Hoje no Continente o cliente à minha frente pediu factura e a funcionária teve que ligar para algum colega para ele introduzir os dados completos do cliente. Nome, Morada (apenas cidade), e NIF. Antes não era preciso isso, mas ela estava a tentar introduzir apenas o NIF e o computador dava erro de cliente não encontrado, por isso deve ter havido essa alteração nos programas informáticos dos hipermercados!
Mas segundo percebi, a partir do momento em que se introduz a primeira vez já lá fica registado porque ela inicialmente perguntou-lhe se ele já tinha ficha de cliente.
Foi o que me fez não pedir factura, era uma loja que raramente frequentava, já estava na fila à bastante tempo farto daquilo, e para não ter que esperar mais para ela ter que ligar para lá a dar os meus dados acabei por não pedir factura!
No site do E-factura deve-lhe aparecer nas facturas a pergunta se é para uso da actividade, ela coloca que sim ou não. Se colocar sim entra para a actividade dela e não para o benefício do IRS, se colocar que não entra para o IRS.