Topico do Mercadona

Para a próxima procura fontes crediveis pá, para não escreveres parvoiçes convencido que tens informação correcta, e deixares os outros a pensarem que comes gelados com a testa. [:p]

https://www.distribuicaohoje.com/retalho/mercadona-portugal/#:~:text=Com%20uma%20pol%C3%ADtica%20pioneira%20de ,milh%C3%B5es%20de%20euros%20em%202024

Como podes ver, a Marketter foi buscar os dados à apresentação publica dos resultados da Mercadona, datados de 12 de Março, mas relativos ao ano Económico de 2023.

Depois disso juntaram-lhe mais 11 lojas e 450 milhoes (previsionados para 2024). Depois, quando falares de Pingo Doce não fales de Jerónimo Martins, porque esta tem outras insignias a contarem para o VN que se publicam por aí como se fosse VN da Pingo Doce.

Finalmente se quiseres SABER (não é ter informação a vulso) lê a Distrubuição Hoje, ou a Revista da APED.

Para a próxima procura fontes crediveis pá, para não escreveres parvoiçes convencido que tens informação correcta, e deixares os outros a pensarem que comes gelados com a testa. [:p]

...

Do artigo citado.

Mercadona em Portugal: 49 lojas e 1.403 milhões de euros de faturação
O projeto de internacionalização em Portugal, um dos pilares da transformação da Mercadona, alcançou em 2023 as 49 lojas, concluindo o ano com uma equipa de 5.300 colaboradores, gerando novos 1.800 postos de trabalho face ao exercício anterior. Durante 2023, a Mercadona trabalhou com 1.000 fornecedores portugueses, aos quais comprou um total de 1.178 milhões de euros.​

Acho estranho estes dados (pergunta sincera). Se os tipos vendem 1.403 e compram no mercado nacional 1.178 ficam 225 milhões para compras a fornecedores estrangeiros, ordenados, outros gastos operacionais e lucro. Bem sei que com a abertura de novas lojas deve ter havido um investimento significativo em stocks, o que distorce um bocado o que estou a dizer (na realidade não faço a mínima ideia quantos dias de stock tem uma loja dessas mas acho que não devem ser muitos) mas mesmo assim os valores parecem-me estranhos. O que não quer dizer que estejam errados.

https://www.distribuicaohoje.com/retalho/mercadona-portugal/#:~:text=Com%20uma%20pol%C3%ADtica%20pioneira%20de ,milh%C3%B5es%20de%20euros%20em%202024

Como podes ver, a Marketter foi buscar os dados à apresentação publica dos resultados da Mercadona, datados de 12 de Março, mas relativos ao ano Económico de 2023.

Depois disso juntaram-lhe mais 11 lojas e 450 milhoes (previsionados para 2024). Depois, quando falares de Pingo Doce não fales de Jerónimo Martins, porque esta tem outras insignias a contarem para o VN que se publicam por aí como se fosse VN da Pingo Doce.

Finalmente se quiseres SABER (não é ter informação a vulso) lê a Distrubuição Hoje, ou a Revista da APED.

"A Mercadona apresentou esta terça-feira, 12 de março, os seus resultados de 2023.", foste pesquisar?, repara que a pesquisa também devolveu essa peça como a da Marketter, que também refere isso acima, que paródia facciosa Ó 330i [:)]

O Expresso também apresenta essa informação em peça paga, mas há uma coisa comum, o valor de quota, que escreveste que era superior ao LIDL já, que não o é, ponto final parágrafo.

Mas se a sabes ( a quota), esclarece o mercado, é o que dá escrever com achismos....

Do artigo citado.

Acho estranho estes dados (pergunta sincera). Se os tipos vendem 1.403 e compram no mercado nacional 1.178 ficam 225 milhões para compras a fornecedores estrangeiros, ordenados, outros gastos operacionais e lucro. Bem sei que com a abertura de novas lojas deve ter havido um investimento significativo em stocks, o que distorce um bocado o que estou a dizer (na realidade não faço a mínima ideia quantos dias de stock tem uma loja dessas mas acho que não devem ser muitos) mas mesmo assim os valores parecem-me estranhos. O que não quer dizer que estejam errados.

Julgo que és financeiro, pelo que sabes que não há normalmente resultados positivos, (muitas vezes nem cash flow) nos primeiros anos de entrada num mercado estrangeiro, e com investimento continuo e de capitais próprios saidos da exploraçao corrente, como leste.
O objectivo deles para stocks é de dois dias depois de as operações em PT estarem consolidadas.

Podes guardar isto: mais três anos e estarão com a 2ª maior fatia do mercado

Última edição:
  • Gosto
Reações: Two
(....)
Mas se a sabes ( a quota), esclarece o mercado, é o que dá escrever com achismos....

Se tivesses um pouquinho de bom senso e IE para te controlares, e controlares os teus adjectivos, saberias que as quotas de mercado de 2024 (%) só serão conhecidas lá para Março.

Até lá vais ter que entranhar o meu achismo, que é o mesmo dos players do mercado 🫢

E agora vais continuar sozinho! 😋😋

O que as outras pagam desconheço. Conheço quem trabalhe em PD e Continente. Uns dizem bem e gostam de lá trabalhar. Outros dizem mal. Mas as condições remuneratórias do Mercadona são de facto boas. Em 2024 prometiam que em 5 anos se atinge o salário base de 1495. Nenhum dos outros se deve aproximar.

