Tópico do IRS

Pronto tens aí a explicação da multa.

O anexo B é para os rendimentos do trabalho independente/cat B.
Ele não os teve em 2006 ?
Não passou recibos verdes em 2006 ?

Pois já não sei. Ele disse que era trabalho independente... Experimentei fazei a declaração na 1º fase e a unica coisa q dizia era q tinha q declarar a partir de 15 de Abril... E foi o que fizemos... Não devia ter detectado essa anomalia ao validar?
... já tou a ficar burra... Qual é o aspecto desses recibos verdes?... São mesmo verdes ou isso não tem nada a ver com a cor... é se é verde realmente não me lembro de ter visto nada disso...

Pois já não sei. Ele disse que era trabalho independente... Experimentei fazei a declaração na 1º fase e a unica coisa q dizia era q tinha q declarar a partir de 15 de Abril... E foi o que fizemos... Não devia ter detectado essa anomalia ao validar?
... já tou a ficar burra... Qual é o aspecto desses recibos verdes?... São mesmo verdes ou isso não tem nada a ver com a cor... é se é verde realmente não me lembro de ter visto nada disso...

São mesmo verdes. Compram-se nas finanças.
Mas a cat B não é só recibos verdes.

Faz o seguinte:
Entra no site das decclarações com o nif e password dele.
Depois carregas em "actividade"
O que é que te aparece no "tipo de sujeito passivo" ?
Qual a "data de inicio" ?

São mesmo verdes. Compram-se nas finanças.
Mas a cat B não é só recibos verdes.

Faz o seguinte:
Entra no site das decclarações com o nif e password dele.
Depois carregas em "actividade"
O que é que te aparece no "tipo de sujeito passivo" ?
Qual a "data de inicio" ?

Não aparece nada... diz: Não há dados de actividade.

Não aparece nada... diz: Não há dados de actividade.

Então não tem actividade na cat B ou C.

Não praticou nenhum "acto único" ?

Será que não passou um único recibo verde ou outro a outra entidade ?
Ele que passe numa Direcção de Finanças da área onde reside e pergunte que rendimentos as outras entidades lhe pagaram em 2006 ?
Ou seja quem é que declarou que lhe pagou rendimentos em 2006 ?
Tem que ser ele, senão não dão a informação ...
Qual é o distrito ?

Então não tem actividade na cat B ou C.

Não praticou nenhum "acto único" ?

Será que não passou um único recibo verde ou outro a outra entidade ?
Ele que passe numa Direcção de Finanças da área onde reside e pergunte que rendimentos as outras entidades lhe pagaram em 2006 ?
Ou seja quem é que declarou que lhe pagou rendimentos em 2006 ?
Tem que ser ele, senão não dão a informação ...
Qual é o distrito ?

Ele disse que ia lá ver o que era... vai levar tudo o que tem e que usou para declarar o irs de 2006...
O distrito é Viana do Castelo...
só tem retençoes na fonte desse trabalho e são 175€ de irs num rendimento de 875,00€...
Nem foi preciso colocar esses valores eles já apareciam no campos correctos.

Ele que vá antes do dia 25 para o caso de ser realmente necessario entregar um declaração de substituição na 2ª fase.

Ele disse que ia lá ver o que era... vai levar tudo o que tem e que usou para declarar o irs de 2006...
O distrito é Viana do Castelo...
só tem retençoes na fonte desse trabalho e são 175€ de irs num rendimento de 875,00€...
Nem foi preciso colocar esses valores eles já apareciam no campos correctos.

Antes de mais, peço desculpa ao Omega por me estar a meter no assunto, mas estive a ler e surgiram-me algumas dúvidas...

Miss Risos, o teu cunhado teve rendimentos de trabalho dependente e independente, certo? Os valores que dizes que apareciam já colocados eram os da categoria A (rendimento dependente, no anexo A), certo?

Esses valores que referes em cima são da categoria B, não é?

Porquê dia 25?... e se ele fizer isso já não paga a multa?

