Tópico do IRS

Bem sei que ainda faltam varios meses para se meter o IRS mas, tenho uma duvida. A minha esposa ficou desempregada no final de Julho, No proximo ano como e que são englobados os rendimentos do trabalho que cessou e o valor do subsidio de desemprego. Vai tudo junto ou apenas se tem em conta os rendimentos do trabalho dependente?

Bem sei que ainda faltam varios meses para se meter o IRS mas, tenho uma duvida. A minha esposa ficou desempregada no final de Julho, No proximo ano como e que são englobados os rendimentos do trabalho que cessou e o valor do subsidio de desemprego. Vai tudo junto ou apenas se tem em conta os rendimentos do trabalho dependente?

Prestações sociais não entram no IRS.

Este ano levei banhada no IRS. O cálculo provisório do reembolso (feito no simulador do site das finanças) deu um determinado valor, mas o reembolso efectivo foi muito inferior. Acho que deve ter tido a ver com a pensão de alimentos que pago. Parece-me que não foi incluída no cálculo final do reembolso, apesar de eu a ter registado devidamente. Podia ter ido esclarecer junto das Finanças mas eu, dessa gente, quero é distância. [:D]

Para o ano queria ver se tal não acontecia. Provavelmente tenho de me munir de tempo e de paciência e ir a uma repartição antes do período da entrega do imposto para ver se percebo o que terei feito mal.

Durante este ano fiz muitas operações de bolsa, em Lisboa, NY, Frankfurt, Paris, Madrid... gostaria de saber se há espaço para colocar cada uma delas :sh)
Como tive menos valias, preciso mesmo declarar? Não me reembolsam de certeza... :sh)

Boas,

Desde quando os juros de Dp/certificados entram para o irs? Já não basta pagar 28% sobre estes? :sh)

Os juros não entram para o IRS. Pagas a taxa liberatória.

Poderás é pedir um englobamento em que não pagas a taxa, e tudo o que seja juros entram para o bolo dos rendimentos e ai sim são taxadas em IRS.

Exactamente como diz o SilverArrow.
Todos os rendimentos de capitais, são tributados autonomamente à taxa liberatória de 28% e não tens de mencionar na declaração de IRS.
Se por exemplo o teu rendimento global te colocar no escalão de tributação de 28,5%, compensa mais seres tributado aos 28%.
Agora imagina que o teu rendimento global, te coloca no escalão dos 14%. Neste caso claro que compensa ser tributado pelos 14% englobando os rendimentos.
O mesmo se passa com o rendimento predial, que se estiveres no escalão dos 14% te compensa mais englobar e pagar pelos 14% do que ser tributado autonomamente à taxa de 28%.
A questão é que se optares pelo englobamento dos rendimentos prediais, tens de englobar TUDO, ou seja prediais e capitais. Para englobar os capitais, tens até 31 de Janeiro para dar essa informação ao banco sob pena de posteriormente não ser aceite a opção.

Obrigado pelas respostas.

Sendo assim, será possivel perder a insenção das taxas moderadoras devido aos juros dos dp? Visto que, quando foi feito o Irs não se colocou nada referente aos juros dos dp, tendo sido estes taxados a 28%.

Obrigado desde já

Em principio e enquanto não houver um "real" cruzamento de dados, e enquanto não optares pelo englobamento (nesse caso terás de declarar esse valor no IRS) não deves perder nada.

Em principio e enquanto não houver um "real" cruzamento de dados, e enquanto não optares pelo englobamento (nesse caso terás de declarar esse valor no IRS) não deves perder nada.

Os meus avôs perderam este ano a isenção das taxas moderadoras! Tem os dois em conjunto uma reforma inferior a 628,83€ (Que é o limite para a isenção), mas como tiveram rendimentos provenientes de umas aplicações a prazo, que somadas com as reformas ultrapassa os 628.83€.

Os meus avôs perderam este ano a isenção das taxas moderadoras! Tem os dois em conjunto uma reforma inferior a 628,83€ (Que é o limite para a isenção), mas como tiveram rendimentos provenientes de umas aplicações a prazo, que somadas com as reformas ultrapassa os 628.83€.

Acredito que n seja o teu caso.

Mas a ideia é que há pessoal com 500€ de reforma, mas com 200.000€ em depósitos no banco, será que estes casos devem ter direito a isenção das taxas? [;)]

Brabus, mas eles colocaram esse rendimento proveniente dumas aplicações a prazo na declaração de IRS? Se sim, foi por isso. Se não colocaram, é porque o cruzamento de informações está a começar a funcionar.

Desculpem não ser condescendente com as situações como o SilverArrow menciona. Se todos pagassem o que lhes "competia" em termos de impostos, todos pagaríamos menos. O combate à evasão fiscal acho que é uma excelente ideia apesar dos moldes em que está a ser aplicado, acho que é um bocado cego, sem qualquer conhecimento da realidade do dia-a-dia. Cortam a direito e não permitem excepções que na prática, a forma como querem aplicar, se torna incomportável para o contribuinte pequeno.

Acredito que n seja o teu caso.

Mas a ideia é que há pessoal com 500€ de reforma, mas com 200.000€ em depósitos no banco, será que estes casos devem ter direito a isenção das taxas? [;)]

Na minha modesta opinião, sim!

As pessoas levaram anos a trabalhar e fazer uma poupança digna para qualquer tipo de eventualidade ou mesmo para não dependerem no futuro de terceiros e terem a disponibilidade financeira de poder pagar um lar.

Outros que tiveram rendimentos semelhantes durante toda uma vida, mas que não tiveram mentalidade para constituir uma poupança para o futuro ou por outro motivo qualquer, têm a isenção garantida.

É justo?

Brabus, mas eles colocaram esse rendimento proveniente dumas aplicações a prazo na declaração de IRS? Se sim, foi por isso. Se não colocaram, é porque o cruzamento de informações está a começar a funcionar.

Desculpem não ser condescendente com as situações como o SilverArrow menciona. Se todos pagassem o que lhes "competia" em termos de impostos, todos pagaríamos menos. O combate à evasão fiscal acho que é uma excelente ideia apesar dos moldes em que está a ser aplicado, acho que é um bocado cego, sem qualquer conhecimento da realidade do dia-a-dia. Cortam a direito e não permitem excepções que na prática, a forma como querem aplicar, se torna incomportável para o contribuinte pequeno.

Não Nikofreitas, esses rendimentos não foram colocados no IRS.

Na minha modesta opinião, sim!

As pessoas levaram anos a trabalhar e fazer uma poupança digna para qualquer tipo de eventualidade ou mesmo para não dependerem no futuro de terceiros e terem a disponibilidade financeira de poder pagar um lar.

Outros que tiveram rendimentos semelhantes durante toda uma vida, mas que não tiveram mentalidade para constituir uma poupança para o futuro ou por outro motivo qualquer, têm a isenção garantida.

É justo?

Quer dizer que não conheces nem nunca ouviste falar num único caso de pessoas que levaram anos a trabalhar, declarando sempre o mínimo para as finanças e segurança social, mas na realidade recebendo muito mais "por fora"?

É justo para quem cumpre as suas obrigações?

Back