1495 x 12 = 17940
1281 x 14 = 17940

Ao continuar assim, o tópico do Mercadona vai ultrapassar o do Lidl.🤣🤣

Agora a sério: o Mercadona tornou-se o meu super de eleição. Isto em grande parte devido ao Lidl ter trocado a qualidade pelo o lucro.

Desde que com muita resistência (e foi por muita insistência por parte da trabalhadora responsável pela divulgação do sistema), comecei a utilizar app nas compras, acabou-se a socialização das filas de pagamento [:D], caixas próprias e em caso de fiscalização das compras finais, um trabalhador(a) só para me atender numa caixa física exclusiva, todo sinónimo de rapidez e sem berrarias ou más disposições de terceiros, :mad:
Na existência de alternativa, só vou à caixa se a operadora for gira.

Andas a comer com os olhos... Mas depois na verdade é tudo a mesma coisa.

Então por ti não há problema se outras pessoas tocarem directamente na tua comida com as mãos, mesmo sabendo que a maioria dos homens nem sequer lava as mãos quando vai à casa de banho. Na prática como ninguém morre não há problema.

O Mercadona foi excelente para demonstrar aos supermercados alemães que não é preciso ter lojas desorganizadas (como ter os produtos de higiene no mesmo corredor de produtos alimentares), ter poucos e carrancudos funcionários nem apenas uma ou duas caixas abertas e grandes filas para se ter preços baixos e produtos de qualidade.

Só tenho pena que não hajam mais Mercadonas, no dia em que tiver perto de casa os 50% de compras que faço no Lidl vão passar para 10%.

Última edição:
Se há coisa que o Mercadona não tem são preços baixos, pode ter os preços justos em alguns produtos mas baixos não são

Podemos dizer que tem produtos com qualidade e até com bastante qualidade para "marca branca" isso sim

O Mercadona foi excelente para demonstrar aos supermercados alemães que não é preciso ter lojas desorganizadas (como ter os produtos de higiene no mesmo corredor de produtos alimentares), ter poucos e carrancudos funcionários nem apenas uma ou duas caixas abertas e grandes filas para se ter preços baixos e produtos de qualidade.

Nunca estiveste num Lidl na terra natal da cadeia. Esta mensagem prova-o!

Olha, das últimas vezes que fui ao Mercadona não posso dizer que todas as interacções com os funcionários das caixas tenham sido as melhores do planeta mas em abono da verdade, para mim basta responderem ao cumprimento e despacharem o processo que eu quero e pagar e sair no menor tempo possível. Para mim a maior vantagem do Mercadona, não fico muito tempo para pagar.

No de Massamá, fiquei completamente desiludido com o serviço na secção do take away e a resposta à queixa da cadeia foi do tipo "acusamos a recepção do seu email, blá blá blá".

O Lidl meteu caixas automáticas? Excelente! Para a quantidade de compras que habitualmente faço, chegam perfeitamente e já domino a coisa e perco pouco tempo.

O Lidl meteu caixas automáticas? Excelente! Para a quantidade de compras que habitualmente faço, chegam perfeitamente e já domino a coisa e perco pouco tempo.

Há bastante tempo, o próprio Continente renovou (é a percepção que tenho) os seus terminais de compras rápidas e a sua apresentação interior nas lojas de maior exposição, o único problema, é a burrice do consumidor final, que não compreende que tudo este sistema de pegar e levar, está focado em pequeno volume de compras, não um carrinho de compras a abarrotar, como não é raro de se ver, enfim, :sh)

Então por ti não há problema se outras pessoas tocarem directamente na tua comida com as mãos, mesmo sabendo que a maioria dos homens nem sequer lava as mãos quando vai à casa de banho. Na prática como ninguém morre não há problema.

Só tenho pena que não hajam mais Mercadonas, no dia em que tiver perto de casa os 50% de compras que faço no Lidl vão passar para 10%.

Por partes.
Para mim há problema que toquem na comida (pão) com as mãos que eu vou comprar, mas é um problema que acontece tanto no lidl como no mercadona, apesar do mercadona ser mais bonito.

Sobre os produtos de higiene estarem no mesmo corredor dos produtos alimentares, é igual no mecadona e não vejo problema nisso.

E por fim, fecharem lidls e abrirem mercadonas, esta não percebi, eu quero é que hajam vários de várias marcas, só temos a ganhar com isso. Já no teu caso, que gostas claramente de ir ao mercadona, o que é que ganhas se fecharem os lidls?!? Já que não vais lá ao lidl e não o que ganhas com isso?!?

Nunca estiveste num Lidl na terra natal da cadeia. Esta mensagem prova-o!

Olha, das últimas vezes que fui ao Mercadona não posso dizer que todas as interacções com os funcionários das caixas tenham sido as melhores do planeta mas em abono da verdade, para mim basta responderem ao cumprimento e despacharem o processo que eu quero e pagar e sair no menor tempo possível. Para mim a maior vantagem do Mercadona, não fico muito tempo para pagar.

No de Massamá, fiquei completamente desiludido com o serviço na secção do take away e a resposta à queixa da cadeia foi do tipo "acusamos a recepção do seu email, blá blá blá".

Ainda no final do ano passado estive num lidl nos arredores de munique, muito mais "abadalhado" e feio que os de cá, sem comparação possível.

Voltar
Superior