Dia 25 é o prazo limite da 2ª fase via net.
Imagina que se chega à conclusão que uma determinada empresa lhe pagou + qualquer coisa de que ele não se lembra agora relativo a trabalho independente.....

Então ele teria que entregar a declaração na 2ª fase, neste caso uma de substituição.
Parece-me que ele poderia depois solicitar entao a anulação da coíma ...

Antes de mais, peço desculpa ao Omega por me estar a meter no assunto, mas estive a ler e surgiram-me algumas dúvidas...

Miss Risos, o teu cunhado teve rendimentos de trabalho dependente e independente, certo? Os valores que dizes que apareciam já colocados eram os da categoria A (rendimento dependente, no anexo A), certo?

Não aparecia nada na categoria B...
Os valores colocados estavam no anexo A, mas ao validar disse-me q podia fazer a declaração na 2º fase...

Não aparecia nada na categoria B...
Os valores colocados estavam no anexo A, mas ao validar disse-me q podia fazer a declaração na 2º fase...

Ok. E tu colocaste os valores da categoria do trabalho independente num novo anexo, neste caso o B?

É que o que vem preenchido, são só os da categoria A, os da categoria B, tens que colocar tu.

O que me parece, é que não colocaste os rendimentos da categoria B na declaração e assumiram que só havia rendimentos da categoria A, logo a declaração estaria fora de prazo.

Não tens que pedir desculpa nenhuma .... quanto mais cabeças a pensar melhor o resultado final ....
Tb pensei nisso mas se assim fosse não lhe apareciam no anexo A.

Agora o que a Miss Risos pode fazer é SIMULAR (fazes tudo mas depois não submetes) é a entregar de uma declaração de substituição acrescendo os Anexos B ou C ou F ou G.... e ver se lhe aparecem lá alguns valores nestes anexos ....
Ele não vendeu nenhuma casa ou terreno em 2006 ?

Ok. E tu colocaste os valores da categoria do trabalho independente num novo anexo, neste caso o B?

É que o que vem preenchido, são só os da categoria A, os da categoria B, tens que colocar tu.

O que me parece, é que não colocaste os rendimentos da categoria B na declaração e assumiram que só havia rendimentos da categoria A, logo a declaração estaria fora de prazo.

???... mas um dos valores que aparecia no anexo A era o tal trabalho independente... Que confusão!... para além desses valores não há mais nada a nível de rendimentos

Pois realmente não me lembro se os da B aparecem ou não ....

???... mas um dos valores que aparecia no anexo A era o tal trabalho independente... Que confusão!... para além desses valores não há mais nada a nível de rendimentos

Não ....

Que declarações (que lhe foram passadas pelas empresas) tem ele aí ?

Referem cat A ou cat B ?

Calma, há aqui qualquer confusão. Os rendimentos da categoria B, nunca aparecem no anexo A.

O Anexo A, serve para declarar rendimentos de quem trabalha por conta de outrém e já vem preenchido.

O Anexo B, serve para declarar rendimentos de quem trabalha por conta própria e tens que ser tu a preencher.

Parece-me que ele teve rendimentos das 2 categorias e que devia ter preenchido os 2 anexos, caso que não aconteceu.

Tens contigo os papéis todos?

Calma, há aqui qualquer confusão. Os rendimentos da categoria B, nunca aparecem no anexo A.

O Anexo A, serve para declarar rendimentos de quem trabalha por conta de outrém e já vem preenchido.

O Anexo B, serve para declarar rendimentos de quem trabalha por conta própria e tens que ser tu a preencher.

Parece-me que ele teve rendimentos das 2 categorias e que devia ter preenchido os 2 anexos, caso que não aconteceu.

Tens contigo os papéis todos?

Não é ele que os tem... eu só tenho o comprovativo... porque ele ainda não o tinha imprimido... de resto está tudo na casa dos meus sogros.

Aproveito para perguntar: Comprar um computador às peças(em locais diferentes), é eligível para descontar como despesa no IRS, como se faz quando se compra um computador inteiro?

Back