Tópico do IRS

Declaração de IRS colocada a 1 de Abril, dada como certa a 2 de Abril. Não recebi nenhum email.

Eu também não recebi nenhum email mas hoje vi lá na parte das mensagens que foi dada como certa após validação central (algo que vinha por email)

Mas continua como declaração certa e na situação fiscal integrada Validada. Lá para junho deve cair [:D][:D][:D] (coloquei no dia das mentiras)

A todos os que submeteram ainda em Março, não estão com medo que possam ser multados por isso?
Já que há um prazo legal para entrega do IRS e esse prazo legal não foi respeitado?

Em ultimo caso todas as declarações entregues antes do prazo podiam ser canceladas e os contribuintes multados... Atenção.

Sim, também já tentei com outro browser.
No e-facturas também não há actualizações, parece ter tudo correcto até 28/02, depois apenas 2 facturas em março, deveriam ser pelo menos 20.

As facturas de Março ainda não acabou o prazo para as empresas as comunicarem, sendo que algumas têm comunicado atrasadas.

Quanto ao IRS o Google chrome acho que está com problemas com os plug ins, pois continua a não funcionar, incompreensivelmente diga-se!

A todos os que submeteram ainda em Março, não estão com medo que possam ser multados por isso?
Já que há um prazo legal para entrega do IRS e esse prazo legal não foi respeitado?

Em ultimo caso todas as declarações entregues antes do prazo podiam ser canceladas e os contribuintes multados... Atenção.

O único problema são os bugs dos primeiros dias, mais que os prazos que diga-se até começam em Março (embora em papel), que por vezes têm erros. Mas estando introduzida com um número de entrega válido certamente não haverá problemas, acho que eles até agradecem, os primeiros servem de cobaias para o sistema.

É uma questão pertinente, mas por outro lado se não é legal submeter antes do prazo porque foram aceites as declarações?

Na teoria, possível é. Mas temos que ter em conta que a entrega é feita através de uma aplicação informática gerida pelas Finanças e que está perfeitamente no seu poder disponibilizar o acesso apenas às 00h00 do dia 1 de Abril.

Acho que é preferível antes do prazo (até porque o sistema já está a funcionar) do que meter no dia 31 às 23H59[:cool:]

Mas de facto podem invalidar...

Cump.

Na teoria, possível é. Mas temos que ter em conta que a entrega é feita através de uma aplicação informática gerida pelas Finanças e que está perfeitamente no seu poder disponibilizar o acesso apenas às 00h00 do dia 1 de Abril.

Sim claramente que aqui houve um erro em disponibilizar ao público o acesso antecipado.
Mas isso não invalida que haja um prazo legal e mesmo que a aplicação esteja on-line as pessoas terem de esperar pela data legal para entregar.

Eu pessoalmente não teria arriscado. E acredito que n vá acontecer nada, mas as declarações serem todas invalidadas era uma possibilidade.

A hipótese que coloquei foi a de a declaração não ser aceite/validada. Nesse caso submeteria de novo dentro do prazo. Além de que creio que a multa é apenas por falta ou atraso na entrega, não por entrega antecipada.

Todos os anos é assim, disponibilizam a aplicação por volta do dia 25, já funcional.
Já submeti antes do dia 1 em anos anteriores e não se passou nada, para eles até é melhor para apanharem possíveis falhas e garantirem que está tudo funcional no dia 1 e espalhar o tráfego por um período maior.

Desde que me lembro e de entregar pela internet , sempre se conseguiu entregar antes do prazo começar...não vejo porque este ano ia ser diferente.

E como já foi dito, se as finanças estivessem preocupadas bastaria terem disponibilizado a entrega no dia 1.
Este ano foi desde o dia 26 ...eu entreguei no dia 27 e já tenho o IRS dado como liquidado e com valor final de liquidação, esta semana já tenho o dinheiro na conta.

Era o que faltava eles disponibilizarem o sistema para entregas antes de 1 de abril e depois virem arranjar problemas com esses contribuintes.

Em Portugal nada disso me admirava mas penso que não.

A hipótese que coloquei foi a de a declaração não ser aceite/validada. Nesse caso submeteria de novo dentro do prazo. Além de que creio que a multa é apenas por falta ou atraso na entrega, não por entrega antecipada.

A multa na realidade é por entrega fora do prazo legal. E em teoria fora do prazo poderá ser antes ou depois. [:D]

Já à cerca de 3 ou 4 anos que eles deixam entregar uns dias antes do prazo oficial.

Eu entreguei a minha a 27 e também já tem lá o valor a reembolsar.

Agora é esperar. :D

A multa na realidade é por entrega fora do prazo legal. E em teoria fora do prazo poderá ser antes ou depois. [:D]

O artigo 116º do RGIT tem como título "Falta ou atraso de declarações". Presume-se que fora do prazo seja depois do prazo. Até porque seria uma coima facilmente desmontável e contestável. A AT, mediante a entrega antes do prazo, se não a quisesse simplesmente recusava.

Alguém aqui usa a aplicação da Deco, IRSsemcusto?

Estava a tentar importar os meus dados, mas dá-me 0 € de rendimento. É tudo categoria B. Será por isso? Só estava a testar, pois apenas tenciono enviar após 1 de Maio.

Boa tarde a todos,

Uma questão, se calhar de resposta simples: É possível (e legal) mudar a morada fiscal e manter as outras moradas iguais (CC e Carta de Condução?)?

Obrigado.

Última edição:
Voltar
Superior