pensão muito baixos.

Este ano tiveram de pagar IRS por causa das uvas. Comentei por acaso isso a um contabilista na Alemanha e ele ficou abesbilico, os pequenos agricultores são financiados no resto da Europa, há até legislação europeia para isso.

Em Portugal é esmifrar até ao tutano para beneficiar os empresários.
E declararam o valor na linha correta do anexo B ou C?

Fizeste o trabalho cá? Sim? > Anexo B;

Fizeste o trabalho lá? Sim? Pagaste imposto lá? Estavas a residir lá? > Anexo J

O que conta é a localização a partir da qual fizeste o trabalho.
Trabalho sempre feito cá, nunca mudei de residência em Portugal, nem geograficamente nem fiscalmente. Válido para todos os recibos, nacionais e estrangeiros.

Por isso, está tudo correcto, certo?

Back