Tópico do IRS

Bem, já sou um homenzinho. Ontem entreguei a minha primeira declaração de IRS, e já fiquei a saber que devo contar com cerca de 370€ para ir PAGAR.

Até estava a pensar que fosse pior!

Mas não fizeste retenção na fonte ? de 20 % do teu rendimento ?

agora não dá erros... mas deve ser melhorar esperar que o Omega confirme, certo?...
é q não quero correr mais riscos...

Miss Risos, está tudo mais do que confirmado. O pessoal sabe o que diz.....[;)]

Submete a declaraçãozita!

Mas não fizeste retenção na fonte ? de 20 % do teu rendimento ?
Como foi o meu 1º ano, e como não sabia qual ia ser o meu rendimento e o esperado era que fosse baixo (abaixo dos 10.000€) não fui obrigado a fazer retenção e fiz as contas e achei que compensava.

Pq assim fui guardando o dinheiro e investindo e sempre tirei alguns juros. Agora em vez de receber tenho de ir pagar apenas uma pequena parte do que iria se fizesse 20% de retenção.

Agora para o ano de 2007 é que já estou a fazer retenção!

Do utilizador jcarneiro que tem zero posts.....

Boa noite,
Não consigo criar um post no forum, aparentemente isto diz que não tenho autorização.
Sou trabalhador-estudante e trabalho em ambos os regimes dependente e independente (regime simplificado). Quais as despesas que posso deduzir para além da educação e saúde? Poderei transportes ou alimentação?
Educação inclui livros ou apenas propinas?

Gostaria ainda de sabes se uma pessoa advogada-estagiária pode deduzir despesas de inscrição de exames da ordem e cursos leccionados na ordem.

Agradeço a atenção e peço desculpa pelas questões serem colocadas através de mensagem privada.
Obrigado

No trabalho independente provavelmente estarás no regime simplificado pelo que te consideram à partida 35% (30% a partir de 2007) de despesas.
Naturalmente estariam aí indirectamente incluidos os custos de alimentação e transportes que referes...

Educação inclui livros, propinas e outro material escolar ....

Quanto à advogada estagiária a minha opinião pessoal é que isso continuam a ser despesas de educação. Mas já lhe perguntaste a opinião dela ?!?[:cool:]

Perde uma horita a ler o tópico todo que de certeza vais encontrar resposta para a maioria das tuas dúvidas. [;)]

Last edited:
Boas!

Se alguem puder dar uma ajudita..

Sei que a minha mãe pode pôr as minhas despesas de combustivel e portagens por eu estar deslocado e estar no ensino superior, a duvida é se isto mete-se na educação, ou se existe um lugar especifico e se existe um valor máximo para pôr?

Obrigado ;)

Isto cada vez está pior! primeiro que a página de rosto carregasse foi um castigo, agora com tudo preenchido quando faço submeter dá erro! já agora a tecla validar da aplicação usa-SE quando?! é que carreguei nela e nada aconteceu! [8b]

a tecla de validação é para ver se tens tudo bem inserido, sem erros!

Pessoal alguem me sabe dizer o que aconteceu ao PPR? Era no anexo E..numero 411..agora desapareceu?! :S

Urgente: algumas questões sobre o anexo B

Urgente: algumas questões sobre o anexo B

Bom dia.

Tenho algumas dúvidas e por isso enviei já há alguns dias um e-mail para o mail das finanças e tentei a linha delesde apoio no entanto não obtive resposta até à data pelo que vos pedia que me fizessem o favor de esclarecer as dúvidas em questão.

Eis o q se passa: no dia 14 destes mês submeti a 1.ª via da minha declaração de IRS e optei pela tributação segundo as regras estabelecidas para a categoria A (quadro 4C, anexo B). Quando pude verificar o montante estimado que iria receber de reembolso, verifiquei que o montante era 2 vezesinferior ao da simulação que tinha feito caso não optasse pela tributação segundo as regras estabelecidas para a categoria A (quadro 4C), pelo que submeti uma segunda via da declaração.
Entretanto já recebi resposta de que não foram encontrados erros centrais, mas quando fui imprimir o detalhge desta segunda via, o mesmo não indicava o montante correspondente ao reembolso.

Alguém me poder dizer se esse montante é igual ao da simulação ou é a simulação pode estar errada?

Neste fórum li que para os trabalhadores da categoria B são logo considerados 35% do valor auferido como despesas inerentes ao trabalho, será por isso?
Na repartição de finanças da localidade onde moro informaram-me que não terei de pagar coima por ter submetido uma 2.ª via uma vez que a mesma foi submetida dentro do prazo, esta informação está correcta?
Caso o montante que me vão reembolsar seja inferior ao montante da 1.ª via, ainda poderei submeter uma 3.ª via e estarei isento de coima se a mesma for submetida dentro do prazo?

Agradeço desde já a quem me puder (e quiser) esclarecer :) ,

Cconchinha

Back